EDIÇÃO 2310 – 4-1-2025
Na quarta-feira (1º), com início às 10h40, em sessão protocolar, a Câmara Municipal de Tatuí empossou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, vice-prefeito Antonio Marcos de Abreu e elegeu, por aclamação, o vereador Renan Cortez (MDB) para exercer a presidência do Poder Legislativo, no biênio 2025/2026.
Durante a sessão, presidida pelo vereador João Éder Alves Miguel, o mais votado na eleição municipal de outubro, os vereadores, além da presidência, elegeram os novos membros da Mesa do Legislativo. Por 11 votos a 6, foram eleitas Rosana Nochele Pontes Pereira (vice-presidente – PSD), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (1ª secretária – PSD) e Gabriela Xavier Mendes Coito (2ª secretária – Podemos). Pela primeira vez, a composição da Mesa vai ser ocupada pela maioria de mulheres.
Os demais vereadores que também assinaram o livro de posse foram Cintia Yamamoto Soares (PP), Elaine Leite de Camargo Miranda (PL), Alex Leite Mota (União Brasil), Alexandre de Jesus Bossolan (PL), João Éder Alves Miguel (União Brasil), João Francisco de Lima Filho (Solidariedade), José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos), Kelvin Joelmir de Morais (PT), Leandro de Camargo Barros (MDB), Márcio Antonio de Camargo (PP), Maurício Couto (PP), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD) e Vade Manoel Ferreira (Republicanos).
Prefeito com maioria na Câmara
O resultado da votação da escolha dos novos integrantes da Mesa mostra que o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior conta com a maioria dos vereadores na Câmara Municipal de Tatuí. No entanto, a oposição pode divergir quando houver votações necessárias de 2/3 (12 votos) dos vereadores para aprovação. Na atual conjuntura política, o Poder Executivo não conta com esse número de parlamentares.
A eleição do vereador Renan Cortez por aclamação, pelos dezessete vereadores, demonstra a unidade do Poder Legislativo em torno de um nome de consenso. Em seu discurso, o parlamentar afirma que “vai privilegiar o diálogo, respeito e, de maior importância do nosso mandato, servir a população. Espero que todos sigam essa missão”.
Discursou o vice-prefeito Antonio Marcos de Abreu. Em seu pronunciamento assevera que “vamos colocar Tatuí onde ela merece estar e a transparência é o nosso objetivo”. O prefeito Miguel Lopes, em seu discurso, falou sobre sua família e sua trajetória política. Logo após a sessão de posse, o titular do Poder Executivo foi ao Paço Municipal “Maria José Gonzaga”, para assinar o termo de posse e seguir a administração municipal.

