Banda Lyra Tatuí encerra atividades

Lyra Tatuí 1850

A Orquestra de Metais Lyra Tatuí, formada por estudantes de escolas públicas da cidade, e formada em 2002 pelo maestro Adalto Soares e percussionista Sílvia Zambonini, encerra suas atividades na cidade, pelo menos com este nome. Este semanário entrevistou o maestro Adalto e ele conta que vai trabalhar como professor da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Adalto afirma que “para minha vida é muito bom, porque estou ascendendo na minha profissão”.

Na última semana, o Jornal integração foi informado que o maestro Adalto estaria requisitando os uniformes e instrumentos que estavam com integrantes da Lyra Tatuí. Ao ser questionado, ele diz que “todo o acervo musical é sua propriedade, inclusive os uniformes foram adquiridos com meu dinheiro”. No entanto, o maestro esclarece que “alguns instrumentos foram doados e estão retornando a seus donos de origem. Alguns deixarei com pessoa de minha confiança para dar continuidade ao projeto, mas com outro nome, porque Lyra Tatuí é de minha propriedade, com registro no INPI (entidade federal onde se registra marcas)”, salienta Adalto.  O nome da pessoa que vai assumir Adalto não quis revelar e somente informa que “no momento certo, todos vão saber”.

Uma história de sucesso

A Orquestra de Metais Lyra Tatuí ostenta, em seu currículo, uma história de grande sucesso e muita projeção, até mesmo internacional. Em 2007, a banda tatuiana participou da terceira edição do Festival Internacional de Inverno de Brasília. Os músicos tatuianos se apresentaram na porta do Ministério de Turismo e mostraram seu talento. Neste ano, o MTur disponibilizou R$ 250 mil para o festival e a Lyra Tatuí foi um dos grupos beneficiados, informa o site do ministério. O maestro Adalto Soares sempre preconizou que para participar da Lyra, formada por cerca de 70 crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, os jovens devem ter disciplina, frequentar os ensaios e preencher seu tempo fora da escola. Dessa forma, alguns se revelam como novos talentos.

Entre suas conquistas, a Lyra Tatuí ostenta os títulos de campeã no Concurso Nacional da Federação de Bandas, como melhor banda de São Paulo. Foi considerada a melhor banda do Concurso Nacional Aberto Arujá e realizou apresentações em muitas cidades da Alemanha. Em Tatuí, era uma das principais atrações do desfile cívico do dia 11 de agosto, quando se comemora o aniversário da cidade. Vera Holtz foi escolhida a madrinha da banda e chegou a promover a Lyra Tatuí na Rede Globo. Inclusive, a entidade “In Música Instituto Adalto Soares” consta na internet como sediada na Rua José Bonifácio, 900, residência da atriz em Tatuí.

8 comentários em “Banda Lyra Tatuí encerra atividades

  1. Mais uma vergonha, para nossos políticos nas suas políticas de “Não Cultura” em nosso País. Deixar morrer um trabalho maravilhoso como esse.

  2. Notícia muito triste. .. Espero que nossos representantes de cintinuidade e principalmente tenha investimentos p continuidade desse trabalho maravilhoso. ..

  3. É uma pena, o encerramento dessa banda maravilhosa, que deixa muita saudades, assim como as outras bandas dessa cidade, que fizeram a alegria do povo tatuianos, me refiro as bandas sta cruz e a banda são martinho, que deixaram muita saudades também, infelizmente, o que é de boa qualidade acaba rápido.

  4. Na data de hoje (01-06-2018) fiz um comentario elogiando esta orquestra, e horas depois me deparo com esta noticia de que a Orquestra foi extinta. Lamentável, pois até a pouco eu não sabia, e tendo um video desta Orquestra, estava assistindo pela décima vez, talvez, e então fiz este elogio. Muito chocado em saber que não haverá mais apresentação da mesma. Tomara que a Orquestra volte…

  5. É inacreditável que esse tipo de atividade, não tenha o respeito e a dignidade que lhe é devida!
    É uma pena maestro Adalto e só me manifestei hoje, porque só hoje soube do ocorrido.
    Sinto muito!
    Se fosse um roubo, um assassinato saberíamos por todos os canais de divulgação…é sofrível!

Deixe um comentário