Anúncios

FALECE O PROFESSOR ACASSIL

by

 

acassil-1927

Foto de Acassil tirada por Zé da Pizza no dia 22 de dezembro.

Na quinta-feira (29), faleceu de infarto, aos 83 anos, o professor Acassil José de Oliveira Camargo em sua residência, na Rua Josefina Minghini, em Tatuí. Nos três dias anteriores, Acassil passou internado na Santa Casa de Tatuí. O diagnóstico foi uma úlcera gástrica e recebeu alta. Na tarde de quinta-feira morreu repentinamente, sendo atendido em seus últimos instantes pelo seu filho Acassil José de Oliveira Camargo Júnior e familiares. O corpo foi velado no Velório Público Municipal, na Avenida das Mangueiras, e sepultado na sexta-feira (30), 10 horas, no Cemitério Cristo Rei, em Tatuí.

O professor Acassil foi uma pessoa diferente, alegre, respeitada por todos que o conheciam e nunca disse um não para ninguém, quando a pessoa necessitava de seus préstimos. Nada o abatia. Estava sempre alegre e acreditava em projetos praticamente impossíveis de realizar. Na área de Educação, além de professor de Desenho no Barão de Suruí, quis projetar Tatuí na área do ensino superior. Das suas mãos nasceram os cursos das Faculdade de Filosofia e de Educação Física. Seu espírito  inovador e detentor de grandes ideias fez com que Tatuí se projetasse no ensino superior e teve participação na implantação das faculdades do professor José Ozi, em Itapetininga. Em 1970, após o sucesso deste projeto foi convidado pelo Dr. João Carlos Di Gênio, na época proprietário de um cursinho preparatório para vestibulares e colégio na Avenida Paulista, em São Paulo. Di Gênio pretendia dar um grande salto de qualidade em sua empresa e o professor Acassil foi o escolhido para realizar esta meta de ensino e implantar quatro faculdades no grupo Objetivo. De seu idealismo e trabalho nasceu a SUPERO – Sociedade Universitária de Ensino Renovado Objetivo. De um cursinho com 5 mil alunos e um colégio com 1.200, houve uma expansão assustadora e o Objetivo chega a Brasília, Campinas e Ribeirão Preto e agora no Brasil. Foram investimentos maciços na área de educação, tecnologia e contratação de  professores que se destacavam no cenário educacional brasileiro.

Mas, Acassil nunca deixou Tatuí de lado. Seu bairrismo era tamanho que defendia ferrenhamente os interesses da cidade. Sua atuação e influência nos Governos do Estado e Federal fizeram com que a cidade fosse lembrada, tanto em investimentos do poder público, quanto realizações em favor da comunidade. O teatro do Conservatório, Cat-Sesi, Inspetoria Regional de Educação Física, asfaltamento da pista do aeroclube  e tantos outros saltos de qualidade que o município deu na área do ensino sempre tiveram a participação do professor Acassil. Além da Associação de Ensino Tatuiense (Asseta), mantenedora de cursos superiores em Tatuí, Acassil também instalou o Colégio Objetivo, agora sob a responsabilidade de seu filho Acassil José de Oliveira Camargo Júnior, o Acassilzinho.

Na verdade, é impossível enumerar a participação de Acassil em projetos que deram nova dimensão para Tatuí. São inúmeros. Desde a iluminação da árvore de Natal,  incentivo à aviação até os mais complexos projetos que nasciam de sua prancheta, onde, em papel vegetal gostava de desenhar o que sua cabeça imaginava de bom para a coletividade.

Política na veia

Nas veias do professor Acassil circulava a perspicácia política – exercida no bom sentido de proporcionar o bem estar da comunidade – e de sua prancheta nasceram ideias que revolucionaram Tatuí. O prédio do Alvorada Clube foi construído quando ele ocupava a presidência do clube. De um prédio antigo, nasceu a arrojada construção de concreto aparente, mais moderno modo de construir na época. Na sua saída da presidência deixou até o material  para envernizar o concreto aparente. Mas, o pincel com tinta se incumbiu de apagar o resultado deste tipo de decoração de prédio.  No Alvorada, na década de 1980, o professor instalou o Thunder. Esta discoteca começou com Bur e deu continuidade com o DJ Bartinho. Era uma discoteca moderna, nos moldes às existentes nos EUA. Muitos pensavam que era apenas uma casa de diversão para a moçada. Ledo engano. Na sua visão, ao mesmo tempo em que os jovens se divertiam e se reuniam em um só lugar, seus pais sabiam onde estavam e ficavam despreocupados.

A carreira política de Acassil foi apenas de dois mandatos de vereador. Na primeira legislatura, quando Orlando Lisboa de Almeida ocupou o cargo prefeito, Acassil foi presidente da Câmara Municipal de Tatuí.  Sempre orgulhou de conduzir os trabalhos do Poder Legislativo com apenas dois funcionários. Guido Rubens Orsi,  diretor de Secretaria e dona Dalzira  que atuava na área de conservação do prédio.

Na primeira administração do ex-prefeito Joaquim Amado Veio Quevedo (1983/88), por sua iniciativa nasceu o Projeto Alfa, hoje conhecido como Projeto Ayrton Senna, em homenagem ao piloto tricampeão de Fórmula 1. Foi uma maneira inovadora de promover a Educação para crianças de escolas públicas. Para viabilizá-lo, auxiliado pelo professor Francisco de Souza Fernandes (Quincas), Acassil, com elevado espírito público, cedeu  gratuitamente as instalações de sua escola particular  para abrigar 600 crianças nos períodos da manhã e da tarde. A execução do projeto nasceu de sua ideia voltada para o ensino de educação de qualidade. Quem estudava de manhã na escola pública, frequentava o projeto no período da tarde e vice-versa. Além de a Prefeitura fornecer alimentação, as crianças eram transportadas em ônibus especiais para o projeto. Durante este período extracurricular, os jovens se dedicavam ao esporte olímpico na pista municipal de atletismo (ao lado da escola), natação, ensino musical, arte e muitas outras atividades. Acassil, na sua visão de educador, entendia que este método de ensino dava ocupação integral a estes jovens, moldava seu caráter e os levava a preencher seu dia com atividades que os tornava bons cidadãos no futuro. Seu plano era construir quatro unidades semelhantes na cidade nas zonas norte, sul, leste e oeste, com projeção para atender 2.400 crianças. No entanto,  por motivos alheios à sua vontade, o  Projeto Alfa não prosperou como ele imaginava, resumindo-se apenas a uma unidade, assim mesmo sem o valores propostos para dar uma educação almejada no início de sua execução às crianças da rede pública de ensino.

Acassil, pela sua cabeça voltada ao futuro, sempre foi aficionado pelas novas tecnologias. Viveu à frente de seu tempo e realizou quase todos seus sonhos. O apoio do Dr. João Carlos Di Gênio, proprietário do grupo Objetivo, foi fundamental para  revolucionar a área de educação no Brasil, com métodos avançados e pioneiros de ensino. Escola do Mar, Escola da Selva, Projeto dos Superdotados e tantos outros que o Objetivo colocou em prática  tinha uma parcela de atuação do Acassil. Pelo que consta, só não conseguiu realizar um sonho na área da Educação: instalar um observatório em cima do Monte Pascoal. Diante de tantas realizações, esta não é  de grande importância. As realizações deste bom tatuiano se perpetuarão. Vá em paz, Acassil. Tatuí, São Paulo e o Brasil  agradecem as suas grandes ideias e realizações.

N.R. – Muitas pessoas não sabem a origem do nome Acassil. Ele vem de seus pais Acácio e Sílvia, já falecidos. Ele era casado com Eunice Rossi Camargo e deixa os filhos Acassil Jr, Eunice, Soraya e Silvana.

Este texto foi atualizado nesta sexta-feira (30/12)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: