NOTAS E NOTÍCIAS – 13-7-2025

FEIRA DO DOCE DIVIDE EXECUTIVO E LEGISLATIVO PAULISTA

 Na festa do doce, vice-prefeito Antonio Marcos de Abreu, governador Tarcísio e a primeira dama Cristiane Freitas.

Na Central de Rádio, Alessandra, ex-prefeito Gonzaga e deputado André do Prado, presidente da Alesp.

A Feira do Doce de Tatuí, realizada no período de 9 a 13 de julho, na Praça da Matriz, mais uma vez revestiu-se de pleno êxito. O evento atraiu um público tatuiano e de outras cidades da região. Essas pessoas vieram à cidade para apreciar os doces de cinquenta expositores e assistir uma empolgante programação musical. O sucesso demonstra que a Prefeitura deve, como em todas as administrações anteriores, investir no Carnaval, Natal e outras datas sazonais.

FESTA DO DOCE NÃO FOI DESTACADA – Se por um lado, a festa do doce é uma atração popular, a Prefeitura de Tatuí não deveria transformá-la em palanque político. A ideia de entregar os certificados do programa “Caminho para a Capacitação”, durante o evento, não rendeu nenhum dividendo publicitário para a festa do doce, na pauta do Governo do Estado. A assessoria de comunicação do Palácio dos Bandeirantes ignorou o evento e o destaque do “press release”, distribuído para todos os jornais do País, foi o programa de capacitação dos jovens de treze municípios da Região Administrativa de Sorocaba.

No sábado (12), o governador Tarcísio de Freitas participou da entrega dos certificados em duas das treze cidades onde ocorreu o programa SuperAção, coordenado por Cristiane de Freitas, primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo.

Em Cerquilho, a entrega para 315 alunos foi no Teatro Municipal, com a presença do prefeito Du Pilon, políticos e representantes dos setores produtivos da cidade. Em Tatuí, o cerimonial perdeu a oportunidade de escolher o Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório, para  entregar os certificados a 372 formandos. O carioca Tarcísio de Freitas – que não deve conhecer a potência musical do Conservatório, nem a magnitude do teatro, construído no Governo Abreu Sodré, até poderia rever seus conceitos, a respeito dessa importante área cultural do município. E também descobrir que a Secretaria Estadual da Cultura trata como verdadeira “madrasta”, a mais renomada escola de música da América Latina, com a gestão da O.S. Sustenidos.

DISPUTA DE EGOS? – Dia 12 de julho, a política de Tatuí conseguiu um fato inédito. Dividiu os poderes Executivo e Legislativo paulista, que fazem parte de uma união partidária para administrar o estado. Enquanto o prefeito Miguel Lopes se gabava com a presença do governador Tarcísio, no coreto construído pela administração Gonzaga, o deputado André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, concedia entrevista às emissoras de Alessandra Gonzaga, na Central de Rádio de Tatuí.

Essa disputa “nós e eles” parece ser importante para uma parcela mínima da população, somente ligada ao “staff” do prefeito Miguel Lopes. Mesmo assim, com a unanimidade dos servidores comissionados, nomeados no “Trem da Alegria”, primeira lei municipal aprovada pela Câmara Municipal na atual gestão, diz uma fonte à reportagem do Jornal Integração. Outro fato improdutivo para o governador, durante sua permanência na festa do doce, foi a opinião isolada de um policial militar, revelada a uma pessoa do setor de segurança. O agente disse que o governador Tarcísio de Freitas “não é bom para a PM, como outros governadores.

………………………………………………..

“PRESS RELEASE” DISTRIBUIDO PELO GOVERNO À IMPRENSA

Governo de SP encerra terceiro ciclo do programa Caminho da Capacitação

com mais de 680 alunos formados

Caminho da Capacitação oferece curso de soldagem. Formados marcam presença em formatura em Tatuí. Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de São Paulo

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou neste sábado (12) das formaturas do terceiro ciclo do programa Caminho da Capacitação, realizado em 13 municípios da região de Sorocaba. No total, 687 alunos concluíram cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa do Fundo Social de São Paulo, que integra o programa SuperAção SP, atendeu os municípios com carretas adaptadas como salas de aula.

As cidades contempladas neste terceiro ciclo foram Alambari, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Iperó, Laranjal Paulista, Pereiras, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tatuí e Tietê. Os cursos atenderam áreas com alta demanda por empregabilidade, como manutenção automotiva, gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, imagem pessoal, confecção industrial, banho e tosa, soldagem e outros.

“A beleza é levar a capacitação para onde as pessoas estão. É poder rodar o estado todo com uma carreta e levar essa oportunidade para muita gente. Nós aproximamos o curso de onde estão as pessoas e oportunidades”, disse o governador Tarcísio de Freitas lembrando que a oferta de cursos se adapta às demandas de cada município.

Com os resultados do terceiro ciclo, o programa já soma 1.975 alunos formados desde o lançamento, em maio deste ano. “Muitas já saem empregadas e muitas querem empreender abrindo o próprio negócio. A ideia desse programa é mudar a perspectiva de vida pela capacitação”, completou o governador.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a importância da qualificação como ferramenta de transformação social. “A cada formatura, vemos histórias de superação e de esperança. O Caminho da Capacitação abre portas para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, gerando renda e autonomia para milhares de pessoas e famílias paulistas”, afirmou.

As cerimônias de encerramento reuniram os alunos de todas as cidades em dois polos principais: Cerquilho e Tatuí, totalizando 687 formandos. Na cerimônia de Cerquilho, foram 315 alunos certificados, enquanto na cerimônia realizada em Tatuí foram 372 formados.

Os cursos são destinados, prioritariamente, a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como desempregados, jovens a partir de 18 anos e mulheres chefes de família.

O próximo ciclo do programa já está com inscrições abertas também na região de Sorocaba, com novas turmas previstas para início em 14 de julho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: http://www.cursofussp.sp.gov.br.

SuperAção SP – O Caminho da Capacitação faz parte do SuperAção SP, programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. “Damos recurso para afastar a insegurança alimentar e ver o que falta para ela trabalhar. O Estado abraça essa pessoa para que ela tenha condição de dar o passo seguinte, que é o passo da capacitação. O terceiro ciclo é o da inserção produtiva, ligando essa pessoa ao mercado de trabalho”, explicou o governador.

A ação conta com mais de 30 carretas equipadas, oferecendo mais de 40 opções de cursos gratuitos em todas as regiões do estado. Idealizado pelo Fundo Social de São Paulo, o programa busca fomentar o desenvolvimento econômico e social, por meio da profissionalização do cidadão.

Mais informações sobre cursos, cronogramas e cidades atendidas estão disponíveis no site oficial do programa ou diretamente com as prefeituras parceiras.

Deixe um comentário