TATUÍ REGISTRA 27 MORTES POR COVID-19

by
DEZ NOVOS RESPIRADORES

Santa Casa recebe dez novos respiradores do Ministério da Saúde, informa a prefeita Maria José.

Nesta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde de Tatuí  contabilizou 479  casos positivos de Covid-19. No período de trinta dias, houve um significativo aumento no número de mortes. Dia 1º junho, o município registrava 157 casos e dez óbitos. Até esta quinta-feira  (2),  o registro oficial é  479 positivos, com 27 mortes pelo Covid-19. Outro fator preocupante nas últimas 24 horas, é que apareceram 50 casos suspeitos e 14 positivos, o que faz aumentar a estatística oficial. O número de suspeitos aumenta dia a dia.

O boletim informa que 12 paciente estão internados na Santa Casa de Tatuí, sendo cinco na UTI, três no isolamento confirmados com coronavírus e os demais suspeitos.  O balanço das autoridades sanitárias de Tatuí revela que até o momento foram 1.837 notificações, com 44 casos suspeitos aguardando resultado de testes, 1314 descartados, 479 positivos e 27 óbitos. No hospital da Unimed estão internados três pacientes na UTI. No isolamento são três pacientes, um positivo para Covid-19 e os demais  suspeitos.

Tatuí é uma das cidades da região que apresenta o maior número de casos positivos de Covid-19. Um fator de propagação da doença, identificado pela Secretaria de Saúde, relaciona-se à realização de festas de amigos, churrascadas e encontros familiares. Para evitar a circulação do vírus, é necessário respeitar as regras das autoridades de saúde, como ficar em casa sempre que possível, manter distanciamento social, utilizar máscara de proteção e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. A Prefeitura lembra que existem multas para os que ignoram decretos de isolamento social. Denúncias de descumprimento de regras devem ser feitas através dos fones: 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).

SUPERMERCADOS E FEIRAS

            Neste sábado (4) e domingo (5), supermercados e feiras livres não funcionam em Tatuí. A determinação está no decreto municipal editado na sexta-feira (26), pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, depois que o Governo do Estado anunciou a regressão de todas as cidades da região de Sorocaba da “fase laranja” para a “fase vermelha” do “Plano São Paulo” de prevenção e combate à pandemia de Covid-19.

Na segunda-feira (29), em um novo decreto, a Prefeitura autorizou, neste sábado e domingo, atendimento exclusivo pelo sistema de “delivery” (entrega à domicílio) para restaurantes, lanchonetes, rotisseries, açougues e padarias. Com estas medidas, espera-se diminuir a circulação de pessoas nas ruas e aglomerações, que facilitam a proliferação do novo coronavírus e o aumento de casos de Covid-19. Estão liberados para funcionamento neste fim de semana somente as farmácias e drogarias, postos de combustíveis e distribuidores de gás de cozinha e serviços de saúde e clínicas veterinárias, para os atendimentos de urgência e emergência. Nos municípios da fase vermelha do “Plano SP”, somente podem abrir serviços essenciais.

MISSAS ONLINE –  Com o retorno à fase vermelha do “Plano São Paulo”, as celebrações religiosas com presença de público estão suspensas. Neste sentido, o bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto também editou novo Decreto Diocesano na sexta-feira (26), determinando que as celebrações das missas voltem a ocorrer “online”, através das redes sociais das igrejas da Diocese de Itapetininga, sem a presença física dos fieis. Atendimentos individuais estão mantidos nas igrejas, respeitando-se todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, para proteção contra o novo coronavírus.

RESPIRADORES PARA A SANTA CASA – Na segunda-feira (29), a prefeita Maria José Vieira de Camargo anunciou que Tatuí deverá receber mais cinco respiradores, destinados ao tratamento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), acometidos pela Covid-19. Os respiradores fazem parte de um lote de 400 aparelhos, anunciados pelo governador João Dória, através de uma parceria do governo paulista com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP). A entrega acontecerá em santas casas e hospitais filantrópicos do Estado, sendo que cinco respiradores foram reservados à Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. O Ministério da Saúde também contemplou a Santa Casa com dez respiradores, sendo 5 fixos e 5 móveis. Com o aumento de casos, estes novos respiradores contribuem para aumento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: