TATUÍ CONFIRMA 34 CASOS DE DENGUE NA PRIMEIRA QUINZENA DE JANEIRO

Tatuí registra 32 casos a mais do que o mesmo período de 2024.

EDIÇÃO 2313 – 25-1-2025

         A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de combate à Dengue, informa que foram confirmados 34 casos da doença em Tatuí entre os dias 1º a 15 de janeiro. Os casos são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. São 32 a mais do que o mesmo período de 2024, quando haviam sido notificados dois casos. Os números foram divulgados na quinta-feira (16), durante a primeira reunião do ano para discutir e avaliar as ações de combate ao mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da dengue e de outras arboviroses.

         A Vigilância Sanitária adverte que, nesta época, aumentam as chances de casos da doença, principalmente devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura e pelas chuvas, condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais. É o chamado “período epidêmico”, que segue até o mês de maio. No ano passado, os picos de contaminação em Tatuí ocorreram nos meses de abril e maio, com 191 e 334 casos, respectivamente. Em todo o ano de 2024, Tatuí contabilizou 882 casos de Dengue (781 autóctones e 101 importados).

         Para prevenir novas contaminações, a equipe do setor de combate à Dengue intensificou os trabalhos de prevenção em diversas regiões da cidade e promoveu, no período de 19/12/2024 a 15/1/2025, 3.647 visitas à imóveis, 2.989 controles de criadouros, 326 nebulizações portáteis, três demandas e 120 visitas dos Agentes Comunitários de Saúde a imóveis.

         A coordenadora do setor, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, salienta que a colaboração da população para controlar os criadouros do “Aedes Aegypti” é fundamental. É necessário manter sempre limpas as casas, quintais, terrenos e garagens, retirando todos os entulhos e objetos que possam acumular água, como garrafas, baldes, pneus, vasos e latas, já que o mosquito se reproduz em água limpa e parada. É preciso ainda tampar bem caixas de água, limpar calhas, piscinas e ralos e trocar a água dos animais de estimação. O descarte dos materiais que podem acumular água e tornar-se criadouros do mosquito deve ocorrer nos Ecopontos (www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

         As Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendem todas as pessoas com suspeita de Dengue. Os que apresentarem febre, acompanhada de sintomas como náuseas, vômitos, manchas vermelhas, dor nas articulações, dor de cabeça ou no fundo do olho, devem procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, é necessário procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

         A vacina Dengue Atenuada Quadrivalente (Qdenga) está disponível para adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independente de infecção prévia ou não pela doença. O esquema corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas unidades básicas de saúde urbanas. Nas unidades de saúde rurais, a vacinação está disponível no Bairro Congonhal, às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, e no Bairro Mirandas, de segunda a quinta-feira, no mesmo horário. Para receber o imunizante, é necessário levar carteirinha de vacinação, cartão SUS, documento pessoal com fotografia e comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai ou um responsável pelo adolescente. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: (15) 3259-6358.

Deixe um comentário