EDIÇÃO 2265 – 27-1-2024
Nesta sexta-feira (26), às 19h30, ocorre a Santa Missa de Posse Canônica do novo pároco e reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição de Tatuí, padre Rogério José Pereira. A celebração será presidida pelo bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, da Diocese de Itapetininga, com a participação de padres, diáconos e religiosos. Todo o povo de Deus de Tatuí e região está convidado para participar.
Durante a missa, diversos ritos são realizados, como a leitura da nomeação do novo reitor pelo padre Luiz Paulo Batista Braga, chanceler da Diocese. A seguir, o padre Rogério é acolhido e revestido com as vestes sacerdotais (estola e casula). O momento é procedido pelo recebimento das chaves da Basílica e uma estola roxa (paramento que o padre usa para atender a confissão dos fiéis). Outros ritos são realizados após a homilia, como a renovação das promessas sacerdotais do novo reitor, sua profissão de fé e o seu juramento de fidelidade perante o bispo diocesano.
Em mensagem ao povo de Tatuí, padre Rogério diz que está chegando com o coração aberto, para poder oferecer tudo aquilo que aprendeu no seu tempo de sacerdócio. “A Igreja é uma grande missão. Nós oferecemos cada um à sua medida, como nos ensina a palavra de Deus: ‘Como membros de um corpo cada um tem a sua função’”, comentou. “Eu tenho a minha experiência de padre e vocês têm a experiência de vocês como paróquia, o desejo é dar continuidade”, diz o religioso, em referência aos trabalhos desenvolvidos pelo padre Élcio, que deixou a Basílica para assumir a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga.
Natural de São Miguel Arcanjo, padre Rogério José Pereira nasceu em 2 de dezembro de 1981 e foi ordenado diácono em 28 de maio de 2010, na Basílica de sua cidade natal. Em 29 de dezembro do mesmo ano, recebeu o grau da ordem sacerdotal pelas mãos de Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.
Padre Rogério é Bacharel em Filosofia pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia João Paulo II. Sua formação religiosa se deu no Seminário Diocesano São João Paulo II. De 2011 a 2012, foi vigário da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga, até ser transferido para a Paróquia Divino Espírito Santo, de Angatuba, onde permaneceu até assumir a Basílica de Nossa Senhora da Conceição de Tatuí.

