Anúncios

Destaques de 19 de Setembro de 2010

by

Exclusivo Online

MUSEU PAULO SETÚBAL REABRE AO PÚBLICO APÓS QUINZE MESES

Museu Paulo Setúbal.

Museu Paulo Setúbal, prédio histórico da cidade de Tatuí, reabre suas portas.

O Governo do Estado de São Paulo reinaugura na segunda-feira, dia 20 de setembro, o Museu Paulo Setúbal de Tatuí, com uma nova exposição permanente. Após quinze meses fechado ao público, período no qual passou por reformas e recebeu investimentos de R$ 794,6 mil, o museu está pronto para reabrir as portas e promete surpreender os visitantes. O espaço histórico possui agora auditório, reserva técnica, sala de administração e sala para exposições temporárias.

”Por ser um local de enorme relevância, voltado ao patrimônio histórico e às tradições, o museu precisa ser moderno, acessível e atualizado”, disse a secretária de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. “Depois das obras e das mudanças feitas, e com a nova exposição, o museu Paulo Setúbal torna-se um dos mais importantes centros culturais da região”, completou.

O prédio de três andares, datado de 1920, e localizado na Praça Manoel Guedes, na região central de Tatuí, foi projetado para ser uma cadeia pública, e chegou a abrigar o fórum da cidade. Com a reforma, o imóvel ganhou medidas sustentáveis, como iluminação de baixo consumo energético, e readequação do espaço para atender pessoas portadoras de deficiência e mobilidade reduzida, através da implantação de rampas e elevador, reforma dos banheiros, ajuste de degraus, barras de segurança, guarda-corpo e corrimão, de acordo com as normas técnicas e legislação vigente.

A nova exposição irá contemplar alguns recortes da história de Tatuí. O subsolo será dedicado para contar as participações de tatuianos em conflitos armados e as curiosidades do acervo do museu. No térreo, a vida e obra do escritor e jornalista Paulo Setúbal poderá ser apreciada pelos visitantes. O pavimento superior mostrará a formação da cidade, os primeiros habitantes, movimentos populacionais, os colonizadores e os conflitos gerados por eles e a presença dos tropeiros na região.

Entre as novidades multimídias, o museu irá disponibilizar um jogo de computador no qual o participante assumirá o papel de um tropeiro no século 19 e sairá pelo Brasil, vendendo seus produtos. O enredo deste jogo é a trajetória percorrida pelo tropeiro de Viamão, no Rio Grande do Sul, até a vila de Sorocaba, em São Paulo, mostrando os perigos e as adversidades que os comerciantes encontravam durante o percurso.

Segundo Angélica Fabbri, museóloga e diretora da Associação Cultural de Amigos do Museu “Casa de Portinari” (ACAM Portinari) – organização social de cultura responsável pela gestão do museu, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura – ocorreu uma grande conquista na reestruturação do museu de Tatuí, não só do ponto de vista conceitual.

“A instituição foi profundamente modificada em sua própria dinâmica. Aconteceu uma valorização do prédio, de forma a aproveitar o imóvel e mostrar seu significado para a cidade. O objetivo é que este espaço se torne representativo para Tatuí, explorando seus aspectos culturais, sociais e econômicos. A figura de Paulo Setúbal, tatuiano ilustre no cenário cultural, também é contemplada com destaque”, afirmou Angélica.

Principais notícias desta edição

NOVO PRÉDIO DO FÓRUM DEVERÁ SER INAUGURADO NA PRÓXIMA SEGUNDA

60 ANOS DE TV: TATUIANO FOI O PRIMEIRO ÂNCORA DO TELEJORNALISMO BRASILEIRO

CARREATA ABRE SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO EM TATUÍ

CÂMARA EXONERA SERVIDORES APROVADOS EM CONCURSOS ANULADOS

TATUÍ GANHA NOVO EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL

EXPOSIÇÃO NO SESI DE TATUÍ RETRATA INDÚSTRIA DA PESCA

MENINGITE CAUSA MORTE DE CRIANÇA EM TATUÍ

SEMANA DE ARBORIZAÇÃO URBANA INICIA ATIVIDADES

CARACTÉRISTICAS DE UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE – DANIEL GOULART

COLUNA FILATÉLICA – CARLOS ROBERTO FAVARÃO

ANGÚSTIA – CRÔNICA DE J. RIGOLÃO

DESTAQUES ECONÔMICOS – ANTONIO JOSÉ MARTINS

COLUNA GENTE – FOTOS E NOTAS SOCIAIS

RESUMO DAS NOVELAS

PALAVRAS CRUZADAS

MENINGITE, UMA DOENÇA QUE OCORRE EM TODAS AS IDADES – DR. JORGE SIDNEI

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL APROVA QUATRO PROJETOS DE LEI

GINCANA COMEMORA ANIVERSÁRIO DE GRUPO ESCOTEIRO

CONSELHO DE BAIRROS DESLIGA CINCO ASSOCIAÇÕES DE SEU QUADRO

CANAL 1 – NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO

CLASSIFICADOS – IMÓVEIS, VEÍCULOS E OUTROS

NOTAS DE FALECIMENTOS

FARMÁCIAS DE PLANTÃO – DROGARIA AVALLONE III

COLUNA POLICIAL – ASSALTO A LOJA DE INFORMÁTICA

INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS – VARIEDADE EM CADEIRAS NA TATUIMOV

COLUNA DE ESPORTES – CAMPEONATO VARZEANO COMEÇA DOMINGO

MATÉRIAS OFICIAIS (Leis e Decretos da Prefeitura de Tatuí, Atos da Câmara Municipal, Editais do Fórum da Comarca e Editais de Casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: