Postagem 21-10-2025 – 15h55
BANDA SINFÔNICA EXECUTA ARRANJO DO MAESTRO NEVES
Dia 16 de outubro, o arranjo musical para todos os naipes do Hino Oficial de Várzea Paulista, de autoria do maestro Antonio Carlos Neves Campos (foto), foi gravado pela primeira vez, pela Banda Sinfônica daquela cidade. Esse hino foi escolhido em 2011, por concurso, e o vencedor foi Claudinei de Souza, morador da cidade, autor da letra e da música. Em 2012, o arranjo sinfônico foi finalizado, mas nunca executado. Por iniciativa de Tiago Costa, gestor de cultura de Várzea Paulista, o arranjo foi gravado. Para o titular da cultura, o hino representa a identidade, a cultura e os valores da comunidade”. E o arranjo de autoria do maestro Neves, exalta Tiago, “executado por grupos musicais da cidade, reforça o patrimônio artístico local e o sentimento de pertencimento dos varzinos”.
Maestro Neves – O maestro Antonio Carlos Neves Campos, além de sua eclética performance na área musical, por 24 anos administrou o Conservatório de Tatuí. Sua saída sem deixar um sucessor, imposta pelo Governo do Estado, significa, desde então, a verdadeira derrocada da maior escola de música da América Latina. De todos que se aventuraram em Tatuí, ninguém esteve à altura da grandiosidade do Conservatório. Neves honrou sua indicação, com o apoio do prefeito Joaquim Amado Veio Quevedo, já falecido, ao suceder o maestro José Coelho de Almeida (professor Coelho).
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
PREFEITO PROMOVE EXPO BOITUVA INDÚSTRIA $ EMPREGO
Nesta quarta-feira (22), das 8h30 às 16 horas, o prefeito Edson Marcusso (foto), promove a Expo Boituva, no Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti”, na Avenida Pereira Inácio, 101. Realizar tudo em um mesmo espaço, Edson diza que fortalece “a iniciativa une o setor público, privado e educacional, em prol da empregabilidade e da inclusão social de Boituva”.
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
MEL MOREIRA NO TEATRO “PROCÓPIO FERREIRA”
No sábado (25), 20 horas, a cantora e educadora musical Mel Moreira, apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira, na Rua Maestro Antonio Carlos Neves Campos, em Tatuí. O espetáculo é um tributo à cantora Elis Regina, intérprete símbolo da resistência contra a Ditatura Militar de 1964. O nome original da rua do teatro é “Rua São Bento, 815”. O nome foi alterado por força de lei municipal, em homenagem ao maestro Antonio Carlos Neves Campos. O trecho é singelo, entre a rotatória da rodoviária à Rua Juvenal de Campos. Os “inquilinos” da administração do Conservatório insistem em descumprir lei municipal. E não citam em documentos oficiais e publicidade, o nome do maestro homenageado. São sempre os adventícios a ocupar o papel destinado aos tatuianos.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
VIOLÃO NA PAUTA DE APRESENTAÇÃO DO CEU DAS ARTES
Nesta quinta-feira (23), 15 horas, Rossana Massuela coordena edição do recital “Violão em Pauta”, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”. A apresentação é gratuita e o centro fica na Rua Ana Rosa Monteiro, 475, Vila Santa Helena, Tatuí.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CONCURSO DA CÂMARA DE TATUÍ
O Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Tatuí divulgou a classificação final dos cargos em disputa no Concurso Público 001/2025. Nesta fase (dia 20/10), os candidatos podem apresentar recursos, antes da divulgação da classificação final. A Câmara Municipal oferece os links para acesso dos candidatos aos seis cargos em disputa:
CÂMARA DE TATUÍ:
VUNESP:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
CONSERVATÓRIO NA PAUTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
Na sexta-feira (17), quando o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” chega aos estertores de seu melancólico fim, por falta de competência de organizações sociais de fora, que assumiram sua administração, finalmente, a Câmara Municipal de Tatuí reage contra o desmonte previsto pelo Jornal Integração, da então considerada melhor escola de música da América Latina.
Um debate na Câmara Municipal revelou o óbvio e os temas em discussão, já alertados pelo jornal, sem uma única reação anterior, esboçada pelos representantes políticos de Tatuí, chega tarde, mas oportuna. Desde que seja tomada uma posição firme e sem temor. Pelo que se nota, a união em torno do Conservatório não é unanimidade no Poder Legislativo. Dos 17 vereadores, somente três compareceram. Pelo comportamento do Poder Executivo municipal, ao que tudo leva a crer que, está sempre mancomunado com o Governo do Estado, do qual se torna um vassalo. E deste não se pode esperar muito, pois só se contenta com migalhas.
Veja abaixo algumas frases ditas na Audiência Pública, com a presença apenas dos vereadores KeLvin Joelmir de Moraes, Vade Manoel e Renan Cortes:
“O desmonte do Conservatório de Tatuí é um conceito que há tempos temos conversado com a comunidade da nossa cidade. E o processo de desmonte do Conservatório vem ocorrendo de forma gradual desde meados dos anos 2000, sobretudo quando o Governo do Estado de São Paulo abriu mão da sua responsabilidade direta com a entidade”, ressaltou. (Vereador Kelvin – PT).
………………………………….
O vereador Vade Manoel cita um requerimento apresentado por ele, em abril deste ano, quando um amigo deficiente visual, 49 anos, o procurou. Ressalta o vereador que “Ele foi até o Conservatório para fazer a inscrição e participar dos cursos, com o objetivo de se tornar um músico. Aí me procurou e disse que “Não me aceitaram pela questão da idade”. Mandei um questionamento ao Conservatório, responderam que era para dar prioridade às pessoas mais jovens e que as pessoas que têm idade um pouco maior, fossem para outro tipo de curso”. (Vereador Vade Manoel).
………………………………….
“Não podemos recuar e temos que defender a nossa memória, defender quem deu seu suor e tempo para construir o Conservatório, que é o nosso maior patrimônio. Tatuí, aos 200 anos, merece ter a sua escola de música no mais alto grau do saber cultural e dessa briga nós não vamos fugir”. (Renan Cortez – presidente da Câmara).
………………………………….
“Percebe-se que nesses últimos 15 anos (a partir de 2009), quando efetivamente o Conservatório passou a ser gerido por organização social, começou a ter perdas. Pela primeira vez houve a necessidade de uma classe de professores e músicos se unirem. Então foi criada a nossa Associação”. (Luciano Pereira, da Associação dos Profissionais do Conservatório de Tatuí).
Nota da Redação: Luciano desconhece que o Conservatório estava sob a gestão da “Associação dos Amigos do Conservatório”. Seu conselho se demitiu quando houve a primeira intervenção direta no poder dos conselheiros, pelo secretário João Sayd, no governo estadual de José Serra. Essa interferência refletiu na demissão de inúmeros professores (57 há uma semana do Natal).
Também demitidos o diretor artístico maestro Antonio Carlos Neves Campose a direção administrativa, formada por tatuianos e pessoas que se identificavam com a cidade).
………………………………….
“Foi imposto um limite de idade que impede jovens acima de 21 anos de ingressar nos níveis básicos e pessoas acima de 25 anos acessar qualquer nível de formação dos cursos regulares. Essa decisão foi tomada sem consulta à comunidade estudantil, ao corpo docente e sem debate público. Nos aditamentos do contrato de gestão da Sustenidos, em fevereiro e novembro de 2024, a Secretaria Estadual de Cultura prometeu fundamentar essa mudança. Esse estudo nunca foi apresentado e nada encontramos nas nossas pesquisas. O que existe são os dados que os estudantes levantaram e mostram uma realidade alarmante, que nos traz aqui hoje na Câmara” (Daniela Alarcon – estudante da escola).
………………………………….
“Se adultos e idosos mantêm plena capacidade de aprender música, por que deveriam ter seu acesso ao Conservatório restringido pela idade?” (estudante Laila Ferrari).
Nota da Redação: “O maestro Neves mantinha cursos para todas as idades, para quem não desejasse se profissionalizar).
………………………………….
“Foram enviadas perguntas à Secretaria Estadual de Cultura e ficaram sem as respostas devidamente satisfatórias”. (estudante Guilherme Fontão).
………………………………….
JORNAL INTEGRAÇÂO SEMPRE ESTEVE ATENTO AO CONSERVATÓRIO
Desde a intervenção do secretário João Sayad (governo José Serra), o Jornal Integração, procurado por professores e funcionários do Conservatório, sempre esteve atento ao que se passou na escola de música. Até a entrada da Abaçaí (Ary Araújo Júnior,) não houve mudança na metodologia pedagógica da escola.
As inserções de mudanças radicais, pelo evidente despreparo da direção da Sustenidos, e falta de conhecimento pedagógico do Conservatório, aconteceu o que previram os maestros Adriano Machado e José Coelho de Almeida. Já falecido, em entrevistas concedidas ao Jornal Integração.
Os dois conhecedores da dinâmica pedagógica previram, se não houve mudança de rumo por parte da Sustenidos, o triste fim de uma escola, criada na década de 1950, por tatuianos de raiz.
Desde o início da intervenção do secretário João Sayad, o Jornal Integração assumiu uma posição crítica, ao modo como se administrava a escola de música. O editor – no famoso modus operandi “cala a boca, jornalista” – respondeu um processo na Justiça, por defender professores que estavam sendo demitidos. Como toda demanda judicial, sua vitória no Poder Judiciário, após recursos e com a brilhante atuação do advogado José Rubens do Amaral Lincoln, se consumou no Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão prolatada pela Ministra Cármen Lúcia Antunes.
Ninguém conseguiu calar o Jornal Integração. Sua linha editorial não permite que tome a pecha de “traidor de Tatuí”. Sua vocação sempre é voltada em defesa dos interesses da cidade e seus habitantes mais vulneráveis.
Mesmo em outras trincheiras, o Jornal Integração sempre foi pró-Conservatório. Abaixo o link da Revista Consultor Jurídico (12/4/2024), com o título “SÓ O DIREITO PODE SALVAR A CULTURA”, de autoria do jornalista José Reiner Fernandes:
A Audiência Pública de 17 de outubro disponível
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaratatui
Facebook: https://www.facebook.com/camaratatui
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
VENDE-SE IMÓVEL BEM LOCALIZADO
Rua São Bento, em frente ao prédio do antigo Fórum. Terreno de 140 m2 e 110 m2 de área construída. Serve como moradia e equipado com cabo de internet em todos os cômodos, para escritório, edícula no fundo. Tratar Imobiliária Catel. Avenida das Mangueiras, 247, Tatuí. Cel. (15) 99610-2860. (15- 99771-5526, com o proprietário, somente pelo WhatsApp)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
LIONS EM AÇÃO..
Jantar beneficente – Dia 18 de outubro, o Lions Clube de Tatuí promoveu jantar beneficente, em sua sede social, na Vila Dr. Laurindo, em Tatuí. O evento contou com distribuição de prêmios e sorteios de brindes. A renda será destinada ao Recanto do Bom Velhinho, Apodet e Recanto Betel. A coordenação foi do presidente Ademir Poles e Maria Lenice.
Maior prêmio – Davi Machado Turri foi o felizardo da noite e sorteado com uma TV, 32 polegadas.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
FALECIMENTOS EM TATUÍ
O9/10 – Thereza Marques, 88 anos.
11/10 – Elza de Almeida Alves, 87 anos.
12/10 – Joel de Campos Vieira, 74 anos.
12/10 – José Martins de Oliveira, 78 anos.
12/10 – Ronaldo de Jesus Bastos, 41 anos.
14/10 – Jadir Hessel, 87 anos.
11/10 – Wilson Flávio Paiva, 59 anos.
08/10 – Maria da Cruz Garcia dos Santos, 67 anos.
14/10 – Maria de Lourdes da Silva Pantojo, 79 anos.
00/00 – Adão Félix Miranda, 48 anos.
13/10 – Ariel Oliveira, 78 anos.
15/10 – Maria Aparecida Alves de Camargo, 69 anos.
16/10 – Armando Domingos Chegan, 93 anos.
17/10 – José Francisco de Moraes, 93 anos.
20/10 – Rejane Cristina Borges Cerqueira, 62 anos.
14/10 – Francisco de Assis Ribeiro, 63 anos.
17/10 – Maria Lúcia de Almeida, 85 anos.
18/10 – Noemia Pupo Barbosa, 84 anos.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
FURTO DE CABOS – Dia 16 outubro, uma representante do Fórum de Tatuí compareceu no plantão policial e registrou que, na madrugada do 14 de outubro, houve furto de aproximadamente 300 metros de cabos e fios. O material levado pelos ladrões liga a caixa subterrânea à caixa d’água do edifício do Poder Judiciário. Do boletim consta que no prédio não há monitoramento por câmeras.
FURTO – Dia 15 de outubro, 15 horas, um idoso de 78 anos foi vítima de troca de cartão em um caixa eletrônico, instalado na Coop, na Rua 11 de Agosto, Jardim Modena, em Tatuí. Um estranho, com o intuito de ajudar a vítima, trocou seu cartão e realizou cinco saques em sua conta. Três de R$ 1 mil, um de R$ 1,7 mil e um de R$ 2 mil. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Tatuí.
ROUBO – Dia 16 de outubro, 4 horas, um indivíduo armado e ocupando uma motocicleta, assaltou um posto de gasolina na Vila Dr. Laurindo, em Tatuí. O autor levou R$ 110,00 em dinheiro e um celular. Do boletim consta que não é a primeira vez que o mesmo indivíduo pratica roubo nesse posto.
INVASÃO DE CELULAR – Dia 16 de outubro, um racker conseguiu invadir o WhatsApp de uma empresa, instalada na Rodovia Mário Batista Mori (Tatuí/Cesário Lange). O invasor enviou Pix para contas e conseguiu lesar a empresa. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Tatuí.
FALSIFICAÇÃO – Dia 16 de outubro, um morador da cidade da Quadra foi vítima de falsificação ao emitir um cheque. Ele pagou uma conta no valor de R$ 1.980,00 e o suposto falsificador conseguiu alterar o cheque para R$ 4.980,00. O caso foi registrado como falsificação de documento na Delegacia de Polícia de Tatuí.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>










