DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DESTACA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM TATUÍ

EDIÇÃO 2310 – 4-1-2025

         Seguindo a tendência política de geração de novos empregos e mudanças na economia pelo Governo Federal, Tatuí está na mão de direção certa da história. Hamilton Silva, diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, informa que o município registrou 2.370 novos postos de trabalho com carteira assinada, entre janeiro e novembro de 2024. Os dados são do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na sexta-feira (27), pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

         Hamilton Silva informa que “no mês de novembro foram criadas 209 novas vagas de emprego e confirma a boa fase que o município atravessa quando o tema é trabalho”. Para o diretor, “os setores que mais se destacaram ao longo dos últimos 11 meses, em relação ao mesmo período de 2023, foram Construção Civil (+22,68), Indústria (+ 10,88%) e Serviços (+ 5,08%). Ele ainda garante que “a Prefeitura de Tatuí desenvolve políticas públicas e diálogos com os empresários, alinhada aos projetos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado”.

         Tendência no Brasil – Em novembro, o país gerou 106.625 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados dia 27 de dezembro, pelo secretário executivo Francisco Macena, do Ministério do Trabalho e Emprego. O número é resultado de 1.978.371 admissões e 1.871.746 desligamentos. O acumulado de janeiro a novembro deste ano é de 2.224.102 empregos. No acumulado dos últimos 12 meses (dezembro de 2023 a novembro de 2024) o saldo é de +1.772.862, resultado 22,2% maior que o saldo observado no período de dezembro de 2022 a novembro de 2023 (+1.450.778).

Indústria é o desafio para a nova gestão

         Durante a campanha eleitoral, a maior preocupação da classe trabalhadora de Tatuí é a falta de oportunidade para trabalhar na própria cidade e a instalação de novas indústrias. Pelo que se observa, no distrito industrial na Rodovia SP-127, próximo à Castelo Branco,  que era para ser sinal de desenvolvimento do município, restam apenas terrenos vazios e barracões fechados, muitos ainda por terminar. Tornar o município atraente para instalação de empresas como a Yazaki, Guardian e Marquespan, que desenvolvem em um grande ritmo, é o que se espera da nova administração municipal.

         Situação preocupante – Uma ocorrência desalentadora foi uma Inspeção, realizada em julho de 2024, em uma fazenda produtora de batatas, na zona rural de Cerquilho. No local, havia 13 adolescentes em situação de trabalho análoga à escravidão. E a maioria dos jovens eram recrutados em Tatuí. O Ministério do Trabalho e Emprego informa que na fiscalização apurada pelos auditores-fiscais do Trabalho, não há nenhum registro trabalhista de funcionários no local nos últimos 20 anos de funcionamento da produção rural. (Com informações do site do Ministério do Trabalho).

Deixe um comentário