EDIÇÃO 2276 – 20-4-2024
Neste sábado (20), às 11 horas, na Praça da Matriz, o projeto “Música na Praça”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresenta a tradicional corporação musical “Santa Cruz” de Tatuí, com a regência de Sérgio Gonçalves de Oliveira, o “Maestro Lagartixa”. Seu repertório faz jus às “bandas de coreto”, com a execução de marchas tradicionais, com arranjos e composições de professores e maestros de Tatuí, dentre elas obras de Antônio Carlos Neves Campos, José Coelho de Almeida, Bimbo Azevedo, Spartaco Rossi, Marcelo Afonso e outros.

Com mais de 130 anos de tradição, a popular “Banda Santa Cruz”, como é conhecida, retornou à cena musical de Tatuí em agosto de 2023, também dentro do projeto “Música na Praça”, com nova diretoria e novos projetos sociais para a cidade, sob a presidência de Adilson Crescêncio. A corporação foi fundada em 28 de maio de 1887, por Francisco Paschoal Bailão, Antonio Godoy Moreira, Deolindo José Rocha e Alexandre José Machado.
A corporação sempre esteve presente nas diversas festividades cívicas e religiosas da cidade e representou Tatuí em diversos eventos em todo o Estado de São Paulo e Brasil. Esteve presente inclusive em momentos nacionais históricos. Dia 13 de maio de 1888, antes de completar seu primeiro ano de existência, saiu às ruas, juntamente com o povo, para comemorar a abolição dos escravos. No ano seguinte, 15 de novembro de 1889, participou das comemorações da Proclamação da República.
A Corporação Musical Santa Cruz passou a ser de “Utilidade Pública” pela Câmara Municipal de Tatuí, que aprovou a Lei nº 1.743, de 17 de agosto de 1984, e já teve vários “Mestres de Banda”: Bonifácio José da Rocha, os irmãos Januário Praxedes e Genésio de Campos, professor José Coelho de Almeida, Marcelo Aparecido Afonso (neto de Januário Praxedes Campos) e Sérgio Gonçalves de Oliveira, entre outros. A centenária banda tatuiana pode ser considerada uma das mais antigas do Brasil.

