Anúncios

Destaques de 31 de Outubro de 2010

by

Exclusivo online

Eleições 2010

ELEITORES VÃO ÀS URNAS PARA ESCOLHER NOVO PRESIDENTE DO BRASIL


Neste domingo (31), os 119.866 eleitores da Comarca de Tatuí irão às urnas para eleger o novo Presidente da República, que governará o Brasil no quadriênio 2011-2014. Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) são os candidatos. Em Tatuí, estão aptos a votar 76.521 eleitores. Serão 203 seções e 30 locais de votação. No primeiro turno, realizado em 3 de outubro, o tucano José Serra obteve 33.503 votos (58,47%) e a petista Dilma Rousseff recebeu 13.471 votos (23,51%).

Além de Tatuí, a Comarca é formada pelas cidades de Capela do Alto (11.960 eleitores), Cesário Lange (11.037 eleitores), Guareí (8.877 eleitores), Porangaba (6.328 eleitores), Quadra (2.717 eleitores) e Torre de Pedra (2.428 eleitores). Existem ainda, na região, 28.349 eleitores em Cerquilho, 16.245 eleitores em Iperó e 33.625 eleitores em Boituva. No primeiro turno, José Serra venceu em todas as cidades da Comarca de Tatuí e nos municípios de Boituva e Cerquilho. Dilma Rousseff venceu em Iperó, onde obteve 45,61% dos votos (5.589) contra 37,73% (4.624) do candidato tucano.

O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos, que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos. No primeiro turno, das eleições, o índice de abstenção registrado em todo o País foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não comparecimento às urnas.

O eleitor que não regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade (RG), receber vencimentos no caso de servidor público, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública e tomar posse no caso de aprovação e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

 

ELEITOR QUE NÃO VOTOU NO 1º TURNO DEVE VOTAR DOMINGO

Neste domingo, dia 31, das 8 às 17 horas, os mais de 30,3 milhões de eleitores do Estado de São Paulo irão votar mais uma vez para presidente da República. Quem não compareceu às urnas no 1º turno pode e deve votar no 2º turno, mesmo que não tenha justificado a sua ausência. Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Entretanto, a votação será muito mais ágil se o eleitor levar também o título, porque ele facilita a identificação da seção eleitoral.

Caso o eleitor não possua o documento, o número da seção eleitoral pode ser obtido pela Central de Atendimento do Eleitor, no fone: 148 (ligação local para todo o Estado), na página do TRE na Internet (www.tre-sp.jus.br, no link “locais de votação”) ou em qualquer cartório eleitoral. Em Tatuí, o Cartório é responsável pelas eleições em sete cidades da Comarca (Tatuí, Cesário Lange, Capela do Alto, Porangaba, Torre de Pedra, Quadra e Guareí) e atende na Rua Santa Cruz, nº 51, no centro.

Justificativa

O eleitor que estiver fora da cidade onde vota no 2º turno deverá justificar sua ausência no mesmo dia, em uma mesa receptora de justificativa. Em todas as cidades haverá, no mínimo, um posto de justificativa. É necessário entregar o formulário de justificativa, preenchido com o número do título. Este formulário é gratuito e encontra-se disponível nos cartórios eleitorais, no TRE, na Internet e nos locais de justificativa. Sem o número do título, a justificativa eletrônica não será processada. A justificativa eletrônica é automática, não depende de apreciação do juiz eleitoral e somente pode ser feita no dia da eleição, no mesmo horário da votação, e apenas por aqueles que se encontram fora do município onde votam. Votar em um dos turnos não compensa a ausência no outro. Para a quitação eleitoral, cada turno é considerado uma eleição e demanda justificativa própria.

Outras formas de justificativa

Quem não justificar no dia ou estiver no domicílio eleitoral e deixar de votar, deverá procurar seu cartório eleitoral no prazo de 60 dias: até 2 de dezembro para o 1º turno e 30 de dezembro para o 2º turno. O pedido de justificativa será dirigido ao juiz daquela zona eleitoral. É necessário comprovar o motivo da ausência (com atestado médico de quem, por exemplo, estiver doente). O deferimento da justificativa depende da análise do juiz. Quem não votar por estar fora do país tem trinta dias da entrada no Brasil para providenciar a justificativa. O eleitor deve se dirigir ao seu cartório eleitoral, munido de passaporte e passagem.

