União de tecnologias garante imagens nítidas que ajudam na identificação de criminosos e de veículos adulterados.
EDIÇÃO 2306 – 1-12-2024
A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí informa que as 14 lombadas eletrônicas educativas, instaladas recentemente em diversos pontos da cidade, serão integradas ao sistema de monitoramento por câmeras do programa “Muralha Paulista”.
As 14 lombadas eletrônicas – que não são radares fixos – têm a finalidade de educar o motorista e fazer com que ele reduza a velocidade do seu veículo para aumentar a segurança no trânsito e diminuir o risco de acidentes. As lombadas foram instaladas em meados de setembro, através do convênio “Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade”, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP).
O Programa “Muralha Paulista”, da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, está ativo em Tatuí desde novembro de 2023, e consiste em um sistema integrado de 47 câmeras de segurança, cujo objetivo é combater crimes de furto e de roubo, bem como acompanhar o deslocamento de criminosos. Todos os dados recebidos por este sistema, além de seguirem para as plataformas conectadas – Detecta (base de dados do “Muralha Paulista”, do Governo de SP), Córtex (do Governo Federal) e Jecrim (da Região Metropolitana de Campinas) – vão para a central de monitoramento local, na sede da Guarda Civil Municipal de Tatuí.
“Com o novo projeto de integração destas duas tecnologias – lombadas eletrônicas educativas e a ‘Muralha Paulista’ – temos agora mais 14 pontos de captação de imagens na central de monitoramento, que ajudarão na identificação de criminosos e de autos adulterados e no fluxo de veículos em toda a cidade”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos.

