NOTAS E NOTÍCIAS – 15-7-2025

SOROCABA É A CAMPEÃO DOS JOGOS REGIONAIS

A cidade de Sorocaba foi a campeã da 8ª Região Esportiva dos Jogos Regionais 2025,  realizado de 3 a 12 de julho, em Itapetininga, com participação de  mais de 4,4 mil atletas de 48 municípios.

Representada por 400 atletas, a delegação de Sorocaba conquistou 28 ouros, somando 328 pontos na classificação geral, contra 177 de Itapetininga, que ficaram na segunda colocação. Santana de Parnaíba fechou o pódio, com 149.

Em sua 67ª edição, os Jogos Regionais contam com 24 modalidades, uma a mais que em 2024 – o basquete 3×3 foi incluído na programação – e duas categorias em disputa, sub-21 e livre. Os melhores atletas e equipes garantem vaga nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que acontecem entre outubro e novembro.

PARTICIPAÇÃO DE TATUÍ

A participação de Tatuí nos jogos de Itapetininga foi inexpressiva e a cidade amarga o 14º lugar na classificação geral, com 52 pontos (Feminino 15 e Masculino 37). A cidade de Boituva classificou-se em quarto lugar do certame, com 123 pontos no cômputo geral (Feminino 62 e Masculino 61).

Os resultados das modalidades que Tatuí participou foram Tênis de Mesa Masc. (5º), Voleibol Fem. (7º), Atletismo Fem. (7º), Basquete Masc. (1º), Basquete 3×3 Masc. (5º), Basquete 3×3 Fem. (2º), Biribol (3º), Futsal Masc. (3º), Karatê Masc. (7º), Karatê Fem. (8º), Judô Masc. (3º) e Judô Fem. (6º).

VEJA OS RESULTADOS FINAIS COMPLETOS NO LINK ABAIXO:

https://admin.sggd.sp.gov.br/dx/api/dam/v1/collections/cb99158a-0c6c-4e57-8298-bf384fa28a1b/items/e69a3c90-15e6-4d6a-81f5-2f962b06cbea/renditions/02bf91c5-e6cf-4918-b9a1-f99eb0e6dbc2?binary=true

FATEC DE TATUÍ PRORROGA CONCURSO

Faculdade de Tecnologia (Fatec) Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo, de Tatuí, prorroga Processo Seletivo, para preencher uma vaga para o cargo de professor. O candidato é para atuar na disciplina de Projeto Integrador II, especificamente na área de Ciência da Computação/Engenharia da Computação/Telecomunicações, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Programa AMS. É necessário que o candidato tenha graduação e titulação em programas de mestrado ou doutorado na área da disciplina, com experiência profissional de pelo menos três anos, ou graduação e especialização na área da disciplina, com experiência de pelo menos cinco anos.

Ao ser admitido, o profissional deverá cumprir jornadas de quatro horas/aula, no período vespertino, e contará com remuneração de R$ 37,99 por hora/aula.

Inscrição e seleção – Os interessados poderão se inscrever no período de 15 a 29 de julho de 2025, até as 23h59, pelo site do Centro Paula Souza.

DEPUTADA DAMARIS TOMA POSSE NA ALESP

Nesta segunda-feira (14), a deputada Dra. Damaris Moura, primeira suplente do PSDB, tomou posse como a mais nova parlamentar da 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ela assume para o segundo mandato na Casa, eleita com mais de 62 mil votos nas eleições de 2022 Sua permanência no parlamento é em decorrência da cassação do deputado Ortiz Neto, por infidelidade partidária (mudança de partido).

“Meu compromisso hoje é seguir servindo ao povo de São Paulo com ardor, devoção e com a mesma força e coragem com as quais tudo começou. Com entusiasmo e, acima de tudo, muito amor por esse povo que um dia me recebeu e se transformou, decididamente, no meu povo”, disse a deputada em seu discurso de posse.

Com a posse de Damaris, a Assembleia volta a ter 25 deputadas mulheres, número recorde alcançado nas eleições de 2022. Em abril de 2024, esse número havia sido reduzido com a posse da deputada licenciada Valéria Bolsonaro (PL) no cargo de secretária de Políticas para a Mulher do estado.

“É inquestionável a força da mulher. Elas são mais da metade do eleitorado do Brasil e de qualquer estado. Isso demonstra que as mulheres estão ocupando o espaço que é de direito delas”, comentou o presidente André do Prado. “Isso engrandece o Parlamento e é muito importante para que consigamos avançar nos direitos das mulheres. Trazendo a visão das deputadas para discussão, conseguimos transformar os anseios das mulheres que estão lá fora”, completou Prado.

ATUAÇÃO EM TATUÍ – A deputada Damaris de Moura, apoiada na última eleição para a Alesp pelo atual vice-prefeito Antonio Marcos de Abreu, participou ativamente nas soluções de problemas de Tatuí. Uma firme tomada de posição foi em relação ao Conservatório. A O.S. Sustenidos assumiu a gestão da escola e pretendia dispensar 70 músicos. A deputada Damaris e o deputado federal Samuel Moreira, a pedido da prefeita Maria José Vieira de Camargo, já falecida, disponibilizaram verba de R$ 3 milhões para a escola de música e impedir que essa organização realizasse esse desserviço para o município. No entanto, nada adiantou porque a Sustenidos dispensou os músicos, empregados da área administrativa e mudou o plano pedagógico da escola.

REFLEXOS DAS ADMINISTRAÇÕES DO CONSERVATÓRIO

As administrações dos tatuianos José Coelho de Almeida e Antonio Carlos Neves Campos, ambos falecidos, ainda repercutem em cidades do Brasil.

LONDRINA – O 45º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) em parceria com a prefeitura municipal de Arapongas, apresenta nesta terça-feira (15), às 20h, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí para um concerto especial no Cine Teatro Mauá. Os ingressos são gratuitos e

A Camerata conta atualmente com dez violonistas e é coordenada por Diego Salvetti. Ao longo de sua trajetória, o grupo já contou com a participação de renomados solistas convidados, como Elodie Bouny, Edu Ribeiro, Fernando Lima e Fabio Lima. Por mais de duas décadas, esteve sob a coordenação do violonista Édson Lopes, responsável por consolidar a identidade e a qualidade artística do conjunto.

ARAPONGAS – É nesse município que o Sindicato Rural atua com o Programa de Acordeom do Senar-SP desde 2023, dedicando-se ao processo de recrutamento e seleção do público-alvo, infraestrutura do local e demais ações relativas ao aprendizado. O instrutor Eliéser Ivan de Queiroz, formado pelo Conservatório, dá aulas de acordeom desde 2015. Ele observa que mesmo com a particularidade de ser um instrumento mais caro do que a viola caipira (chegando a mais de 10 vezes do valor), os fatores tradição e família são estímulos a ingressar no programa. (Foto)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DÁ MAIS

SEGURANÇA PARA AQUISIÇÃO DE CELULARES


Ferramenta do Celular Seguro permitirá consulta em uma base de dados unificada sobre dispositivos com registro de roubo, furto ou extravio

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), instituiu nesta segunda-feira, 14 de julho, o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), que passa a integrar, em uma única base, informações de aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio.

A nova ferramenta consolida dados do programa Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), permitindo que qualquer cidadão verifique, antes da compra, se um aparelho possui algum tipo de restrição. Segundo a Anatel, a ação fortalece a prevenção à receptação de celulares roubados e amplia o combate à criminalidade, além de contribuir para proteger o consumidor no momento da aquisição de um novo telefone. “O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje”, afirmou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.Disponível no aplicativo Celular Seguro, para Android e iOS, o sistema exige apenas o número do IMEI (identificação única do aparelho) para consulta. A busca pode ser feita manualmente ou por leitura do código de barras diretamente na tela do celular.
 

Como consultar:

Para saber se um celular possui alguma restrição:

  • Baixe o app Celular Seguro (disponível para Android e iOS);
  • Na tela inicial, selecione “Celulares com Restrição”;
  • Digite o número do IMEI (composto por 15 números) ou use a câmera para ler o código de barras;
  • Para visualizar o IMEI no celular a ser consultado, digite *#06# no teclado de chamadas.
  • Se não houver nenhum impedimento, a tela confirmará que o aparelho está liberado para uso.
     

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Deixe um comentário