Postagem 4/2/2026 – 8h00
PRESIDENTE DO STF ANUNCIA ELABORAÇÃO DO “CODIGO DE ÉTICA”
Nesta segunda-feira (2), na abertura do “Ano Judiciário”, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, o presidente Edson Facchin disse que a elaboração de um “Código de Ética” para a Suprema Corte do Brasil será prioridade de sua gestão. O Chefe do Poder Judiciário do Brasil anunciou que o trabalho inicia dia 12 de fevereiro e a ministra Carmen Lúcia Antunes como relatora do novo código. O Jornal Integração já antecipou, nessa página on-line, que o presidente Facchin havia convidado os ministros aposentados Celso de Mello e Rosa Weber para participar do grupo de estudos. Esse importante documento vai nortear a conduta dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e, por consequência direta, dever atingir a magistratura brasileira. Em seu pronunciamento, Facchin reconhece as críticas dirigidas ao Poder Judiciário e faz um chamado à autocorreção institucional. Veja matéria completa no link abaixo:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
FEIRA DO DOCE PODE SE INSTALAR EM TIETÊ
Dia 27 de janeiro, uma reunião entre o secretário Felipe Mello (Turismo) e a diretoria da Aprodoce de Tatuí pode resultar na realização da Feira do Doce, criação do tatuiano Jorge Rizek, na cidade de Tietê. O reconhecimento regional do evento, realizado anualmente em Tatuí, pode se transformar em valorização da produção e o fortalecimento da economia, aponta a Prefeitura de Tietê. Eraldo Fernandes da Silva, do gabinete da Secretaria da Cultura tieteense também participou do encontro e se empenha na parceria entre as duas cidades.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
INSCRIÇÕES ABERTA PARA O EJA DO SESI
Até o dia 8 de fevereiro, a unidade do Sesi de Tatuí está com inscrições abertas e gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A matricula é exclusivamente no site e a turma inicia as atividades dia 9 de fevereiro. A EJA abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano). Na região de Sorocaba, a “EJA Profissionalizante” funciona apenas nas unidades de Sorocaba e Itu. Os cursos disponíveis e as matrículas para a cidade de Tatuí estão no link abaixo:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
A IMPORTÂNCIA DO CONSERVATÓRIO PARA CIDADES DA REGIÃO
Maestro Neves mobilizava o Conservatório e apresentava desde óperas até concertos.
Na segunda-feira (2), a Prefeitura de Bauru abriu inscrições para transporte de alunos daquela cidade para estudar música no Conservatório de Tatuí. São 25 vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de fevereiro. As viagens são às segundas-feiras e a vigência é de 23 de fevereiro a 29 de junho deste ano.
Falta de alunos – Nesta semana, a O.S. Sustenidos abriu inscrição para novas matrículas no Conservatório. Segundo publicações antigas do Jornal Integração, nunca houve sucessivas chamadas para matriculas na escola de música. O maestro Antonio Carlos Neves Campos (foto), já falecido, em razão da alta procura, mantinha até lista de espera, em uma única abertura das vagas. A atual administração peca pela incapacidade, ao introduzir mudanças no ensino pedagógico. Tentou extinguir o Alojamento “João Eurico de Mello Toledo”. Só não conseguiu porque houve mobilização popular para impedir. O curso de Iniciação Musical, para crianças de 4 a 8 anos, não mais existe. Segundo justificativa da “Sustenidos”, na prorrogação do seu contrato para 2026, argumenta que “já existe o “Projeto Guri” no município. Esse projeto é uma cópia do ensino musical nas escolas da Venezuela. A Iniciação Musical do Conservatório de Tatuí foi implantada em 1973, através de decreto estadual expedido pelo então governador Abreu Sodré. É um método fundamental para oferecer oportunidade para crianças, de todas as classes sociais, para aprender música clássica e até MPB. Cartazes recentes, afixados nos prédios da escola de música, sugeriam que a “Sustenidos”, pela seleção por idade, espantavam futuros alunos e não os acolhiam. Somente um fato deixa a imprensa séria intrigada: Qual a razão de o Governo Tarcísio de Freitas não valorizar o Conservatório, que já foi referência no ensino musical na América Latina? Por ser ele carioca e a escola pertencer aos paulistas, entendemos ser um pretesto inacreditável.
Big Band do Conservatório de Tatuí & Eduardo Neves (2013)
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
GOVERNO DO ESTADO INFORMA QUE CONCLUIU CRECHES
A assessoria de imprensa do Governo de São Paulo diz que concluiu 605 obras em escolas e creches na região de Sorocaba, no período entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025, com investimento de R$ 251,4 milhões. Na atual gestão, também foram inauguradas 11 unidades do Programa Creche Escola, nas cidades de Areiópolis, Boituva, Capela do Alto, Guareí, Iperó, Itu, Jumirim, Ribeira, Salto, Tatuí e Votorantim. Os espaços são destinados a crianças de zero a cinco anos de idade.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
TATUÍ PODE INVESTIR NO ESPORTE OLÍMPICO
O Governo Federal (Lula3 – foto) investe R$ 741.173,25 em obras no Centro Esportivo “Major Sílvio Magalhães Padilha”, na Rua Professor Oracy Gomes, em Tatuí. Se a Prefeitura Municipal tiver interesse, a Secretaria de Esportes, após o término da obra, pode investir em treinamento de esporte olímpico, na área de atletismo. E se a verba que consta de uma placa na frente da obra, for bem aplicada, servirá para preparar atletas olímpicos para 24 Centros de Formação Esportivos, implantados pelo Governo do Estado (Tarcísio1), em 22 municípios paulistas. Os centros serão nos municípios de Campinas, Ourinhos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São Manuel, Araraquara, Batatais, Novo Horizonte, Praia Grande, Americana, Jundiaí, São Roque, Ribeirão Preto, Ilhabela, Caraguatatuba, Bauru, Sorocaba, Mauá, Paulínia, Araçatuba e Santos.
Modalidades e vagas – Ao todo, são 15 modalidades esportivas ofertadas: ginástica de trampolim, vôlei, boxe, judô, ciclismo, basquete, jiu-jitsu, futsal masculino, karatê, futebol de campo feminino e masculino, esportes equestres, handebol, ginástica rítmica e atletismo. A faixa etária varia de acordo com cada projeto, com idade máxima de 17 anos. São disponibilizadas 650 vagas ao todo e o ingresso nos centros ocorre por meio de processos seletivos (peneiras), que avaliam critérios técnicos e físicos definidos para cada modalidade.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
PESQUISADORA ESTUDA POPULAÇÃO NEGRA DE TATUÍ
Dia 30 de janeiro, foi exibido o primeiro episódio da 1ª temporada de “Desterro Negro Tatuiano – Marias, Josés e Outras Histórias”, projeto idealizado pela jornalista e pesquisadora Rafaele Breves. O objetivo do trabalho cultural é recuperar, registrar e valorizar a memória da população negra de Tatuí, por meio de entrevistas, relatos orais e arquivos pessoais. Após a divulgação de todos os episódios da série em vídeo, o projeto resultará na criação de um site de memória, reunindo acervo visual e documental, que ficará disponível ao município e às futuras gerações. Os vídeos podem ser vistos no link
www.youtube.com/@DesterroNegro
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
CAT-SESI DE TATUÍ ENTRA NA FOLIA DO CARNAVAL
Dia 7 de fevereiro, o Cat-Sesi de Tatuí apresenta programação de Carnaval ao longo de toda a tarde, com atividades voltadas a diferentes perfis de público. A Sala com Jogos, das 13h às 15h40. Às 14h, a Dança Folia para o público entrar no clima carnavalesco. O encerramento será às 16h, com o Borogodó do Samba, garantindo samba raiz para animar a tarde e manter a energia em alta.
………………………………………………………...
Literatura – Dia 28 de fevereiro, das 14 às 16 horas, será a Feira de Troca de Livros, com a finalidade de incentivar o acesso à leitura e o compartilhamento de histórias. O público pode levar livros usados, em bom estado de conservação, para trocar por novas leituras. Não serão aceitos livros didáticos, de idiomas, dicionários, manuais ou revistas. Os eventos são gratuitos e destinados às famílias. Mais informações no link:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
POLÍCIA DE TATUÍ APURA CASO DE APROPRIAÇÃO DE BENS DE IDOSA
Dia 27 de janeiro, uma mulher, 71 anos, compareceu no plantão da Polícia Civil de Tatuí e prestou queixa contra seu filho, que se apropria de seu dinheiro e também de um celular. O caso vai ser apurado de acordo com o artigo 102, como crime consumado, da Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso). O autor vai ter que se explicar no Poder Judiciário.
Proteção ao Idoso – Antes do advento do Estatuto do Idoso, as pessoas com mais de 60 anos já eram protegidas pela Constituição Federal/1988 (Artigo 230). Bárbara Landin*, em um trabalho acadêmico, destaca que “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”. Com o avançar da idade os pais, muitas vezes, necessitam do suporte antes prestado, surge, com isso, o dever do filho maior, sendo capaz e dependente, é amparar nos momentos em que se encontram mais vulneráveis e totalmente dependentes dos cuidados tanto financeiro, quanto afetivo de um terceiro, que como o objeto de estudo, serão os seus descendentes de 1° grau. O dever do filho maior será garantir e tornar efetivo os direitos que almejem a proteção da pessoa idosa, frente a ser a pessoa responsável pelo bem estar e vida digna do seu genitor, como prevê a Constituição Federal”. (Texto de Bárbara Emannuelly Guimarães Landin – Acadêmica de Direito da Facimp, de Imperatriz).
O que é Idoso para constituição Federal (link abaixo):
https://www.youtube.com/watch?v=b-o_NE-VQ9E
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
ASSALTO – Dia 27 de janeiro, no período noturno, um homem de 40 anos foi vítima de assalto, após desembarcar na rodoviária de Tatuí. Ele seguiu pela Avenida Firmo Vieira de Camargo, em direção ao Supermercado São Roque. Dois indivíduos, armados com uma faca, o ameaçaram e roubaram uma bolsa, com todos seus pertences.
