Alunos auxiliaram as equipes no plantio das árvores.
EDIÇÃO 2305 – 23-11-2024
No período de 11 a 14 de novembro, a Praça da Música, localizada na entrada do Jardim Santa Rita de Cássia, recebeu mais de 100 mudas de espécies florestais nativas e frutíferas. O plantio faz parte de uma das etapas do projeto de revitalização do local, viabilizado pela Prefeitura de Tatuí.
A Praça da Música teve sua flora enriquecida com uma diversidade de 21 espécies. Além das espécies já existentes, foram plantadas mais 103 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas da flora brasileira, dentre elas, Ipês nas cores rosa, roxa, amarela e branca, Oiti, Paineira-Rosa, Sibipiruna, Pau-ferro e Pau-brasil. Cerca de 40 alunos do 4° ano da Escola “Magaly Azambuja de Toledo”, juntamente com seus professores, auxiliaram as equipes no plantio.
Segundo a arquiteta da Prefeitura, Natália Jacomino, que elaborou o projeto de revitalização da praça, esta arborização une questões ambientais e estéticas. “Foram escolhidas diferentes espécies intercaladas entre si, buscando contribuir com uma maior diversidade da flora e proporcionar uma experiência mais rica para os moradores, ao caminharem no local”, explicou. A entrada da praça pela Avenida Teófilo de Andrade Gama foi pensada como um cartão postal do bairro, com uma longa linha de ipês coloridos que, com os seus diferentes períodos de floração, trarão dinâmica e cor à paisagem.
Daiane Bueno, do Departamento de Meio Ambiente, lembra que as áreas verdes urbanas desempenham papel importante na melhora das condições de vida das cidades. “Elas possuem a importante função de reduzir efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além de influenciar no balanço hídrico e servirem de abrigo para diversos animais”.
Além da arborização, o projeto de revitalização da Praça da Música também contemplará a troca da iluminação, alocação de novos bancos e a implantação de 12 brinquedos e 16 aparelhos de ginástica ao ar livre, incluindo equipamentos para pessoas portadoras de necessidades especiais.

