NOTAS E NOTÍCIAS – 28-7-2025

NOTA DE FALECIMENTO

Dia 26 de julho, faleceu em Tatuí, o engenheiro Rafael José Peixoto de Camargo, aos 67 anos, casado com Maura Venâncio Peixoto de Camargo. Sua morte foi em decorrência de um acidente doméstico (queda de uma escada), no dia 6 de julho, em sua residência. Foi internado no hospital da Unimed e seu quadro evoluiu para óbito. O engenheiro Rafael tem uma significativa folha de serviços prestados à Tatuí. Durante a gestão do ex-prefeito Joaquim Amado Veio Quevedo, já falecido, com sua experiência em construções de pontes e viadutos, todas as obras projetadas por Rafael são seguras e nunca causaram problemas para a administração pública. O engenheiro tatuiano também trabalhou no Sesi, com o superintendente José Felício Castellano (ex-deputado Gijo Castelano). Rafael supervisionava todas as construções dos Cat-Sesi no estado de São Paulo. Na foto, Rafael e sua esposa Maura.

FALECIMENTOS EM TATUÍ

19-7 – Rute Vieira de Oliveira, 92 anos. 

20/7 – Maria Adelaide Cassemiro, 101 anos. 

20/7 – Maria José Bassi Zacheo, 72 anos.

19/7 – Edenilson Francis Alves, 45 anos. 

19/7 – Francisco Dantas Gomes, 79 anos. 

11/7 – Antonia Muniz de Freitas, 89 anos.

22/7 – Benedita de Almeida Ferreira,  88 anos.

20/7 – Gedeon Viana, 68 anos. 

16/7 – Lúcia Marques, 84 anos. 

18/7 – Clara dos Santos Ramos, 87 anos. 

23/7 – Silvalino Félix de Araújo, 77 anos. 

23/7 – Carlos Alberto Flores, 59 anos. 

19/7 – Suelly Larizzatti, 81 anos. 

16/7 – Pedro Lino de Oliveira,  80 anos. 

13/7 – José Antônio de Oliveira, 82 anos. 

22/7 – Georgina Maria de Oliveira, 78 anos. 

24/7 – Antônio Vieira de Almeida, 78 anos. 

23/7 – Semiramis Francischetti Marques,  85 anos. 

24/7 – Adelaide Rodrigues de Morais Cubas, 91 anos. 

26/7 – Paulo Roberto Oliveira, 65 anos. 

CDMCC CONTINUA COMO REFERÊNCIA NA MÚSICA

Dia 16 de julho, duas jovens de Botucatu ingressaram no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e foram destaque do site “Notícias de Botucatu”.  Júlia Tardivo de Oliveira, 13 anos, toca clarinete e a violinista Ster Hevellyn Pereira Borges foram aprovadas no exame seletivo do Conservatório. Ambas  integram a Orquestra Sinfônica Jovem de Botucatu e pretendem aprimorar seus conhecimentos no Conservatório de Tatuí.

Segundo o site, Botucatu conta com infraestrutura musical através do  “Projeto Musicalizando”. A iniciação musical e a prática de instrumentos levam os alunos a integrar orquestras, banda marcial e outros conjuntos musicais da cidade. A Prefeitura Municipal dá apoio e fornece até o transporte dos alunos para se deslocar para Tatuí. O ingresso das duas musicistas no Conservatório é motivo de orgulho para os botucatuenses. A matéria do “Notícias de Botucatu” considera “o CDMCC, de Tatuí, como uma das escolas de música erudita mais conceituadas da América Latina”.

MINISTRO TATUIANO SOLIDÁRIO A ATO NA “SÃO FRANCISCO”

Na sexta-feira (25), o Celso Campilongo, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em solenidade de apoio à soberania nacional, realizada no Largo São Francisco (Arcadas), leu declaração do ministro aposentado Celso de Mello contra a ingerência do governo dos Estados Unidos da América (EUA) em assuntos do Poder Judiciário do Brasil.

O encontro reuniu autoridades, representantes do Judiciário, sociedade civil, movimentos sociais e defensores dos direitos humanos. Esse movimento teve como motivo defender os interesses do Brasil, após o presidente Donald Trump ameaçar colocar em prática, dia 1º de agosto, uma tarifa de 50% sobre os produtos exportados do Brasil para os EUA. Embora os norte-americanos tenham superavit em relação às exportações dos dois países, Trump condiciona a aplicação da “tarifaço alfandegário”, ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro em ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

A íntegra da mensagem de Celso de Mello,

ex-presidente do STF (1997/1999)

“Firmar um documento de tamanha importância representa, na presente quadra histórica vivida por nosso País, um dever cívico e político dos brasileiros, pois a defesa da intangibilidade da soberania nacional constitui encargo irrenunciável por cuja observância devemos todos nos comprometer incondicionalmente!

O reconhecimento da plena capacidade do Brasil de governar-se a si mesmo, com fundamento em sua própria Constituição, sem qualquer mínima possibilidade de interferência externa, notadamente por potestades estrangeiras, tem sido ideal perseguido — e pelo qual a nacionalidade sempre se empenhou em manter — em momentos seminais da formação e consolidação de nosso País como Estado soberano!” (CELSO DE MELLO, Turma de ‘69).

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

“CARTA EM DEFESA DA SOBERANIA NACIONAL

A soberania é o poder que um povo tem sobre si mesmo. Há mais de dois séculos, o Brasil se tornou uma nação independente. Neste período, temos lutado para governar nosso próprio destino. Como nação, expressamos a nossa soberania democraticamente e em conformidade com nossa Constituição.

É assim que, diuturnamente, almejamos alcançar a cidadania plena, construir uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e, ainda, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Nas relações internacionais, o Brasil rege-se pelos princípios da independência nacional, da prevalência dos direitos humanos, da não intervenção, assim como pelo princípio da igualdade entre as nações. É isso o que determina nossa Constituição.

Exigimos o mesmo respeito que dispensamos às demais nações. Repudiamos toda e qualquer forma de intervenção, intimidação ou admoestação, que busque subordinar nossa liberdade como nação democrática. A nação brasileira jamais abrirá mão de sua soberania, tão arduamente conquistada. Mais do que isso: o Brasil sabe como defender sua soberania.

Nossa Constituição garante aos acusados o direito à ampla defesa. Os processos são julgados com base em provas e as decisões são necessariamente motivadas e públicas. Intromissões estranhas à ordem jurídica nacional são inadmissíveis.

Neste grave momento, em que a soberania nacional é atacada de maneira vil e indecorosa, a sociedade civil se mobiliza, mais uma vez, na defesa da cidadania, da integridade das instituições e dos interesses sociais e econômicos de todos os brasileiros.

Brasileiras e brasileiros, diálogo e negociação são normais nas relações diplomáticas, violência e arbítrio, não! Nossa soberania é inegociável. Quando a nação é atacada, devemos deixar nossas eventuais diferenças políticas para defender nosso maior patrimônio. Sujeitar-se a esta coação externa significaria abrir mão da nossa própria soberania, pressuposto do Estado Democrático de Direito, e renunciar ao nosso projeto de nação.

SOMOS CEM POR CENTO BRASIL!!”

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< 

GOVERNO AUTORIZA NOVA ESCOLA PARA ITAPETININGA

O Governo do Estado autorizou a construção de uma nova escola estadual na Rua José Ferreira Menk, no Bairro Nova Era, em Itapetininga. A edificação da unidade escolar é através da Parceria Público-Privada (PPP) e o Governo de São Paulo.  A previsão para entrega é no segundo semestre de 2026. O modelo padrão das escolas conta com ambientes integrados, tecnologia interativa, auditórios, espaços esportivos e culturais. A escola de Itapetininga faz parte de um lote de 16 unidades em construção, previstas pelo governador Tarcísio de Freitas.

A PPP Novas Escolas é uma modalidade de parceria entre o governo e a iniciativa privada para a construção, manutenção e gestão de escolas, focando em serviços não pedagógicos. O governo estadual é responsável pela elaboração do projeto pedagógico e pela prestação dos serviços pedagógicos, enquanto a concessionária privada cuida da infraestrutura, incluindo reforma, manutenção e serviços não pedagógicos, como limpeza e segurança. 

SAGRADA FAMÍLIA PROMOVE FESTA DO MILHO

No período de 8 a 17 de agosto, a Paróquia Sagrada Família promove mais uma edição da Festa do Milho e Novena. Os quitutes de milho verde serão vendidos de segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas, sábado das 16 às 21 horas e domingo, das 11 às 21 horas. A festividade será na Avenida das Mangueiras, 115, em Tatuí. Os colaboradores preparam pamonhas, mingau, bolinhos, curau, suco e outras delícias de milho verde. A renda será revertida para obras da paróquia, coordenadas pelo padre Edvylson de Godoi (foto)..

Conselho Federal de Medicina proíbe uso de anestesia para tatuagens estéticas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, nesta segunda-feira, 28 de julho, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 2.436/2025, que proíbe médicos de realizarem sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos com o objetivo de viabilizar a realização de tatuagens estéticas. A norma foi aprovada durante a 22ª Sessão Plenária Extraordinária do CFM, realizada em 10 de julho. A vedação vale independentemente da extensão ou localização da tatuagem e tem como objetivo evitar o uso indevido de práticas médicas em procedimentos que não têm respaldo científico ou indicação clínica.
 

A resolução, no entanto, abre exceção para os casos em que a tatuagem possui indicação médica e finalidade reparadora — como em situações de reconstrução de aréola mamária, por exemplo —, desde que respaldada pela literatura médica. Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Deixe um comentário