EXPOSIÇÃO NA CÂMARA HOMENAGEIA MAESTROS DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Obras retratam maestros e um músico do Conservatório de Tatuí.

EDIÇÃO 2304 – 16-11-2024

            Na terça-feira (19), às 19h30, uma sessão solene na Câmara de Tatuí marca a abertura da exposição “Retratos de Maestros do 1º Congresso”, com oito quadros de autoria do artista plástico Rafael Sangrador. As obras retratam os maestros Antonio Carlos Neves Campos, Cadmo Fausto, José Antonio Pereira, Dario Sotelo, Luís Marcos Caldana e Santiago Giordano, além do trompetista Leopoldo Felício de Andrade. Todos participaram do “1º Congresso Internacional de Bandas Sinfônicas”, promovido pelo Conservatório “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí em 2004.

            O objetivo da exposição é também homenagear o Conservatório pelos 70 anos de atividades, comemorados no último dia 11 de agosto, e os vinte anos do congresso, realizado quando o saudoso maestro Antonio Carlos Neves Campos era diretor artístico da escola de música, projetando-a em nível internacional.

            A Exposição “Retratos de Maestros do 1º Congresso” recebe o apoio do Conservatório, que emprestou cinco das obras que serão expostas. Essas obras, atualmente, fazem parte do acervo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP. Outras três obras foram cedidas pelos homenageados ou familiares para o período do evento na Câmara Municipal. A visitação aberta ao público poderá ser realizada no período de 21 de novembro a 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 13 às 20 horas, na Sala das Sessões “Vereador Rafael Orsi Filho”, na Avenida Cônego João Clímaco (Mangueiras), 226.

Sobre o artista

            Rafael Sangrador, natural de Palência, na Espanha, é formado pela Escola de Artes e Ofícios de Madrid. Chegou ao Brasil em 1976 e iniciou seu trabalho profissional na área de arquitetura, em São Paulo. Como artista plástico, participou de exposições de destaque e concursos artísticos, conquistando vários prêmios.

            Chegou a Tatuí em 1998, onde se estabeleceu desenvolvendo atividades artísticas, com aulas livres na Escola Industrial e aulas de modelo vivo para alunos do 3º ano do curso de Arte Educadores, na ASSETA.

            Atuou como docente na FAJ, em Jaguariúna, e na Faculdade de Arquitetura Nossa Senhora do Patrocínio, em Salto, instituição onde se formou como Arquiteto e Urbanista. Recebeu o título de “Cidadão Tatuiano” da Câmara Municipal no dia 23 de dezembro de 2004.

Deixe um comentário