ABERTURA DO NATAL

EDIÇÃO 2308 – 14-12-2024

        Na sexta-feira (6), o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior acompanhou a abertura do Natal Encantado no Jardim da Santa. Em seu pronunciamento, Miguel discorreu sobre o “Pinheirão” da Praça da Santa. Esta árvore-símbolo do Natal de Tatuí, foi iluminada pela primeira vez em 1956 pelo “Clube 17”. Este grupo, formado por  jovens idealistas e abnegados, editava um jornal para arrecadar fundos para comprar as lâmpadas.

        O prefeito convidou Odil Euclides Antunes, que integrava o Clube 17 naquela época, e acendeu pela primeira vez o “Pinheirão”, para repetir este ato que abre as festas natalinas na cidade. Odil, na árvore original de 35 metros, era o único que colocava a ponteira do pinheirão, iluminado pela primeira vez há 68 anos, com 1500 lâmpadas compradas com a arrecadação da venda do jornal “O Dezessete”.

        Uma coleção completa desta publicação faz parte do acervo do Jornal Integração, doada por Athala José Schaira também do grupo. Semanalmente, este jornal publica uma nota extraída dessa coleção. Em 2024, o pinheirão foi adornado com 36 cordões de 30 metros cada, que mesclam luzes coloridas e brancas. Ao todo, cerca de 1.300 lâmpadas brilham na Praça da Santa, proporcionando o clima de Natal da cidade.

Deixe um comentário