MAURÍCIO ANTEVÊ O ESTATUTO DO IDOSO

O “Integração” sempre foi um jornal à frente de seu tempo. Com uma gama de colaboradores de peso e opinião, estes colunistas tinham a capacidade de antever fatos que aconteceriam no futuro.

Um exemplo é o artigo do jornalista Maurício Loureiro Gama, publicado na edição de 10 de maio de 1987. Estamos revirando os arquivos, após findar a publicação do jornal impresso, em 25/1/2025, e podemos rever publicações notáveis para a época

O jornalista tatuiano,  em um artigo na primeira página, intitulado “Declaração dos direitos dos velhos”, aborda 1987,  um fato que se tornaria realidade somente  13 anos depois. O artigo sugere  a criação deuma declaração de direito dos velhos, e descreve a discriminação dispensada aos idosos. Dia 1º de outubro de 2003, foi promulgada a Lei 10.741,  o “Estatuto do Idoso”. Em seu texto, as considerações do jornalista são tão atuais, que nem a nova lei, muda o tratamento dispensado até hoje às pessoas mais velhas.

Maurício Loureiro Gama foi um dos jornalistas mais influentes do Brasil, durante o período de sua militância na imprensa. E também teve o privilégio de ser o primeiro âncora da televisão brasileira, em 18 de setembro de 1950. Nesta data, Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi,  primeira emissora de televisão brasileira. Em anexo, a “Declaração dos Direitos dos Velhos”.

Deixe um comentário