DOCUMENTÁRIO DESTACA CONTRIBUIÇÃO DOS NEGROS NA MÚSICA DE TATUÍ

Documentário já foi exibido em escolas públicas de Tatuí.

EDIÇÃO 2303 – 9-11-2024

            O CEU das Artes de Tatuí, na Rua Ana Rosa Monteiro, 475, na Vila Santa Helena, apresenta o projeto “Minorias Sociais”, desenvolvido pelo cineasta tatuiano Erik Machado. O evento, aberto ao público, mostra um documentário dividido em três partes, que explora a presença e contribuição dos negros na música de Tatuí. A primeira exibição ocorreu nesta quinta-feira (7) e outra duas estão agendadas para os dias 14 e 21 de novembro, às 19h30.

            A proposta faz parte da programação do “Mês da Consciência Negra de Tatuí”. O documentário apresenta entrevistas com figuras importantes, como o maestro Marcelo Afonso, que aborda a relevância da comunidade negra na Banda Santa Cruz, e Betico, que traz memórias da famosa “Rua do Samba” nos anos 90 e discute os desafios enfrentados pelos músicos locais. Outros depoimentos, como os de Jefferson, Amadão, Beth e Bene Vagalume, enriquecem o trabalho, com histórias sobre o carnaval tatuiano, o Clube Princesa Isabel e o saudoso Paulo Vagalume.

            Com fotos e vídeos raros, incluindo registros dos anos 60, o documentário está disponível online, nas redes sociais da Produtora Machado (Facebook e YouTube), e foi exibido em escolas públicas de Tatuí. Além disso, 300 DVDs foram distribuídos para professores e moradores, incluindo sessões nas feiras livres. O trabalho foi realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo.

Deixe um comentário