Página 4 de 12 de Outubro de 2013

by

TRIBUTO A ELZE VANNI

Por Geraldo Ribeiro de Souza Lima.

“… Tens filhos de grandes méritos; É justo que os louvemos…”.

Dia 21 de setembro último, Tatuí ficou entristecida. Os donos das bancas e frequenta-dores do mercado municipal calaram suas vozes e o “burburinho” tradicional promovido pelos feirantes, de uma hora para outra, emudeceu.

Se não me falha a memória, como disse um dia o saudoso mestre da fotografia, Vitor Hugo, “Os aromas e as cores dos velhos armazéns de secos e molhados, que já eram tão raros agora, praticamente não existem mais”.

Perdemos mais um ícone da nossa história recente. Sim. Faleceu Elze Vanni…

E, aqui, cabe um comentário: se não fosse pela mensagem postada pelo Auro de Jesus no “Facebook”, talvez quase ninguém tivesse conhecimento do passamento de uma pessoa tão bondosa e querida entre nós.

Reconhecida pelo incondicional amor por nossa cidade e, principalmente, pela sua notável dedicação no trato das causas humanitárias e sociais, Elze, que também tinha como característica seu apreço pelos animais, será marcada em nossas lembranças. E com certeza, o seu nome ficará eternizado pelas gerações futuras.

Companheira e amiga de primeira hora, atendia a todos com gestos e palavras de carinho, conforto e consideração, sabendo, entretanto, com sua inegável sabedoria de vida, agir como verdadeira “mãezona”, repreendendo os seus filhos, quando assim julgava necessário.

Firme e decidida em suas convicções, seu comportamento e a forma justa e igualitária com que atendia a todos ajudou, em muito, no fortalecimento da imagem de Tatuí como “Cidade Ternura”, pois além da bondade, da paciência e dos bons conselhos, todos sabem que “a ternura é (sempre foi) a sua carga e o coração o seu alforje…”.

Sua passagem entre nós foi marcada por gestos e também pela defesa de princípios e valores que enriqueceram a sua vida e a de todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-la, quer seja pessoalmente – como foi o meu caso – ou através da fama justamente conquistada através de suas meritórias ações.

Da mesma forma que Chico Pereira (27/12/1857 – 12/08/1944), também chamado “Chico dos Pobres” – vide brilhante artigo de autoria de Christian Pereira de Camargo, publicado na edição de 10 de agosto deste ano, neste  mesmo “Integração – O Jornal do Povo” – “um homem simples, porém único em sua grandeza espiritual”, a nossa Elze será recordada e admirada, da mesma forma que aquele professor humilde, citado por Paulo Setúbal em “Confiteor” como “o homem mais rico de minha terra”.

Os saudosos Paulo Cerqueira Luz e Maria Ruth Luz, autores do belíssimo “Hino à Tatuí”, cujos trechos são mencionados neste texto, certamente teriam concordado com a opinião do povo, notadamente daqueles muitos que foram por ela assistidos, e que elevaram Elze Vanni ao mesmo patamar ocupado pelo velho mestre em outra frase do Hino: “… na caridade, (assim como) Chico Pereira, foi exemplo de cristão…”.

ANIVERSARIANDO

Dia 30 de setembro, o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, presidente do PSDB de Tatuí, completou 67 anos de vida. Nesta data, Gonzaga recebeu o carinho de seus familiares e os cumprimentos dos amigos e correligionários políticos. O ex-prefeito também foi parabenizado e recebeu muitas mensagens nas redes sociais pela passagem de mais um aniversário.

PELO LIONS

No sábado (5), no ginásio de esportes do Clube de Campo, ocorreram amistosos de voleibol feminino, com renda revertida para a informatização do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia, mantido pelo Lions Clube de Tatuí. O objetivo é interligar o banco de sangue ao sistema de cadastro de hemonú-cleos da região e tal processo demanda alto custo. Na ocasião, se enfrentaram São Caetano x Tatuí (categoria infantil) e São Caetano x São Carlos (categoria sub-19). As equipes do São Caetano venceram os dois jogos.

A ideia da realização dos amistosos foi da empresária Rita Corradi Azevedo, que coordena várias campanhas de doação de sangue em prol do hemonúcleo do Hospital “Amaral Carvalho”, de Jaú. Ela reuniu-se com o presidente do Lions, Adib Millen, que, por sua vez, acionou a Comissão de Esporte e Lazer do Lions de Tatuí, presidida por Mário Celestino Peixoto. As partidas foram organizadas em conjunto com a Secretaria de Esportes e a diretoria do Clube de Campo.

Durante os jogos, Rita Corradi sorteou ao público uma camiseta da mais recente campanha de doação de sangue realizada em Tatuí, no mês de setembro, em prol do Hospital “Amaral Carvalho”. Também houve sorteio de uma camiseta autografada pelo jogador Dante, da seleção brasileira de vôlei. A pedido do técnico Natalino Pedreschi Júnior (Magoo), a entrega desta camiseta foi feita por Carlos Alberto Marteletto e Hélio Loretti, que sempre estiveram ligados às atividades do voleibol em Tatuí.

COM MICHEL TEMER

Dia 25 de setembro, o presidente da República em exercício, Michel Temer, recebeu representantes da Associação dos Municípios Integrados do Médio Tietê (AMIMT), durante a 7ª reunião desta entidade, realizada no gabinete da Presidência. A presidente Dilma Roussef estava nos Estados Unidos, em Nova York, na Assembleia Geral da ONU.

Na ocasião, prefeitos e vereadores pediram apoio do governo para construção de uma Faculdade Federal de Tecnologia na região, bem como um ambulatório médico de Especialidades (AME). Michel Temer afirmou que o governo federal analisará as reivindicações e irá “encaminhar os pleitos para as pastas competentes”.

Presentes na audiência com o presidente da República em exercício estavam o prefeito de Tietê e presidente da AMIMT, Manoel David, e os prefeitos Heitor Camarin Jr. (Laranjal Paulista), Edson Marcusso (Boituva), Levi Rodrigues Vieira (Porto Feliz), Vanderlei Polizeli (Iperó), Carlos Vieira de Andrade (Quadra) e Antonio Del Bem Junior (Cerquilho). Os vereadores Adriano Aronchi e Conceição Dal Bó, de Tietê, também integraram a comitiva.

SUCESSO DE PÚBLICO

Dia 28 de setembro, a Central de Rádio de Tatuí promoveu um grande show com a dupla Henrique & Juliano, nas dependências do XI de Agosto. Mais de duas mil pessoas estavam presentes ao show, que teve a participação de Cassiano Sinisgalli na organização, através da “Zepellin Eventos”. A foto mostra Cassiano Sinisgalli e Funga, diretor artístico das FMs do grupo de rádios, ao lado da dupla revelação do sertanejo universitário.

APODET NO FÓRUM

Dia 2 de outubro, um grupo de alunos da APODET – Associação dos Portadores de Deficiências de Tatuí – visitou o Fórum da Comarca e conheceu suas dependências. Ali, com a orientação de professores, os alunos aprenderam a utilizar o elevador, que possui as teclas em Braille e programa de voz.

BATIZADO

Dia 6 de outubro, Miguel Orsi Giriboni recebeu o sacramento do batismo, em cerimônia oficiada pelo diácono Valter Domingues, na Igreja Sagrada Família, na Avenida das Mangueiras, em Tatuí. Miguel é filho de Rossana Orsi e Fernando Giriboni e foram seus padrinhos Joce e Flaviana. São seus avós paternos Fernando e Abigail e maternos, Celso Orsi e Carminha.

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Página 4 de 12 de Outubro de 2013”

  1. Destaques de 12 de Outubro de 2013 | Jornal Integração Says:

    […] Página 4 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: