Iniciativa promove a inclusão social e o acesso à cultura para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
EDIÇÃO 2309 – 21-12-2024
Na quinta-feira (5), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tatuí inaugurou o Centro Cultural de Inclusão e Arte (CCIA) “Pedro Couto”, com uma placa em homenagem aos anos de dedicação deste professor à instituição. A iniciativa visa promover a inclusão social e o acesso à cultura para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
O CCIA caracteriza-se como espaço transformador, que amplia o acesso a diversas formas de arte, como teatro, dança, coral, balé, fanfarra e musicalização. Além disso, oferece sessões de cinema inclusivo, com acessibilidade e conforto. O projeto do CCIA foi executado pela “Lei Paulo Gustavo” da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.
Na inauguração, o corte simbólico da fita foi realizado pelo presidente da Apae, Paulo Cardoso, pela aluna Graziela Amaral e pela gestora executiva Daliane Miranda. O evento contou ainda com a presença do representante da Federação Estadual das APAEs, Luís Fernando Dias, que enfatizou a relevância do espaço para o fortalecimento das ações e o incentivo à inclusão cultural. Houve números musicais e de dança, coral e exposição artística dos alunos da professora Ive Mariana Sad Belas. O Centro Cultural de Inclusão e Arte “Pedro Couto” localiza-se na sede da Apae de Tatuí, na Avenida Doutor Olavo Ribeiro de Souza, 10, Jardim Lucila.

