Anúncios

Destaques de 18 de Dezembro de 2011

by

Exclusivo Online

PROJETO DA PRAÇA DA MATRIZ GERA POLÊMICA EM TATUÍ

Dia 8 de dezembro, o prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo reinaugurou a Praça da Matriz, com um novo coreto. Centenas de pessoas compareceram ao local para ver a nova praça e ouvir a apresentação da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, sob a regência do maestro Adalto Soares. Houve ainda grande queima de fogos para comemorar a entrega deste espaço público que servirá para apresentações musicais, com programação semanal.

O projeto de reforma da praça e construção do novo coreto ficou a cargo do arquiteto tatuiano Flávio Vila Nova. Esta obra, porém, gera certa polêmica. Uma minoria  mais conservadora, que tem dificuldade em aceitar ideias e propostas inovadoras ou arrojadas, não gostou do novo coreto. Para esclarecer os detalhes do projeto, o Jornal Integração entrevistou o arquiteto Flávio Vila Nova, projetista da nova praça. Em seu depoimento, ele diz que trabalhou com total liberdade de criação e ouviu diversas sugestões. “Para mim, não faria sentido projetar um coreto que remetesse a uma época que não vivemos mais”, explicou. Leia a seguir a íntegra da entrevista.

“TRABALHO CUMPRIU SEU OBJETIVO”, DIZ ARQUITETO

Integração: A concepção arquitetônica da Praça da Matriz de Tatuí gera polêmica, principalmente entre pessoas mais conservadoras e que se opõem a ideias inovadoras. Você poderia, sucintamente, detalhar o seu projeto, principalmente em relação ao novo coreto?

Flávio: Primeiro acho bom falar que o projeto foi baseado nas necessidades apresentadas pela Prefeitura. A ideia era criar um calçadão, que integrasse a praça com o pátio da Igreja da Matriz e também ampliar o espaço para o público. Tatuí é a cidade da música e precisava de um espaço mais adequado para as apresentações. O novo coreto deveria atender às necessidades dos músicos que se apresentam nele, com vestiário e camarim, que ficam no subsolo. Foram meses de trabalho e, neste processo, ouvi muitas pessoas. Além das pessoas ligadas à Prefeitura, falei também com comerciantes e músicos, por exemplo. Profissionais do Conservatório, inclusive, estiveram em uma das muitas reuniões feitas. Para chegar ao desenho final, foram feitos diversos croquis, várias ideias. Incluindo a opção de um teto retrátil, de concreto armado, este  inviabilizado em razão do alto custo. A solução encontrada foi criar uma estrutura metálica, que acabou, de certa forma, definindo o traço final do coreto. Como arquiteto, eu acredito que todo projeto tem que se adequar à sua época. Para mim não faria sentido projetar um coreto que remetesse a uma época que não vivemos mais. A modernidade é bem-vinda. Cada cidadão tem a sua forma de ver a praça, mas eu, como profissional, precisei unir o viável, o funcional com a estética, que me agrada.

Integração: Muitos arquitetos são reconhecidos por seu estilo. Ao projetar a Praça da Matriz, em que escola você se coloca? Ou sua linguagem é personalizada?

Flávio: O projeto não partiu de um estilo, mas de uma necessidade. Era preciso ampliar o coreto, sem atrapalhar o passeio. Existia um limitador, que era a paisagem antiga da praça. Aumentamos o espaço de apresentação em seis metros de diâmetro e tivemos de encontrar uma solução para manter as figueiras intactas e um bom espaço de circulação. Por isso, foram criados dois pórticos que se cruzam entre si e esteiam uma estrutura côncava. O modelo da estrutura também não poderia atrapalhar a visão do espectador, por isso é declinada e nas laterais. E é declinada também porque tem uma função estrutural, serve de alavanca para sustentar a cúpula, que é estaiada. Sobre outros detalhes do projeto, eu achava que deveria haver outro atrativo, que poderia ser uma fonte ou um espelho d’água. Definimos pela fonte, que reproduz o desenho da janela central da Igreja. Sobre os portais com floreiras, além de decorativos, eles funcionam como delimitadores de espaço. O motorista que sobe a Rua Prudente visualiza claramente que não há mais passagem em frente à Igreja, por exemplo.

Integração: A obra foi entregue no dia 8 de dezembro à população. Consta que  o processo de licitação pública estabelecia regras para criação do projeto. Você teve total liberdade para criar?  Houve interferência, por parte de alguma secretaria, na elaboração do projeto?

Flávio: O meu escritório trabalhou com total liberdade de criação. Como faço em todos os trabalhos, com qualquer cliente, quis ouvir sugestões de todos para saber exatamente quais eram as reais necessidades do projeto. E hoje à noite (13/12/2011), na apresentação da Tatuí Jazz Sinfônica, o maestro elogiou para o público presente a qualidade do coreto. Disse que, com a orquestra, percorre todo o Estado de São Paulo, incluindo cidades grandes e tradicionais, como Ribeirão Preto e Campos do Jordão. Segundo ele, não existe um espaço tão adequado no Estado de São Paulo. Sinal de que o trabalho cumpriu seu objetivo.

Principais notícias desta edição

INDÚSTRIA NOMA DEVERÁ SE INSTALAR EM TATUÍ

PROJETO DA PRAÇA DA MATRIZ GERA POLÊMICA

TATUIANO EM LIVRO QUE HOMENAGEIA BICENTENÁRIO DO STF

ALAMBARI ANUNCIA OITO EMPRESAS EM ÁREA INDUSTRIAL

QUEBRA-GALHO TRIBUTÁRIO, ARTIGO DE MARCOS CINTRA

DICAS PARA TORNAR-SE BILIONÁRIO, POR DANIEL GOULART

CINZENTO, CRÔNICA DE J. RIGOLÃO

HISTÓRIA DA MPB, POR JOEL FERREIRA

VEREADOR SEPULTADO NA QUADRA

DESTAQUES ECONÔMICOS, POR ANTÔNIO JOSÉ MARTINS

GENTE (FOTOS E NOTAS SOCIAIS)

RESUMO DAS NOVELAS

PALAVRAS CRUZADAS

LIONS CLUBE ENCERRA REUNIÕES DE 2011

PAPAI NOEL PARTICIPA DO PROJETO LAZER NOS BAIRROS

BAZAR NATALINO DO FUNDO SOCIAL EM FUNCIONAMENTO

CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO

CASA DO PAPAI NOEL RECEBE CRIANÇAS DE TATUÍ

CLASSIFICADOS (IMÓVEIS, VEÍCULOS E OUTROS)

TATUÍ CONSEGUE RECURSO FEDERAL PARA REFORMA DA CONCHA

ARQUITETO DA PRAÇA DA MATRIZ FALA AO INTEGRAÇÃO

COBAT COLHE ASSINATURAS PARA PEDIR HEMODIÁLISE EM TATUÍ

POLÍTICOS REÚNEM-SE NA SEDE DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS

CONCURSO OFERECE VAGAS PARA SOLDADO TEMPORÁRIO

FACULDADE DE TECNOLOGIA ABRE VAGA PARA PROFESSOR

ESPORTES – MASTER DO CORÍNTHIANS VENCE AMISTOSO EM TATUÍ

TATUÍ E SUA HISTÓRIA (JORNAL RIDENDO – 6-3-1924)

PREFEITURA JÁ INSCREVE PARA CONCURSO DE RAINHA DO CARNAVAL

TATUÍ PASSA A RECEBER SINAIS DA TV NOVO TEMPO

ALCKMIN AUTORIZA R$ 320 MIL PARA SANTA CASA DE TATUÍ

DUO DE TATUÍ VENCE CONCURSO DO PROGRAMA “PRÉ-ESTREIA”

STJ MANTÉM CONDENAÇÃO DE EX-VEREADOR QUE FICOU COM DINHEIRO DE ASSESSOR

CONTO DE NATAL TATUIANO SERÁ ENCENADO NESTE DOMINGO

NOTAS DE FALECIMENTOS

CONSERVATÓRIO ANUNCIA COMPRA DE INSTRUMENTOS

POLICIAIS – PILOTO MORRE EM PISTA DE TESTES DA FORD

LADRÕES FURTAM MATRIZES DE OVELHAS DORPER EM TATUÍ

INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS

MATÉRIAS OFICIAIS (Editais da Prefeitura de Tatuí e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: