JORNAL INTEGRAÇÃO ON-LINE – EDIÇÃO DE 30/10/2025

Postagem 30/10/2025 – 12h35

CULTURA PODE PRORROGAR CONTRATO COM O CONSERVATÓRIO

No mês de outubro, a Secretaria de Estado da Cultura deveria publicar edital para dar oportunidade para que novas organizações sociais, interessadas em participar da licitação, apresentassem propostas para administrar o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí. O mês se finda e a secretária estadual Marília Marton (Cultura), ainda não expediu o edital de licitação. Em outras palavras, setores internos e professores do Conservatório entendem que o contrato com a Organização Social Sustenidos possa ser prorrogado. De acordo com a lei das licitações, se houver vantagem econômica para o Poder Público, o prazo de prorrogação pode ser até por igual período que consta do contrato. Isso significa que a Sustenidos poderá ficar no Conservatório de Tatuí até o ano de 2030.

Nestes cinco anos de administração, esta organização social colecionou insucessos para Tatuí. Professores, que conhecem como foi definido o projeto pedagógico da escola, implantado pelos maestros José Coelho de Almeida e Antonio Carlos Neves Campos, já falecidos, são unânimes em opinar que a escola tatuiana perdeu qualidade e o projeto didático foi totalmente distorcido. Músicos de fama nacional e internacional deixaram de ministrar aulas no Conservatório e a essência da formação musical foi totalmente desidratada, principalmente, com a extinção do curso de iniciação musical. Esse curso garantia às crianças de quatro anos o contato com a música erudita. E, aos oitos anos, estavam aptas a escolher um instrumento de sua preferência. Todo esse arcabouço pedagógico, fez com que o Conservatório de Tatuí, até a demissão do maestro Neves, contasse com 53 grupos musicais profissionais. E que a escola, para se popularizar e contar com a presença dos tatuianos no teatro, exibisse atividades durante o ano. Festival de Teatro, Festival de MPB, com a presença de renomados artistas da MPB, festivais de músicas clássicas, apresentações da Orquestra Sinfônica Paulista, sob a regência do maestro Adriano Machado, Banda Sinfônica, Coro Sinfõnico e tantos outros, agora fazem parte do passado e apenas da história do Conservatório. Pode se conjecturar categoricamente. O Governo do Estado, com seus sucessivos governadores e com o beneplácito de secretários da Cultura, insensíveis ao desenvolvimento musical brasileiro, conseguiram “sepultar” a melhor escola de música da América Latina.

Presidente da Câmara se posiciona no Poder Legislativo

Temos que deixar o receio de lado, porque agora corre o risco do fechamento do Conservatório”

Dia 6 de outubro, um grupo de alunos foi protestar na Câmara Municipal de Tatuí. O tema da insurreição foi porque a Organização Social Sustenidos não renova matrículas e agora há um limite de idade para ingressar na escola de música, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde que a secretária Marília Marton permitiu que a Sustenidos extinguisse, em 2024, o curso de iniciação musical, para crianças a partir dos quatro anos, iniciou o verdadeiro desmonte estrutural do Conservatório de Tatuí. E o maior agravante. Privou que os tatuianos e estudantes de outras cidades do estado, estudem no Conservatório. A verdadeira vocação da escola sempre foi profissionalizar os músicos e dar oportunidade, com o aprendizado de alto nível, para encaminhar esses virtuoses para grandes orquestras brasileiras e internacionais, como ainda ocorre com ex-alunos tatuianos, na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Dia 6 de outubro, na tribuna, o vereador Renan Cortez, presidente do Poder Legislativo, ressaltou, com veemência, e deu um verdadeiro “grito de guerra”: “a instituição (Conservatório) está a caminho de fechar as portas”. E acrescentou que no ano passado (2024), houve um alerta sobre a situação do CDMCC e agora  “Os números comprovam e não há mais o que discutir. Temos que deixar o receio de lado, porque agora o risco é o fechamento do Conservatório”, enfatizou o presidente da Câmara.

O QUE ERA O CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

O Jornal Integração mantém no Menu, em sua página www.jornalintegracao.com.br, diversos vídeos históricos do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Ao acessar os links abaixo, os leitores e pessoas interessadas, no bom andamento da escola, têm a oportunidade de conhecer o que era o Conservatório, sob a direção dos maestros tatuianos José Coelho de Almeida e Antonio Carlos Neves Campos. Desde seu nascimento, há setenta anos, a melhor escola de música da América Latina, “nunca foi elitista”, como disse o prefeito Miguel Lopes, em uma visita da secretária Marília Marton (Cultura), na Prefeitura. Não conhecer a função social que o CDMCC sempre exerceu para o município, é, no mínimo, total alienação e desconhecimento da importância da inclusão social de jovens, dos quatro cantos de Tatuí, que agora fazem parte das melhores orquestras e grupos musicais brasileiros e internacionais.

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Orquestra Sinfônica Paulista e Coro Sinfônico perderam a identidade só com alunos.

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NOTA DA REDAÇÃO – Dia 17 de setembro, a Câmara Municipal de Tatuí realizou uma “Audiência Pública” para discutir a situação caótica em que se encontra o Conservatório de Tatuí, sob a direção da Sustenidos. A falta de tatuianos em sua direção, cidadãos que se preocupam com o destino da cidade, é a grande causa do retrocesso da escola de música. A transcrição da sessão, com depoimentos e fotos enviadas pelo Departamento de Comunicação do Poder Legislativo, está na última publicação dessa postagem. Boa leitura!!!

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ENTRE ROSTOS E PERSONAGENS”

Até o dia 2 de novembro, a exposição “Entre rostos e personagens – A poética máscara” está aberta ao público, no Museu de Imagem e do Som (MIS), na Avenida Domingos Bassi, esquina com a Avenida João Batista Correia Campos, em Tatuí. A exposição do artista visual DK (MaskMaker), com máscaras artesanais, está aberta de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

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LIONS EM AÇÃO…

Mês das Crianças – Dia 27 de outubro, um grupo de crianças do Jardim Santa Rita pode degustar esfirras e refrigerantes no Habib´s. A ação social foi de iniciativa do Lions Clube de Tatuí e Leo Clube.

Colaboração – Marília Giseli Sebastião, gerente da lanchonete, atendeu pedido dos integrantes do Lions. E os leões Jeferson Nedeslciu, Vade Manoel, Ademir Polis e Lenice participaram do evento.

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CURSO DO SEBRAE EM TATUÍ

Dia 18 de novembro, das 18 às 22 horas, o Sebrae de Tatuí promove oficina gratuita “Seja mais seguro nas decisões da sua empresa com inteligência emocional”. As inscrições são limitadas pelo WhasApp (15) 3305-4832 ou presencial na Praça Martinho Guedes, 12 (Alvorada Clube), no horário comercial. A oficina será no Sindicato Rural Patronal, na Rua 11 de Agosto, 1375, em Tatuí.

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JOVEM MORRE EM ACIDENTE COM TRANSPORTE DE PACIENTES

Dia 29 de outubro, de manhã, uma jovem de 24 anos morreu em um acidente na Rodovia Castello Branco, em Araçariguama. A vítima acompanhava um paciente, em uma Van da Secretaria da Saúde de Bauru, que se deslocava para São Paulo. Houve uma colisão com um caminhão. A Prefeitura lamenta a ocorrência do infortúnio.

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GOLPE DO CARRO – Dia 25 de outubro, um rapaz de 25 anos, residente no Vale da Lua, em Tatuí, caiu em um golpe, ao tentar comprar um Gol, através de um anúncio de um particular, veiculado na internet. O estelionatário, com habilidade, conseguiu levar R$ 1.060,00 da vítima.

INCÊNDIO – Dia 24 de outubro, por volta de 21 horas, o Corpo de Bombeiros debelou um incêndio, em uma residência na Rua José Beltrame, no Parque San Raphael, em Tatuí. A casa estava sem energia elétrica e o morador acendeu uma vela, próximo a um sofá. Foi o suficiente para ocorrer o incêndio. Não houve vítimas e o fogo queimou os documentos do proprietário.

INVASÃO – Dia 24 de outubro, um criador de conteúdo na internet contou à polícia, que foi vítima de invasão em seu computador. Ele reside na Rua Coronel Lúcio Seabra, em Tatuí. E informa que suas contas foram clonadas e o autor pede dinheiro para seus contatos.

FURTO – Dia 24 de outubro, um construtor de 40 anos, vai arcar com um prejuízo de quase R$ 20 mil. Ele constrói três casas em Tatuí. No período da manhã, foi informado pelos pedreiros que houve furto de seis portas de alumínio e a fiação dos imóveis.

FURTO DE VEÍCULO – Dia 25 de outubro, 8h25, ladrões furtaram um Fiat/Strada, placas FNO9C57, na cidade de Tietê. A vítima contou à polícia de Tatuí que foi buscar sua mãe, que recebeu alta hospitalar. Ao se ausentar por poucos minutos, os autores conseguiram levar o veículo, estacionado na Rua João Marques, centro de Tietê.

GOLPE NA INTERNET – Dia 25 de outubro, uma mulher de 38 anos, residente no Bairro Boa Vista, em Tatuí, foi mais uma vítima de golpe de compra de veículo, através de anúncio na internet. Ela viu uma Honda Biz para venda por R$ 1.800,00. O suposto vendedor conseguiu fazer com que ela antecipasse R$ 900,00, via Pix, e sumiu da rede social. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Tatuí.

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ÍNTEGRA DO JORNALISTA HUGO RODRIGUES, DA CÂMARA DE TATUÍ

CÂMARA DEBATE CORTE POR IDADE PARA INGRESSO NO CDMCC

Na sexta-feira (17/9) foi realizada na Câmara de Tatuí uma Audiência Pública para debater sobre a política de corte etário para ingresso de alunos nos cursos do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, entre estudantes e profissionais ligados à instituição, além da comunidade. A iniciativa foi uma parceria entre o vereador Kelvin Joelmir de Morais e a Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Esportes, Promoção Social, Trabalho, Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, formada pelos vereadores Vade Manoel, Alex Mota e Maurício Couto. O presidente da Câmara, vereador Renan Cortez, presidiu a Audiência. Os vereadores Vade Manoel e Kelvin Joelmir de Morais também participaram.

O DESMONTE DO CONSERVATÓRIO

Na tribuna, o vereador Kelvin Morais relembrou as trocas de “OSs” (organizações sociais) ao longo do anos para gerenciar o Conservatório de Tatuí e pontuou sucessivas extinções de cursos, diminuições de vagas e demissões de professores e técnicos. Ainda de acordo com o vereador, entre 2024 e 2025 o governo do Estado intensificou as medidas de contenção e restrição de acesso.

“O desmonte do Conservatório de Tatuí é um conceito que há tempos temos conversado com a comunidade da nossa cidade. E o processo de desmonte do Conservatório vem ocorrendo de forma gradual desde meados dos anos 2000, sobretudo quando o Governo do Estado de São Paulo abriu mão da sua responsabilidade direta com a entidade”, ressaltou.

“Então, a gente precisa nesse momento mobilizar a sociedade para que pressione a classe política e traga esse sentimento de pertencimento, de necessidade da defesa dessa instituição que é nossa, que é dos tatuianos, que é de vocês, estudantes, professores, é de todos nós”, falou Kelvin Morais.

VEREADOR DIZ QUE NÃO GOSTA DE PRECONCEITO

Em seguida, o vereador Vade Manoel também foi à tribuna. Ele atua desde 2019 no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e disse que, desde então, tem vivenciado toda a luta em prol da inclusão em Tatuí. O vereador citou um Requerimento apresentado por ele em abril deste ano, quando um amigo o procurou, que é uma pessoa com deficiência visual e tem 49 anos de idade. “Ele foi até o Conservatório para fazer a inscrição e participar dos cursos, com o objetivo de se tornar um músico. Aí me procurou e disse o seguinte: ‘Não me aceitaram pela questão da idade’. Mandei um questionamento e responderam que era para dar prioridade às pessoas mais jovens e que as pessoas que têm idade um pouco maior, fossem para outro tipo de curso”, comentou. 

“Eu particularmente não gostei disso. Sou aquela pessoa que, independentemente do que seja, quando se fala de preconceito, sou totalmente contra. E quando vem essa questão do corte da faixa etária, é uma coisa que nós não podemos, em hipótese alguma, deixar que aconteça. Precisamos urgentemente mudar essa questão, porque independentemente da idade, o nosso ‘casco’ pode envelhecer, porque isso é natural, mas dentro de nós sempre seremos jovens. E nunca é tarde para recomeçar”, argumentou Vade Manoel.

O MAIOR PATRIMÔNIO QUANDO TATUÍ COMPLETA 200 ANOS

O presidente da Câmara, Renan Cortez, iniciou falando sobre a grandiosidade do Conservatório, citou diversos professores e diretores que dedicaram suas vidas à instituição, bem como estudantes que se destacaram, salientando que “não podemos recuar e temos que defender a nossa memória, defender quem deu seu suor e tempo para construir o Conservatório, que é o nosso maior patrimônio. Tatuí, aos 200 anos, merece ter a sua escola de música no mais alto grau do saber cultural e dessa briga nós não vamos fugir”.

“Desde 2008, quando o Conservatório de Tatuí passou a ser administrado por uma organização social, as notícias para a nossa tradicional escola de música não têm sido muito boas. Tudo o que foi construído anteriormente, a partir da década de 50, parece que começou a ser desconstruído. O Conservatório foi feito para crescer a cada ano. Foi feito até para não conseguir atender à grande procura dos cursos. Por isso nos entristece ver cursos que tinham sete pessoas para uma vaga e hoje sobrando uma vaga. É muito triste”, lamentou.

“Não tenho nada contra a pessoa tal, Y ou X, nem a Secretaria de Estado, nem a gestão da Sustenidos. Mas tenho um problema muito grande com o plano de trabalho. Porque troca X por Y, ou Y por X, mas não se troca o plano de trabalho. E infelizmente, nas rodas de conversas nos últimos anos, o assunto Conservatório não tira mais sorrisos dos tatuianos. As grandes perspectivas não acabaram, mas estão quase no término. Ainda sobrevivem, não por uma gestão, não pelo plano de trabalho, mas pelo corpo docente e os alunos interessados”, comentou Renan Cortez.

“Temos que entender, enquanto população, o que está sendo planejado. Ano que vem, nessa perspectiva, é muito provável que nós teremos mais uma diminuição e eu acredito que o orçamento não vai diminuir. Nós temos muita coisa para fazer no Conservatório, fisicamente falando do prédio. E como é que você chega para o Estado agora para reivindicar? Como é que você reivindica a melhoria com esses números? O maior patrimônio de uma escola é manter o seu efetivo, manter o seu patrimônio, que são os seus professores, o seu corpo docente. A todo momento, pessoas, gestões, organizações serão substituídas e mudadas. Mas a essência não pode mudar”, salientou.

“E aqui estão os números. Não sou eu que estou falando. Estamos falando sobre números e aquilo que realmente aconteceu. Não é um questionamento, é uma apuração do que foi realizado. Não é um apontamento, é uma apuração sobre o que foi executado nesse ano. É fato. Não há o que discutir. E se não houver o resgate da essência do Conservatório, para o que ele foi construído, não vejo um futuro próspero. Ele foi construído com um sentimento, um perfil e um foco. Se você gerir ele de uma forma, excluindo todas essas essências, não tem como ele prosperar ou sobreviver. E é isso que está acontecendo”, afirmou o presidente da Câmara.

DESMANCHE  ACONTECE HÁ 15 ANOS

Luciano Pereira, da Associação dos Profissionais do Conservatório de Tatuí, foi à tribuna e pontuou o “desmanche que tem acontecido, durante principalmente esses últimos 15 anos. Estou em Tatuí há 30 anos, passei por todas as situações do Conservatório e pude participar justamente dessa transição para a gestão em forma de ‘OS’. Percebeu-se que esses últimos 15 anos, a partir de 2009, quando efetivamente o Conservatório passou a essa ser gerido por organização social, a gente começou a ter perdas. Pela primeira vez houve a necessidade de uma classe de professores e músicos se unirem. Então foi criada a nossa Associação”, falou.  

“Represento uma Associação de aproximadamente 150 profissionais e estamos discutindo semanalmente sobre tudo isso. Todos sabem que essa limitação da faixa etária realmente vai trazer um prejuízo muito grande. Excelência não é formar um músico para uma grande orquestra. É ensinar a criança na musicalização infantil de forma excelente, é formar o cidadão que vem da sua cidade, muitas vezes oriundo de uma comunidade religiosa da qual ele é pastor, onde tem uma ‘bandinha’ ou uma orquestra. Ele vem buscar formação e essa formação tem que ser passada de forma excelente”, explicou.

“O Conservatório sempre recebeu as pessoas. A gente recebe pessoas de todas as cores, de todas as idades, de todos os gêneros. Sempre foi assim. Nunca vi tamanha decadência durante esses últimos tempos em relação a esses preconceitos, a esses limites que não têm cabimento. A música é universal e para atender a todos. E a nossa Associação está com o pensamento muito objetivo na questão do desmanche, na questão dos limites, porque isso é algo que nós nunca vimos. É de se assustar, porque a curto prazo isso já vai prejudicar muito”, afirmou Luciano Pereira.

ESTAMOS VENDO O CONSERVATÓRIO ENCOLHER

Na sequência, estudantes do Conservatório de Tatuí também foram à tribuna para defender a instituição. Daniela Alarcon, que participou da “tribuna livre” na Sessão Ordinária do último dia 6, foi a primeira estudante a ir à tribuna e pontuou as regras de ingresso no Conservatório. “Foi imposto um limite de idade que impede jovens acima de 21 anos de ingressarem nos níveis básicos e pessoas acima de 25 anos de acessarem qualquer nível de formação dos cursos regulares. Essa decisão foi tomada sem consulta à comunidade estudantil e ao corpo docente, e sem debate público. Nos aditamentos do contrato de gestão da Sustenidos, realizados em fevereiro e novembro de 2024, a Secretaria Estadual de Cultura prometeu que seria realizado um estudo para fundamentar essa mudança. Mas esse estudo nunca foi apresentado e a gente não encontrou esse estudo nas nossas pesquisas. O que existe são os dados que nós estudantes levantamos e mostram uma realidade alarmante que traz a gente aqui hoje”, iniciou. 

“A concorrência despencou. Em 2024 havia uma média de 5 candidatos por vaga no Conservatório inteiro. Nesse ano, a média caiu para 2,2. Menos da metade. Foram quase 500 candidatos a menos, mesmo com a abertura de um processo seletivo adicional. Muitas vagas estão vazias. Nesse ano foram necessários quatro processos seletivos, sendo um a mais do que no ano passado. E mesmo assim, o último edital encerrou com 62% de vagas ociosas. São 90 vagas em aberto, ou seja, 90 oportunidades perdidas por puro etarismo”, explicou. 

“A faixa etária excluída nessa medida representa entre 40% e 65% dos alunos do Conservatório. Segundo os levantamentos mais recentes, os números de 2025 provam que esse público não está sendo reposto por estudantes mais jovens. E o que que isso significa na prática? Estamos vendo o Conservatório encolher, turmas esvaziando, professores perdendo carga horária e no médio ou curto prazo, como já foi dito, a própria sustentabilidade da instituição está ameaçada. A secretária de Cultura [Marília Marton], antes de implementar essa medida, afirmou em reunião com os professores que estaria aberta a reavaliar, caso os resultados não fossem positivos. Os resultados estão aí. A procura caiu para menos da metade, vagas ociosas dispararam, alunos sendo reprovados e evasão. E mesmo assim se recusa a rever essa decisão até o momento”, destacou Daniela Alarcon.

RESTRIÇÃO A IDOSOS E FINANCEIRA PARA FREQUENTAR O CDMCC

Laila Ferrari, também estudante, lembrou que “o ser humano permanece em processo de desenvolvimento ao longo de toda a vida, da infância à velhice. Isso significa que a capacidade de aprender novas habilidades, inclusive artísticas, não se limita a uma faixa etária específica. Todos nós mantemos, em ritmos e formas diferentes, a capacidade de aprender e evoluir em áreas que desejamos nos dedicar. E se adultos e idosos mantêm plena capacidade de aprender música, por que deveriam ter seu acesso ao Conservatório restringido pela idade?”, questionou.

“É preciso considerar as barreiras logísticas e financeiras enfrentadas por quem deseja estudar no Conservatório, especialmente quem vem de outras cidades. Custos com transporte, alimentação e permanência exigem certo grau de independência financeira que nem sempre estão presentes entre o público de até 25 anos, faixa etária que abrange sobretudo adolescentes e parte da fase jovem adulta. Os adolescentes, em sua maioria, não dispõem de recursos próprios para despesas caras. E os jovens no início da vida adulta costumam atravessar um momento de maior instabilidade financeira, diferente de faixas etárias mais maduras, como os adultos intermediários de 45 a 60 anos, e os adultos tardios a partir de 60, que frequentemente contam com uma estabilidade econômica maior ou redes de apoio mais consolidadas que permitem esse desenvolvimento na música”, argumentou. 

“No Brasil, ter a oportunidade de estudar música antes dos 25 anos ainda é um privilégio de poucos. Revogar o corte etário no Conservatório é, portanto, um passo essencial para democratizar oportunidades e garantir que a arte e a educação musical não sejam direitos restritos a uma minoria”, pontuou Laila Ferrari.

SECRETARIA DA CULTURA NÃO DÁ SATISFAÇÃO NECESSÁRIA

Guilherme Fontão, igualmente estudante, detalhou as perguntas que foram encaminhadas para a Secretaria Estadual de Cultura. Segundo ele, “ficaram sem as respostas devidamente satisfatórias”, sendo os seguintes questionamentos:

1 – Onde está o estudo sobre a limitação de idade? Qual o embasamento que a Sustenidos e a Secretaria de Cultura fazem com essa mudança? E por que a Secretaria se recusa a reavaliar a medida?

2 – Por qual razão a Secretaria entende que o Estado não deve oferecer formação continuada em música para adultos?

3 – Por que a formação musical é tratada diferente de uma formação técnica ou superior em outras áreas? 

4 – Por que a Secretaria não admite que quer reduzir o público pela metade?

5 – A Secretaria ignora que ao cortar os alunos pela metade, fará muitos professores perderem seus empregos? 

6 – A Secretaria reconhece que o modelo de ingresso da EMESP pode não produzir bons resultados em Tatuí. 

7 – Por qual razão, os módulos de nivelamento não seguiram o mesmo modelo da EMESP? 

8 – A Secretaria não acha que a nova regra desrespeita os princípios de inclusão defendidos pelo Conservatório?

9 – A Secretaria ignora que o ensino musical não é acessível à toda a população e que muitos cidadãos precisam concluir formação em outras áreas antes de seguir carreira na música?

10 – A Secretaria acredita que, em um país desigual como é o Brasil, apenas por ter 25 anos, uma pessoa terá condições de custear formação particular em música?

“Essas pessoas [excluídas pela faixa etária] têm o direito de acessar um Conservatório que é público e é pago com dinheiro público. E lembrando, as pessoas com mais de 21 e 25 anos, pagam impostos e estão contribuindo para a existência desse Conservatório. Então, por que elas estão sendo excluídas de ter acesso aos cursos?”, indagou Guilherme Fontão.

EXCLUÍDO PELA IDADE NO CONSERVATÓRIO 

Júlia Griebel, estudante do Curso Livre do Conservatório de Tatuí, também foi à tribuna e comentou que o objetivo dela era adquirir conhecimento para posteriormente fazer a prova do nível básico. “Mas na minha idade, isso não é permitido mais. Diferente do pessoal que falou até agora, que está dentro da instituição e dos cursos regulares, sou esse perfil que quer estar num Conservatório e está sendo excluído”, disse.

Em seguida, formalizou três pedidos de apoio à Câmara de Tatuí, que foram acatados pelo presidente da Câmara, Renan Cortez, junto aos vereadores Vade Manoel e Kelvin Joelmir de Morais: 

1 – Encaminhar à ALESP uma solicitação formal para que o tema seja debatido pelos deputados estaduais, com a presença da secretária estadual da Cultura, gestores do Conservatório de Tatuí, Sustenidos, alunos e professores.

2 – Solicitação formal à Sustenidos e à Secretaria Estadual da Cultura para a apresentação do estudo que supostamente fundamentou a mudança da faixa etária para acesso aos cursos do Conservatório de Tatuí.

3 – Articulação junto às Câmaras Municipais da região, para que também discutam essa pauta e assim ganhar mais força política.

EXCLUSÃO PELA O.S. É O MOTIVO DAS RECLAMAÇÕES

Por fim, encerrando as falas dos estudantes, Érica Almeida foi à tribuna e leu uma Carta Aberta redigida em 30 de novembro de 2024 pela ex-aluna Rose Colina, que ingressou no Conservatório de Tatuí quando tinha 44 anos. “Venho por meio desta Carta Aberta expressar a minha preocupação e ao mesmo tempo meu apelo em relação à restrição etária imposta aos alunos. A arte é, por essência, expressão universal, livre de barreiras de gênero, raça, classe social e principalmente de idade”, iniciou. 

“Ao restringir a faixa etária, a escola está privando um público diverso de um espaço onde poderiam encontrar não apenas um aprendizado técnico, mas também um meio de se conectar, se expressar e transformar suas histórias em arte. Quantos talentos incríveis podem estar sendo deixados de lado apenas por uma barreira que, no fundo, não reflete os valores mais profundos da arte? Faço um apelo à direção para que esta política seja revista, abrindo as portas da escola para pessoas de todas as idades que desejam aprender, crescer e contribuir com o mundo artístico. Que o Conservatório de Tatuí seja reconhecido como um espaço inclusivo, acolhedor e verdadeiramente comprometido com a democratização do acesso ao conhecimento e à arte”, diz outro trecho lido.

Érica Almeida, após a leitura, salientou que é preciso “ter direcionamentos para o que vai ser feito depois que sairmos daqui [da Audiência Pública na Câmara de Tatuí].” Ela ainda defendeu a necessidade de “uma ação pensada para que a nossa escola continue na nossa cidade, para que os alunos continuem gastando na nossa cidade e levando o nome da nossa cidade”.

GERÊNCIA MUNICIPALIZADA É A SOLUÇÃO, DIZ PRESIDENTE

Ao ratificar o apoio da Câmara de Tatuí, o presidente da Câmara, Renan Cortez, lembrou que “temos muitos serviços no município que são do Estado de São Paulo, principalmente na área da Educação. Talvez seja ‘loucura’ da minha cabeça, mas eu gostaria também que vocês digerissem essa fala. Hoje nós temos o Estado custeando o serviço do transporte escolar e da merenda escolar, por exemplo, sob gerência municipal. Talvez chegamos ao momento de avaliar juridicamente, e por vocês, de termos uma gerência municipalizada do Conservatório. Se já cumprimos o compromisso e o dever de gerência na merenda, no transporte escolar e em outras questões, por que não no nosso maior patrimônio cultural? É o momento de colocar um ponto naquilo que o corpo docente e os alunos almejam para o resgate do Conservatório”, salientou.

“E quero frisar aqui, pelo menos da minha parte, não há problema nenhum com os gestores, com a gestão, com o Estado. O meu problema, o meu apelo está 100% no plano de trabalho. É uma Audiência Pública voltada para essa questão. Não é simplesmente um grupo de pessoas gritando. Não estamos nem almejando recursos financeiros. Não estamos falando disso. Nós estamos falando de uma política de trabalho, de um plano de trabalho”, reiterou o presidente da Câmara.

“Confio muito na Associação que foi representada nesta noite e deixou claro que também quer a participação do Grêmio Estudantil. Então, o maior sentido é esse, o bom diálogo e o novo plano de trabalho para que o nosso Conservatório retorne aos trilhos nos quais ele foi iniciado. Tudo o que nós falamos aqui, se resume a um plano de trabalho com o corpo docente do Conservatório, com quem construiu o Conservatório que hoje existe, com quem mantém ainda em pé e respirando o Conservatório. Toda essa mobilização, toda essa discussão e tudo o que está ainda por vir, se resume a um consenso com quem é capaz, com quem entende, com quem vivencia e executa no dia a dia aquilo que o Conservatório merece. Então fica aqui o nosso apelo”, concluiu Renan Cortez.

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A Audiência Pública está disponível nos seguintes links:


TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/

Youtube: https://www.youtube.com/@camaratatui

Facebook: https://www.facebook.com/camaratatui

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