Anúncios

Primeira Página de 26 de Outubro de 2013

by

MORRE O MAESTRO NEVES, EX-DIRETOR DO CONSERVATÓRIO

Maestro Antonio Carlos Neves Campos

Na terça-feira (22), 11 horas, faleceu aos 65 anos, o maestro Antonio Carlos Neves Campos, depois de permanecer 21 dias internado no Hospital dos Plantadores de Cana de Piracicaba. O maestro tatuiano foi atendido no pronto socorro de Tatuí e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital piracicabano. Neves fazia tratamento de hemodiálise e seu quadro se agravou com um problema cardiológico, ocorrido dia 1º de outubro. Dia 8 de outubro, sua esposa Terezinha Cabral Neves disse a este semanário que o paciente colocou um marca-passo e havia esperanças na sua recuperação. No último fim de semana, o quadro se agravou e Neves morreu na terça-feira passada. O corpo do maestro chegou ao Velório Municipal por volta das 18 horas. Seu sepultamento foi na quarta-feira (23), 10h15, no Cemitério Cristo Rei, com grande acompanhamento. Músicos prestaram homenagem ao maestro tatuiano e se despediram com a canção “Carinhoso”.

Antonio Carlos Neves Campos teve sua vida dedicada a música e ao Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí. Entre aluno de piano e na direção da instituição foram quarenta e dois anos de participação ativa na principal escola de música brasileira. Ao todo, foram oito anos como aluno de piano, dez como professor e vinte e quatro como diretor.

sepultamento_neves 001 1Neves, com seu intenso trabalho no Conservatório ainda escrevia arrranjos para músicos como Wagner Tiso, Altamiro Carrilho e Elba Ramalho. Também fez arranjos musicais para as principais orquestras brasileiras e, como maestro, regeu concertos no Brasil e no exterior. Além da direção do Conservatório de Tatuí, o tatuiano foi coordenador geral do Festival de Inverno de Campos do Jordão, projetou o Programa de Apoio às Bandas (Pró-Bandas), da Secretaria de Estado da Cultura, criou o Festival de MPB de Tatuí e teve participação decisiva para implantação do Festival de Música de Ourinhos. Sua produção musical foi intensa como arranjador, pianista e maestro, gravando três CDs com Toquinho.

Antonio Carlos Neves Campos, durante os longos anos que passou no Conservatório de Tatuí percebeu e entendeu as carências do músico brasileiro. Graças à sua dedicação e seu trabalho, que será visto aos longos dos próximos anos em cada canto desta escola de música, fez com que o Conservatório, até 2008, seu último ano na direção, se tornasse referência nacional no ensino da música clássica no País.

Diretor do CDMC e vereador

Filho de Joaquim da Silva Campos e Therezinha Neves Campos, Antonio Carlos nasceu em Tatuí no dia 24 de abril de 1948. Era o irmão mais velho de Joaquim Roberto, José Guilherme e Maria Cecília. Foi casado com Terezinha Ayres Cabral Campos, com quem teve o filho Antonio Carlos Cabral Campos. Nos estudos regulares, formou-se dentista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Foi vereador de Tatuí na legislatura 1993/1996 e ocupou o cargo de secretário da Mesa da Presidência. Mas a música sempre foi sua paixão. O Maestro Neves tem um currículo artístico que dispensa maiores detalhes: formou-se em piano clássico pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, em 1964, e concluiu sua formação básica na Potsdam Central School, em Nova York. Entre 1984 e 2008 ocupou o cargo de Diretor Artístico do Conservatório de Tatuí. Foi responsável pela implantação de vários cursos musicais e pela profissionalização dos conjuntos de música da escola tatuiana. O jornalista Christian Pereira de Camargo, diretor de jornalismo da Central de Rádio e assessor de imprensa durante a gestão do maestro Neves no Conservatório, em um texto enviado a esta redação, afirma: “Sob sua orientação, o CDMCC alcançou o “status” de maior e melhor escola de música da América Latina”.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: