Anúncios

Página 6 de 21 de Setembro de 2013

by
– REGIÃO EM SINTONIA –

BOITUVA TERÁ NOVO FÓRUM

Marcusso e Camarez 1769

Na segunda-feira (16), o prefeito Edson Marcusso e o deputado estadual João Caramez foram recebidos na Secretaria Estadual da Justiça pela secretária Eloísa de Souza Arruda. Na pauta, a construção de um novo Fórum para Boituva.  No sábado (14), o Diário Oficial do Estado de São Paulo trouxe a publicação do Edital da Concorrência Pública do novo prédio, que está orçado em R$ 10,4 milhões. A abertura dos envelopes irá acontecer no dia 18 de outubro, às 10h, em São Paulo.

LEI NOMEIA COMPLEXO VIÁRIO NA CASTELLO

No sábado (14), o Diário Oficial do Estado de São Paulo trouxe a publicação da Lei nº 15.114, de autoria do deputado estadual Campos Machado (PTB), sancionada no dia anterior pelo governador Geraldo Alkmin, que dá o nome de “Francisco Lopes” ao Complexo Viário localizado no km 156,990 da Rodovia Castello Branco, no município de Quadra.  Francisco Lopes foi motorista de ônibus e um dos entusiastas da emancipação política do município, em 1993. Faleceu em 1998, aos 68 anos. Era casado com Maria José de Oliveira Lopes, com quem teve os filhos: José Antonio, José Vanderlei, José Onivaldo, José Valdir (prefeito de Quadra entre os anos de 1996/1999) e Márcio.

HOMENAGEM DA ALESP

PAULORIBEIRO 1767

No sábado (14), o Diário Oficial do Estado de São Paulo  publicou a Lei Estadual nº 15.119, de autoria do deputado estadual Samuel Moreira (PSDB), com a sanção  do governador Geraldo Alckmin, denominando de “Paulo Ribeiro” ao Viaduto na SP-141 (Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto), no Km. 26,100. Paulo Ribeiro faleceu aos 93 anos, foi prefeito de Tatuí em duas gestões (1964/67 e 1972/76),  vereador, presidente da Câmara Municipal, professor de Geografia, poeta e seresteiro.

CIDADES PORTUGUESAS NO SESI

Até dia 29 deste mês, o Sesi de Tatuí sedia a exposição “Cidades Portuguesas”, do fotógrafo Paulo Miguel. Para compor a mostra, Miguel percorreu nove municípios de Portugal e ressalta, em seus registros, as características que diferenciam estas cidades. A mostra fica aberta de terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas, na Avenida São Carlos, nº 900, Vila Dr. Laurindo, com entrada franca.

CURSO DE MANUTENÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS

Estão abertas no Sindicato Rural Patronal de Tatuí as inscrições para o curso de “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas”, que será ministrado no período de 1º a 5 de outubro. O curso é realizado em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Mais informações pelo fone: (15) 3251-4320.

GRUPO DE PERCUSSÃO EM “CONCERTO DIDÁTICO”

Dia 27 de setembro, às 14 horas, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí apresenta mais um “concerto didático” no Teatro “Procópio Ferreira”, com o tema: “O Universo da Percussão”. O concerto tem entrada gratuita e coordenação do professor Luís Marcos Caldana.

FILMES COM EXIBIÇÃO GRATUITA

A mostra finalista do “9º Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema”, em cartaz no Cat-Sesi “Wilson Sampaio”, com entrada gratuita ao público, está chegando ao fim. Na quinta-feira (26), às 19h30,  será exibido o filme “Era uma Vez Eu, Verônica”, com direção de Marcelo Gomes. A mostra se encerra dia 3 de outubro, às 14 horas, com “Sudoeste”, dirigido por Eduardo Nunes.

POUPATEMPO DO PRODUTOR RURAL VISITA QUADRA

No período de 23 a 27 de setembro, a unidade móvel do “Poupatempo do Produtor Rural” estará no município de Quadra, onde atenderá a população das 10 às 16 horas, na Praça da Matriz. Mais de cinquenta serviços do Governo do Estado serão oferecidos, inclusive os da Secretaria de Estado da Agricultura.

“ROSA CRUZ” PROMOVE PALESTRA

Neste sábado (21), às 16 horas, no Museu Paulo Setúbal de Tatuí, a Escola Internacional da Rosa Cruz Áurea promove a palestra “O Cristianismo Original”. Neste evento, os participantes serão questionados sobre a incapacidade dos seres humanos de se manter firmes e constantes nas orientações e nos ensinamentos cristãos e sobre a falta de amor e compreensão, mesmo na presença do imenso desejo de uma vida plena, que irradie amor, bondade, verdade e justiça.

“O homem poderia ser um titã de forças, mas permanece estagnado nos limites de seu hábitos mentais”, diz a mensagem da Escola Rosa Cruz. A entrada para a palestra é franca e o Museu Paulo Setúbal se localiza na Praça Manoel Guedes, nº 98, no Centro de Tatuí.

– ARTIGO –

NOVO CICLO DE EXPANSÃO ESTÁ AÍ!

Prof. Clodoaldo Rodrigues Nunes

O título desta matéria não é nosso. É de autoria do mestre em economia Yoshiaki Nakano, Professor, Doutor e Diretor da FGV/EESP, em artigo publicado no Jornal Valor Econômico de 10/09/2013, página A-15. Vale lembrar que dentro das nossas limitações, já tratamos também deste assunto em artigo publicado nesta mesma página do “Jornal Integração” de 10/08/2013. Evidentemente, passamos longe da profundidade atingida pelo eminente professor, agora mencionado, e que queremos comentar.

Segundo Nakano, citando o falecido economista Ignácio Rangel, aquele ponto de estrangulamento da economia que em determinado período exige fortes investimentos, no período seguinte, converte-se na locomotiva que vai comandar a expansão econômica. E conclui com as seguintes palavras: “ A locomotiva aí está na nossa cara: é o  programa de concessões de infraestru-tura anunciado há um ano pela presidente Dilma”. Todas as condições para esta empreitada estão dadas ou em outras palavras, a infraestrutura rodoviária, ferroviária e aero-viária exige bilhões de reais de investimentos. Estes recursos existem em abundância a juros baixos nas mãos de investidores que buscam aplicação.

E sem perder de vista o chamado efeito multiplicador, gerado sobre o dinheiro colocado em infraestrutura, estudos recentes realizados em países da Europa mostraram que cada 1 euro, assim aplicado, resultou num aumento de 14 euros. Portanto, se é preciso turbinar a economia brasileira para um novo ciclo de desenvolvimento, o caminho está traçado, restando, pois, a remoção de obstáculos como a incompetência burocrática e os inegáveis preconceitos ideológicos, ainda presentes na construção do moderno capitalismo no Brasil e no mundo.

Enquanto assim agimos, vamos nos preparando para atacar os gargalos históricos que impedem o Brasil contemporâneo, de usar todo seu potencial físico e humano como nação desenvolvida: o atraso na educação, na produção de ciência e tecnologia. Sobre isto voltaremos a falar numa próxima oportunidade.

– CRÔNICA –

PROCURANDO SE ACHA

J. RIGOLÃO

Esta crônica já estava escrita na véspera da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira (18), em relação aos “mensaleiros”. Portanto, escrevo para “um futuro que já será passado”. Algo mais ou menos como um torcedor fanático aguardar que uma derrota do seu time, em uma partida de futebol já terminada, se transforme em uma vitória.

Demorei bastante para decidir se valeria a pena publicar estes escritos. Confesso que somente tomei a decisão empurrado pela preguiça, auxiliada pelo tempo escasso e a difícil escolha de um tema para a crônica da semana. Eu não esperava encontrar pela frente uma teimosia incomum.

Presumo que a principal razão da minha memória não estar colaborando, como de hábito, seja a verdadeira enxurrada que tomou conta de nossa mídia. Nos jornais, nas rádios, nas televisões, na Internet e até nos “papos de botequim”, todos estão envolvidos pela discussão dos enigmáticos – para a grande parte da nossa população, onde também me incluo – “embargos infringentes”.

É motivo de alegria observar o grande interesse demonstrado pelo nosso povo na expectativa da decisão do STF. Sinal de que os brasileiros estão hoje mais politizados e atentos ao resultado dos trabalhos do tribunal.

Não existem atalhos. Temos uma constituição plenamente em vigor, que deve ser respeitada e, para isso, contamos com o STF, seu guardião. Afinal, uma dezena de longos anos já se passaram desde a respectiva denúncia do “mensalão”. Que a punição seja aplicada de acordo com as leis. Mas creio que seria impensável, para milhões de brasileiros, ver condenados saírem livres, pela porta da frente do tribunal.

Quando vocês estiverem lendo esta crônica, a decisão em Brasília já foi tomada. Me limito a não emitir mais nenhuma opinião, mas gostaria de deixar registrados aqui pensamentos e conselhos de escritores famosos, na esperança de que suas palavras nos ajudem a iluminar nossos caminhos.

            “Erradicar um preconceito é tão doloroso como extrair um nervo” – De Primo Levi (1919-1987), escritor italiano.

“Os homens nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos” – De George Bernard Shaw (1856-1950), dramaturgo irlandês.

“A ciência pode classificar órgãos de um sabiá. Mas não pode calcular quantos cavalos de força existem nos encantos de um sabiá” – De Manoel de Barros, 82 anos, poeta brasileiro.

“Devo meu sucesso a ouvir respeitosamente os melhores conselhos e, depois, a fazer o contrário” – De Gilbert Keith Chesterton (1874-1936), crítico inglês.

“Não acreditamos em reumatismo e nem em amor verdadeiro até o primeiro ataque” – De Marie Von Ebner-Eschenbach (1830-1916), escritora austríaca.

“Que mistério é esse que faz com que o desejo de contar histórias se transforme em uma paixão e com que alguém seja capaz de morrer por algo que não pode ser visto nem tocado – a literatura – e que não serve para nada?” – De Gabriel Garcia Marques, 72 anos, escritor colombiano.

“Para sermos felizes, devemos deixar de lado a certeza da nossa breve existência, precisamos nos considerar como parte de uma corrente contínua, que corre desde o primeiro germe até um futuro remoto e desconhecido” – De Bertrand Russel (1872-1970), filósofo inglês.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Página 6 de 21 de Setembro de 2013”

  1. Destaques de 21 de Setembro de 2013 | Jornal Integração Says:

    […] Página 6 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: