SECRETARIA DA SAÚDE CONTABILIZA 38 CASOS DE DENGUE NO ANO PASSADO

Foto: Nebulizações portáteis são ações importantes no combate ao “Aedes Aegypti”.

EDIÇÃO 2262 – 6-1-2024

         A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de combate à dengue, anunciou que foram registrados 38 casos da doença em Tatuí, no período de 1º de janeiro a 20 de dezembro de 2023. Deste total, 24 casos são autóctones (contraídos na própria cidade) e 14 são “importados” (contraídos em outras localidades). A informação foi divulgada durante a última reunião do ano, dia 21 de dezembro, para debater e avaliar as ações em Tatuí no combate ao mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da dengue. Foram 14 casos a mais, em comparação com 2022.

         A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração dos munícipes para combater o mosquito, especialmente neste período epidêmico. “Até maio de 2024 é uma época propícia para a proliferação dos focos do ‘Aedes Aegypti’, em virtude do calor e das chuvas”, ressalta a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa. Ela lembra ainda que “os sorotipos 2 e 3 da Dengue, além do vírus Chikungunya, já estão presentes no Estado de São Paulo”.

         A população pode colaborar, mantendo limpas as residências, quintais, terrenos e garagens e retirando dali todos os entulhos e objetos que possam acumular água, como garrafas, baldes, pneus, vasos e latas. É necessário ainda tampar bem as caixas de água, limpar calhas, piscinas e ralos e trocar a água dos animais de estimação. O descarte dos materiais que podem acumular água e tornar-se criadouros do mosquito deve ser realizado nos Ecopontos. A lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento, está em: www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/.

         Caso a pessoa apresente sintomas de doenças causadas pelo “Aedes Aegypti”, deve procurar uma unidade de saúde, para receber o diagnóstico e tratamento adequado. O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados ou casas recém-construídas, sem moradores e com piscinas sujas, para a Ouvidoria Municipal, pelo site: tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos fones: 0800-770-0665, 3251-3576 e 3305-8855.

Deixe um comentário