Multa

A multa por ausência não justificada às urnas é de R$ 3,51. O pagamento quita as obrigações eleitorais. O eleitor pode optar por não entregar a justificativa e pagar diretamente a multa. Para isso, deve retirar, em qualquer cartório eleitoral, a Guia de Recolhimento, pagá-la em qualquer banco ou casa lotérica e depois apresentar de volta o comprovante de pagamento. Se o eleitor não retornar com a comprovação, não há informação sobre pagamento. A multa não será considerada quitada e a justificativa não será concluída.

Principais matérias desta edição

ELEITORES VÃO ÀS URNAS PARA ESCOLHER NOVO PRESIDENTE DO BRASIL

PREFEITURA PRORROGA INTERVENÇÃO NA SANTA CASA DE TATUÍ

CENSO CONTABILIZA 106 MIL HABITANTES EM TATUÍ

CONFIRMA – CRÔNICA DE JOSE RIGOLÃO

DESTAQUES ECONÔMICOS – ANTÔNIO JOSÉ MARTINS

COLUNA GENTE – BISPO CELEBRA MISSA NO MOSTEIRO DA LUZ

RESUMO DAS NOVELAS

PALAVRAS CRUZADAS

VACINE-SE CONTRA O CÃNCER DE COLO DE ÚTERO – DR. JORGE SIDNEI

FESTIVA DE OUTUBRO NO LIONS CLUBE DE TATUÍ

LIONS DIVULGA VENCEDORES DE CONCURSO

EMPRESA DOA BRINQUEDOS AO FUNDO SOCIAL DE TATUÍ

NOTAS DE TELEVISÃO – FLÁVIO RICCO

CLASSIFICADOS – IMÓVEIS, VEÍCULOS E OUTRAS OPORTUNIDADES

DEPUTADO PRETENDE FISCALIZAR CONTRATOS COM EMPREITEIRAS

CIDADÃO QUESTIONA MOROSIDADE NA DUPLICAÇÃO DA SP-141

CEMITÉRIOS PRONTOS PARA VISITAÇÃO NO DIA DE FINADOS

PATRULHA RURAL AUXILIA PEQUENOS PRODUTORES DE TATUÍ

FICHA LIMPA: RENÚNCIA É CASO DE INEGIBILIDADE PARA ELEIÇÕES 2010

EQUIPE DE FUTSAL DO XI DE AGOSTO DISPUTA TÍTULO NO CRUZEIRINHO

PASSEIO CICLÍSTICO REÚNE MAIS DE 500 PESSOAS EM TATUÍ

TATUÍ E SUA HISTÓRIA – NOTAS DE 1923

CIDADÃ INICIA ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA O NATAL

PIANISTA POLONÊS ACOMPANHA SINFÔNICA EM CONCERTO

PALESTRA ARRECADA 300 QUILOS DE ALIMENTOS PARA O FUNDO SOCIAL

TORNEIO DE CURURU TRAZ SHOW DO CANTOR TINOCO A TATUÍ

FUSSTAT PROMOVE NOVA FORMATURA DO CURSO DE PADARIA ARTESANAL

FARMÁCIAS DE PLANTÃO – FARMÁCIA TATUÍ

NOTAS DE FALECIMENTO

NOTAS E NOTÍCIAS – JANTAR BENEFICENTE NO LAR DONATO FLORES

COLUNA POLICIAL – GUARDA MUNICIPAL DESBARATA QUADRILHA

PROFESSORAS PROTESTAM NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS – DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ NA INDAIÁ

MATÉRIAS OFICIAIS (Editais da Prefeitura de Tatuí, Fórum da Comarca, Vara do Trabalho e Editais de Casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: