Encontro propôs soluções para potencializar o mercado local com formação e capacitação dos trabalhadores tatuianos.
EDIÇÃO 2303 – 9-11-2024
Na segunda-feira (4), no Centro Hípico de Tatuí, a Prefeitura Municipal, através do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, promoveu a “1ª Jornada Industrial de Tatuí”, com foco na qualificação profissional. Cerca de 100 pessoas, entre empresários e lideranças de setores públicos e privados, estiveram reunidas para propor soluções e iniciativas que potencializem o mercado local através da formação e capacitação dos trabalhadores tatuianos.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior abriu o evento, citando o aumento na geração de empregos em Tatuí nos últimos dois anos. “Precisamos focar na qualificação da nossa mão de obra, para que os nossos talentos cresçam e se destaquem para o preenchimento destas vagas no mercado de trabalho tatuiano”. Miguel Lopes reforçou ainda “compromisso com a educação e o desenvolvimento econômico do município”.
Na “Jornada Industrial”, foram discutidas diretrizes para o desenvolvimento econômico, capacitação e formação, assim como parcerias público-privadas com uma visão estratégica para os próximos 20 anos. Para isso, dois temas principais foram abordados por convidados e especialistas na área.
O primeiro tema abordou os “principais desafios da educação e a educação qualificada”. Os convidados foram a dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga, Elizete Ribeiro Ponsi Petelinkar; a representante do Departamento de Recursos Humanos da empresa Microflex, Vitória Fanti; e o diretor do Lar Donato Flores, Ubirajara Feltrin.
O segundo tema de discussões abordou as “demandas do mercado e o suporte para a formação de mão de obra”. Os convidados foram o diretor da Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec), Anderson Luiz de Souza; o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Sorocaba e representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Celso Taborda Kopp; o diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Erly Domingues de Syllos; e o diretor de Desenvolvimento Econômico Regional, Fernando Alonso.
Entre as propostas que deverão ser implantadas, estão incentivar o tatuiano a se qualificar, equalizar o Ensino Médio noturno com inserção no mercado de trabalho, formação tecnológica voltada para a demanda, diminuição do número de tatuianos que trabalham em outros municípios e criação de um censo e um boletim de oportunidades.

