Anúncios

Banda Lyra Tatuí encerra atividades

by

Lyra Tatuí 1850

A Orquestra de Metais Lyra Tatuí, formada por estudantes de escolas públicas da cidade, e formada em 2002 pelo maestro Adalto Soares e percussionista Sílvia Zambonini, encerra suas atividades na cidade, pelo menos com este nome. Este semanário entrevistou o maestro Adalto e ele conta que vai trabalhar como professor da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Adalto afirma que “para minha vida é muito bom, porque estou ascendendo na minha profissão”.

Na última semana, o Jornal integração foi informado que o maestro Adalto estaria requisitando os uniformes e instrumentos que estavam com integrantes da Lyra Tatuí. Ao ser questionado, ele diz que “todo o acervo musical é sua propriedade, inclusive os uniformes foram adquiridos com meu dinheiro”. No entanto, o maestro esclarece que “alguns instrumentos foram doados e estão retornando a seus donos de origem. Alguns deixarei com pessoa de minha confiança para dar continuidade ao projeto, mas com outro nome, porque Lyra Tatuí é de minha propriedade, com registro no INPI (entidade federal onde se registra marcas)”, salienta Adalto.  O nome da pessoa que vai assumir Adalto não quis revelar e somente informa que “no momento certo, todos vão saber”.

Uma história de sucesso

A Orquestra de Metais Lyra Tatuí ostenta, em seu currículo, uma história de grande sucesso e muita projeção, até mesmo internacional. Em 2007, a banda tatuiana participou da terceira edição do Festival Internacional de Inverno de Brasília. Os músicos tatuianos se apresentaram na porta do Ministério de Turismo e mostraram seu talento. Neste ano, o MTur disponibilizou R$ 250 mil para o festival e a Lyra Tatuí foi um dos grupos beneficiados, informa o site do ministério. O maestro Adalto Soares sempre preconizou que para participar da Lyra, formada por cerca de 70 crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, os jovens devem ter disciplina, frequentar os ensaios e preencher seu tempo fora da escola. Dessa forma, alguns se revelam como novos talentos.

Entre suas conquistas, a Lyra Tatuí ostenta os títulos de campeã no Concurso Nacional da Federação de Bandas, como melhor banda de São Paulo. Foi considerada a melhor banda do Concurso Nacional Aberto Arujá e realizou apresentações em muitas cidades da Alemanha. Em Tatuí, era uma das principais atrações do desfile cívico do dia 11 de agosto, quando se comemora o aniversário da cidade. Vera Holtz foi escolhida a madrinha da banda e chegou a promover a Lyra Tatuí na Rede Globo. Inclusive, a entidade “In Música Instituto Adalto Soares” consta na internet como sediada na Rua José Bonifácio, 900, residência da atriz em Tatuí.

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

5 Respostas to “Banda Lyra Tatuí encerra atividades”

  1. Ana Lúcia dos Santos Guimarães Says:

    Espero que realmente dêem continuidade, é um trabalho muito importante para a sociedade.

  2. Leon Levy Says:

    Sr. Prefeito , Srs Empresários, vale a pena deixar este lindo projeto morrer? Que pena!

  3. Jandir Jorge de Souto Says:

    Mais uma vergonha, para nossos políticos nas suas políticas de “Não Cultura” em nosso País. Deixar morrer um trabalho maravilhoso como esse.

  4. Bianca Benitez Says:

    Notícia muito triste. .. Espero que nossos representantes de cintinuidade e principalmente tenha investimentos p continuidade desse trabalho maravilhoso. ..

  5. maestro sérgio guimarães Says:

    Um trabalho que se interrompe…Parabens amigo Maestro Adalto..deixarão saudades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: