Anúncios

Vigilância Epidemiológica confirma caso de zika vírus em Tatuí

by
IMG_3831

Rosana Lopes confirma caso de zika vírus em Tatuí.

Nesta sexta-feira (12), em palestra na sede do Lions Clube de Tatuí, Rosana Lopes, técnica da equipe de Vigilância Epidemiológica, confirmou a existência de um caso de  zika vírus  atendido em Tatuí. A representante da saúde pública informou ainda que em 2015 foram registrados 593 casos de dengue no município, entre autóctones e importados. Em 2016, a reportagem apurou que foram confirmados três casos autóctones de dengue e que o caso de zika vírus, anunciado na reunião do Lions, ocorreu em novembro. A paciente, uma mulher, foi tratada na cidade e contraiu a doença ao visitar familiares no Mato Grosso. Rosana Lopes, de forma didática, explicou o perigo do vírus aedes aegypti na transmissão de dengue, zika vírus e chikungunya. Apesar de os sintomas  serem semelhantes existem algumas diferenças e as três doenças são causadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti.  O vírus de cada uma delas se manifestam de formas diferentes e possuem duração e complicações também diferenciadas.

Dia D Nacional – Neste sábado (13), Tatuí fez parte do “Dia D” do Ministério da Saúde para combater o mosquito aedes aegypti. O objetivo da campanha nacional é conscientizar sobre a gravidade das doenças e de uma possível epidemia que preocupa autoridades sanitárias. A campanha aconteceu na Praça da Matriz e a organização foi da Prefeitura de Tatuí, através das secretarias de Saúde e de Esporte, Lazer e Juventude. Agentes de combate à dengue  percorreram os estabelecimentos comerciais da região central para realizar a fiscalização e controle de criadouros. Na praça, uma equipe informou a população sobre os cuidados que devem ser tomados para impedir a proliferação do mosquito, com distribuição de cartilhas e panfletos informativos para a população.

Recomendações – As principais recomendações para evitar a proliferação do mosquito são eliminar água acumulada em calhas, ralos, vasos de plantas e pneus, além de manter caixas d’água sempre bem fechadas. Se for viajar o cuidado deve ser redobrado. Antes de deixar a residência, o morador deve verificar se não está abandonando recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito. É recomendado prestar atenção em espaços  como vasos de plantas, ralos,  inclusive nos coletores de água da geladeira e do ar condicionado. A população deve estar também atenta aos sintomas da dengue que são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Na presença de alguns desses sintomas é importante procurar imediatamente o serviço de saúde e nunca se automedicar. O serviço de saúde está apto para oferecer tratamento adequado e acompanhamento médico gratuito.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: