Postagem em 6/6/2026 – 17h35
FESTA DO ASILO NOS 200 ANOS DE TATUÍ

PARTE RELIGIOSA – Dia 4 de junho, as celebrações de Corpus Christi pela Igreja Católica de Tatuí, como sempre, uniram-se ao “Dia da Caridade”, evento que arrecada fundos para manter 64 idosos, abrigados no centenário Lar São Vicente de Paulo. A manifestação católica, sempre começa às 8 horas, na Praça da Matriz, com Missa Campal, neste ano, celebrada pelo bispo Luiz Antonio Ricci, da Diocese de Itapetininga. Em seguida, cumpre-se a tradição de dezenas de anos. Em procissão, os fiéis seguem em direção ao Lar São Vicente de Paulo, na Rua Francisco Pereira de Almeida. O nome da rua é muito sugestivo. Refere-se a “Chico Pereira, o Homem mais rico da minha terra”, imortalizado no livro “Confiteor” (Confissão), obra literária de Paulo Setúbal. A procissão segue por tapetes coloridos, confeccionados por fieis e voluntários, para celebrar o Corpo de Deus. Essa celebração começou em Portugal, no final do século XVIII, durante o reinado de D. Afonso III (1248-1279). Era apenas celebração litúrgica, dentro dos templos. Essa manifestação pública foi consolidada por procissões, após o Papa João XXII (1316-1334), aprovar o ritual religioso externo. (Fotos: turismoeculturatatui)
……………………………………………………………….
A barraca de bolinho de bacalhau foi comandada pelo empresário Neto Comendador. Ele revelou ao Jornal Integração On-line que trouxe a receita de Portugal.
A FESTA NO LAR – O “Dia da Caridade” mobiliza uma legião de colaboradores de entidades sociais e clubes de serviço de Tatuí. Particulares também trabalham nas barracas de comes e bebes. Toda a arrecadação serve para manter o asilo em funcionamento. O Jornal Integração impresso (24/12/1975 – 24/1/2025), em toda sua trajetória, sempre deu destaque a esse evento. O jornalista Cecê Cesar Júnior, já falecido, diretor do Asilo, era o “correspondente” do semanário, para assuntos do Lar São Vicente. Após a “Festa da Caridade”, a missão do jornal tatuiano era divulgar, gratuitamente, a seus assinantes e leitores, o balancete da festa, preparado pela diretoria. Tudo era minimamente detalhado. Doações em quilos de alimentos, dinheiro, prendas para o leilão, arrecadação de cada barraca e os gastos com empresas que cuidavam da infraestrutura. O jornalista Cecê informou a esse semanário, que apenas a arrecadação da festa, conseguia manter os quase duzentos internos no Asilo, no transcorrer do ano.
…………………………………………………………….

Tempos mudaram – Na sexta-feira (5), o Jornal Integração On-line esteve no Lar São Vicente e conversou com a administradora Walquíria Ribeiro e com a madre Maria Luísa (foto), uma das três religiosas voluntárias que cuidam dos velhinhos de Tatuí. As madres Maristela, de Salvador/BA, e a Irmã Ivete, de Santo André/ SP, também são “Irmãs da Providência”, freiras que professam votos de pobreza e dedicam suas vidas ao serviço dos necessitados. Ao andar pelos corredores do Lar São Vicente – sem festa – nota-se a paciência e tolerância, que pessoas abnegadas – inclusive os funcionários – têm para cuidar dos idosos internos. Walquiria explica que o reduzido número de idosos é em razão do número de cuidadores que podem ser contratados. O custo trabalhista é alto e, mesmo esse número reduzido de idosos, demanda uma atenção especial. Ela conta que em festas anteriores, os idosos tinham um contato direto com o público. Agora são colocados em um espaço visível. E a razão – diz a administradora – são alguns visitantes, que invadem os quartos e até deitam nas camas. Esse relato de Walquíria mostra o comportamento absurdo de pessoas desprovidas de bom senso. Na foto abaixo, as alunas Cleuza e Adelaide (Psicologia Faesb), estagiam no Lar São Vicente. A administradora informa que as alunas desenvolvem um grande projeto experimental na instituição.
…………………………………………………………….
Patrimônio do Lar São Vicente de Paulo – o Asilo de Tatuí possui uma localização privilegiada, com a expansão da cidade, com 120 habitantes. A entidade assitencial possui um valioso patrimônio em imóveis. Atrás das suas instalações, na Avenida São Carlos, em direção à nova Prefeitura, O Lar possui área de aproximadamente 40 mil metros quadrados, segundo um ex-presidente. Um especialista em preços de terreno em Tatuí, avalia por R$ 1.500,00, o m2 (R$ 60 milhões – foto). Para reforçar o caixa do asilo, a atual diretoria alugou uma parte, com construção, para a Prefeitura de Tatuí. Esse local é destinado à Zeladoria Municipal (foto abaixo). As instalações são utilizadas pela municipalidade como escritórios e um pátio para depósito de veículos.
O Lar São Vicente de Paulo, Lar Donato Flores, Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Apae, Recanto Betel, Casa do Bom Menino, Irmãos de Rua São José, Casa do Bom Velhinho (instalada atrás do cemitério novo, com 54 internos) e tantas outras entidades são obras construídas por tatuianos – nascidos na cidade ou por adoção. São pessoas que doaram seu tempo – bem mais precioso no ser humano – para dotar a cidade, que nasceu na Capela de São João do Benfica (com n, e não com m), há 200 anos, com uma infraestrutura invejável de obras beneficentes. O Lar Donato Flores saiu do “fundo de panelas” e uma churrasqueira. A Maçonaria, com Ernani Cavalcanti e Silva, o nordestino de Garanhuns, sr. Jacir, sr. Juca Almeida e tantos outros abnegados cidadãos, mantinham uma churrascaria no “Jardim da Santa”, ao lado do Clube Tatuiense (hoje, Alvorada), para construir toda a infraestrutura, para abrigar crianças em situação de risco social. Se observar, as áreas onde estão instaladas essas entidades são enormes. E todas doadas por tatuianos, que sempre acreditaram no desenvolvimento de Tatuí. Mas, sem esquecer o aspecto social, para cuidar de pessoas menos favorecidas pela sorte.
………………………………………………….
UM POUCO DE TURISMO…
BALSAS (Maranhão) – A Irmã da Providência, madre Maria Luísa de Souza Silva (foto), é nascida na cidade de Balsa, no Maranhão, próximo ao estado de Tocantins. Sua atual missão é no Lar São Vicente de Paulo. Mas, é apaixonada pela cidade onde nasceu e residem seus familiares. Ela conta histórias e mostra fotos de Balsa e percebe-se que é uma verdadeira cidade turística, nos confins do Brasil. Seccionada por um rio, de água límpida e cristalina, seus administradores aproveitam e promovem a indústria do turismo no transcorrer do ano. Foto da ponte velha, em cima do rio que divide a cidade em duas partes. Abaixo os vídeos de divulgação das festas municipais maranhenses.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
]



