FURTO – Dia 27 de janeiro, 11h35, uma moradora de rua furtou um celular em uma residência, na Viela São Manoel, em Tatuí. Ele pediu um copo de água para um idoso debilitado, morador da casa. Enquanto ele foi buscar a água a autora conseguiu furtar o aparelho.
ESTELIONATO – Dia 29 de janeiro, mais uma vítima caiu no golpe do falso funcionário do Bradesco. A mulher de 51 anos recebeu uma ligação e o estelionatário a informou que havia uma transação estranha em sua conta. Ela acreditou, passou seus dados e foi lesada com quatro transferências, via PIX, nos valores de R$ 2.734,52, R$ 1.999,38, R$ 410,11 e R$ 933,33, para a conta de pessoas desconhecidas. Se torna rotina esse golpe em Tatuí, utilizando a agência do Bradesco. O banco deve tomar alguma providência e alertar seus correntistas. Ao que tudo indica, os golpes aplicados através do PIX devem diminuir. Desde segunda-feira (2), os bancos possuem dispositivo para rastrear o dinheiro desviado, em todas as contas que podem ser transferidas.
ESTELIONATO – Dia 29 de janeiro, uma mulher de 77 anos, residente na Rua Vereador Lucas Pelagalli, em Tatuí, foi vítima de golpe aplicado através do WhatsApp. Ela recebeu uma mensagem de um estelionatário, que se passou pela sua filha. O farsante conseguiu que a vítima pagasse um boleto bancário no valor de R$ 1.919,92. A idosa só descobriu o golpe quando entrou em contato com sua filha.
PRESO POR HOMICÍDIO – Dia 1º de fevereiro, 11h10, guardas municipais levaram para a Delegacia de Polícia um indivíduo, que supostamente estaria pescando com tarrafa, em um lago na Praça Mário Cóscia, em Tatuí. Na Policia Civil foi constatado que o detido deu nome falso. Na pesquisa policial descobriram seu verdadeiro nome e que era procurado pela prática de um homicídio. Na segunda-feira (2), A Vara Regional de Garantias, de Sorocaba, na Audiência de Custódia manteve a prisão. Em nota, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou que a prisão ocorreu para cumprir um mandado de prisão em aberto. O envolvido é suspeito de matar e enterrar o corpo da própria filha no quintal de uma casa, na cidade de Ilha Comprida (SP).
FURTO EM RESIDÊNCIA – Dia 1º de fevereiro, ladrões aproveitaram a ausência da família e praticaram um furto em uma residência, no Bairro Colina Verde, em Tatuí. O proprietário relatou à polícia que, possivelmente, pularam o muro para invadir o local. Os gatunos levaram duas televisões Smart TV (marcas Samsung e Philco, ambas de 41 polegadas), diversas joias femininas (colares e brincos), avaliadas em aproximadamente R$ 30 mil, R$ 5 mil em espécie, quatro passaportes, pertencentes à esposa e aos filhos, além de um Apple Watch rosa, com pulseira preta.
ESTELIONATO – Dia 27 de janeiro, uma mulher de 51 anos, residente na Rua Benedito Faustino da Rosa, em Tatuí, foi mais uma vítima de golpe, aplicado através do WhatsApp. O estelionatário conseguiu enganá-la, ao enviar uma mensagem, através de um número do aplicativo, com a foto de seu filho. A vítima foi lesada em R$ 2.021,00.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
Hospital indenizará familiares por falha na comunicação de óbito
Reparação totalizou R$ 150 mil.
A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da 1ª Vara de Ribeirão Pires que responsabilizou hospital por falha na comunicação do falecimento da mãe dos autores. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 50 mil para cada um dos três filhos. O colegiado deu provimento ao recurso apenas para determinar que o termo inicial dos juros de mora passe a incidir a partir da citação.
Segundo os autos, a paciente estava internada em Unidade de Terapia Intensiva, onde eram permitidas duas visitas diárias. No dia dos fatos, uma das requerentes chegou ao hospital e encontrou o leito da mãe ocupado por outra pessoa. Apenas depois de diversos questionamentos foi informada de seu falecimento.
Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Ramon Mateo Júnior, salientou que não há prova de tentativa de comunicação do óbito logo após o ocorrido. O magistrado enfatizou que a instituição sequer alegou a impossibilidade de prever o óbito e de permitir um último contato dos familiares com a paciente antes do falecimento. “Não se discute igualmente a responsabilidade objetiva da parte ré por tal falha de prestação de serviços, a qual, nas precisas palavras da r. sentença, ‘relaciona-se à estádia e à custódia de paciente internado nas dependências do hospital, estando, deste modo, diretamente ligada às obrigações assumidas pelo complexo hospitalar com seus clientes, não havendo falar em necessidade de apuração de culpa na conduta de qualquer profissional que nele atue para fins de responsabilização civil. Neste sentido, inclusive, entende o Superior Tribunal de Justiça’”, escreveu.
Participaram do julgamento, de votação unânime, as magistradas Débora Brandão e Maria do Carmo Honório. Apelação nº 1004404-17.2023.8.26.0505 (TJSP – 29/1/2026).
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<











