EDIÇÃO 2304 – 16-11-2024
Promover o debate sobre os desafios da educação e da qualificação de mão de obra, visando o desenvolvimento de políticas públicas e privadas voltadas para a capacitação de profissionais. Esse foi o objetivo da 1ª Jornada Industrial promovida pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho.
O encontro, na segunda-feira (4), no Centro Hípico de Tatuí, reuniu autoridades, empresários e dirigentes de entidades, como o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; diretor titular do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) – Regional Sorocaba, Erly de Syllos; diretor da Fatec Tatuí, Anderson Luiz de Souza; diretora Regional de Ensino de Itapetininga, Elizete Petelinkar; diretor do Senai Sorocaba, Celso Taborda; coordenador de Políticas de Emprego e Renda do Governo Estadual, Caio Martinelli; entre outros.
Na abertura, o prefeito Miguel Lopes Cardoso destacou a importância da formação de jovens para o mercado de trabalho e anunciou a criação de uma nova secretaria. “Este evento tem o objetivo discutir alguns temas que são recorrentes e importantes para que nosso município tenha o desenvolvimento e o destaque que merece. Essa é só a primeira jornada, mas eu gostaria de dar uma notícia em primeira mão para vocês, que é a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Tatuí e esse é só mais um passo que estamos dando em direção ao progresso do nosso município”, destacou.
Em sua fala, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos, destacou a importância da realização de um censo para identificar as necessidades de mão de obra nas indústrias. “Esse mapeamento é importante para dar um direcionamento e equilibrar a oferta e a demanda de mão de obra. Esse levantamento servirá de base para instituições de ensino como o Senai, Fatec, entre outros, para identificar quais cursos devem ser criados visando atender as indústrias e gerar novos postos de trabalho”, ressaltou.
Representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, o coordenador de Políticas de Emprego e Renda do Governo Estadual, Caio Martinelli destacou o projeto de desenvolvimento regional do governo estadual. “Quando o novo governo assumiu começamos a trabalhar as vocações das 16 regionais administrativas e a partir daí fomentamos a vocação de cada uma para desenvolver uma cadeia regional, gerando mais trabalho e renda”, explicou.
Já a diretora regional de ensino de Itapetininga, Elizete Petelinkar, destacou a importância da educação e a área de abrangência da sua diretoria regional, que agrega nove municípios, incluindo Tatuí. “Hoje é um dia importante porque esse encontro traz a educação como foco e um aspecto muito importante é a inserção do jovem no mercado de trabalho. Temos em Tatuí três mil jovens que estão fazendo o Ensino Médio e é importante esse debate para identificar a necessidades de cursos profissionalizantes, para que possamos preparar esses jovens para o mercado de trabalho”, afirmou.
O diretor do Senai Sorocaba, Celso Taborda, que também participou do debate, destacou a parceria da entidade com a Prefeitura de Tatuí. “O Senai Sorocaba atende 31 municípios em nossas unidades físicas e nas escolas móveis. Aqui em Tatuí temos uma parceria com a Prefeitura e com o Sesi, para desenvolvimento da educação profissionalizante, que é a missão principal do Senai, juntamente com a tecnologia e inovação”, observou.
Também participaram do evento Vitória Fanti da empresa Microflex, Ubirajara Feltrin do Lar Donato Flores, Fernando Alonso, diretor regional de Desenvolvimento Econômico, Hamilton Silva, Diretor Municipal de Desenvolvimento Econômico, além de representantes de indústrias e do setor de turismo de Tatuí.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, do Senai, do Ciesp e da Fatec, além do patrocínio das empresas Sítio Carroção, Centro Hípico de Tatuí e Microflex.
Hamilton Silva
Diretor de Desenvolvimento Econômico

