Anúncios

PREFEITO RESOLVE DENUNCIAR PROBLEMAS NO CONSERVATÓRIO

by
Secretário recebe comitiva na Secretaria da Cultura. 1907

Secretário interino José Roberto Sedek ouve as denúncias. (Foto: facebook do Manu).

Na terça-feira (2), o prefeito José Manoel Corrêa Coelho (Manu), acompanhado do maestro Adriano Machado e da música Ana Valéria Poles, esteve reunido com José Roberto Sedek, secretário interino da Secretaria de Estado da Cultura. Segundo consta, Manu foi denunciar os problemas administrativos, demissões, redução de alunos e de cursos no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.

Em junho, antes das férias na escola de música, a administração do Conservatório demitiu o professor Paulo Flores, responsável pela área de MPB. Alunos, inconformados com a demissão, realizaram protestos pelas ruas da cidade e ocuparam as dependências da escola. Destes protestos resultaram duas denúncias na Delegacia de Polícia de Tatuí. A primeira sobre uma suposta invasão do Conservatório e a segunda referente a postagens nas redes sociais, que o diretor Henrique Autran Dourado entendeu ser ofensivas. Nestas queixas, a direção do Conservatório cita nominalmente quase vinte alunos envolvidos nos episódios.

O prefeito José Manoel Corrêa Coelho, após a reunião na Secretaria da Cultura, declara que através desta visita, a pedido do governador Geraldo Alckmin, e por intermédio do deputado Edson Giriboni (PV), “levou ao secretário projetos e soluções para salvar nosso Conservatório e colocá-lo nos trilhos”. Para o prefeito, “a escola que é considerada como uma das maiores, senão a maior da América Latina e referência do ensino de música, infelizmente, segundo o próprio secretário, tornou-se recordista em reclamações e denúncias”.  E o prefeito de Tatuí conclama: “É hora de todos unirmos forças para salvar nossa escola e preservar o patrimônio maior da Capital da Música. Em breve, estaremos novamente tratando desse assunto que é de interesse de todos nós”.

O maestro Adriano Machado diz que acompanhou a reunião e fez a sua leitura dos acontecimentos. Pelo que deu a entender o secretário interino José Roberto Sedek é que atualmente há uma grande distância entre a Secretaria da Cultura e a organização que administra o Conservatório. Ele conta à reportagem do Jornal Integração que defendeu alguns projetos que poderiam resgatar a vocação da escola para formação de grandes músicos e mudanças estruturais para que Tatuí volte a ser um polo irradiador da música erudita. O maestro disse que ao ouvir estas considerações,  o secretário adjunto afirmou que hoje o Governo do Estado não está em condição financeira para manter uma escola com três mil alunos.

Finalmente alguns políticos acordam

Esta iniciativa do prefeito José Manoel Corrêa Coelho, embora louvável, chega com alguns anos de atraso. Desde que a atual direção da “Associação dos Amigos do Conservatório” administra a escola de música, o Conservatório perdeu dezenas de músicos de grande talento, inclusive o maestro Adriano Machado. A pianista Karin Fernandes é um dos exemplos e atualmente está sendo executada em uma ação por danos morais, por ousar afrontar a direção da escola. Durante estes anos também não pode se esquecer que músicos de primeira grandeza perderam seus cargos e até hoje discutem seus passivos trabalhistas na Justiça do Trabalho. Alguns  já faleceram, entre eles, o saxofonista Thiers Camargo, o trompetista Valter “Carioca” Leite e o maestro Antonio Carlos Neves Campos. O maestro Neves, durante 24 anos dirigiu o Conservatório e deu um grande impulso ao trabalho iniciado pelo professor José Coelho de Almeida. Este trabalho projetou Tatuí no “Festival de Inverno de Campos do Jordão” e levou músicos a atuarem nas principais orquestras do País, inclusive na OSESP. O Conservatório, que estava esquecido pela classe política, nasceu sob a inspiração do tatuiano João Del Fiol e foi concretizado através de lei estadual de iniciativa do deputado Narciso Pieroni. Desde sua primeira direção e seguida por tantas outras, levaram a escola a ser reconhecida como referência no ensino de música no Brasil.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: