As nebulizações portáteis são uma das armas para enfrentar o mosquito “Aedes Aegypti”.
EDIÇÃO 2310 – 4-1-2025
O departamento de Vigilância Epidemiológica registrou 871 casos de Dengue durante o transcorrer de 2024 no município de Tatuí. Somente no período de 20 de novembro a 20 de dezembro, mais 18 casos foram acrescentados à estatística da Secretaria Municipal de Saúde.
Dia 19 de dezembro, os números foram apresentados para avaliar as ações de combate ao mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. O trabalho dos Agentes de Controle de Endemias continua conforme as orientações da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. No período citado acima, ocorreram 15.011 visitas à imóveis, 4.130 controles de criadouros e 1.955 nebulizações portáteis, dentre outras ações.
A Vigilância Sanitária adverte que nesta época, aumentam as chances de casos da doença, principalmente devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura e pelas chuvas – condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais.
A colaboração da população nas ações de prevenção é fundamental. É necessário manter limpas as casas, quintais, terrenos e garagens. O mosquito se reproduz em água limpa e parada.
Atendimento – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendem todas as pessoas com suspeita de Dengue. Os que apresentarem febre, acompanhada de sintomas como náuseas, vômitos, manchas vermelhas, dor nas articulações, dor de cabeça ou no fundo do olho, devem procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, é necessário procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Vacinação – A vacina Dengue Atenuada Quadrivalente (Qdenga) está disponível para adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independente de infecção prévia ou não pela doença. O esquema corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas unidades básicas de saúde urbanas. Nas unidades de saúde rurais, a vacinação está disponível no Bairro Congonhal, às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, e no Bairro Mirandas, de segunda a quinta-feira, no mesmo horário. Para receber o imunizante, é necessário levar carteirinha de vacinação, cartão SUS, documento pessoal com fotografia e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai ou um responsável pelo adolescente. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: (15) 3259-6358.

