QUEM SOU EU?

EDIÇÃO 2303 – 9-11-2024

         O legado de minha teoria está resumido em quatro livros. Minha obra filosófica ainda é questionada e até combatida. Fui seguido por muitos líderes mundiais. No entanto, como em outras filosofias, uma minoria traduz minhas ideias ao pé da letra e criam controvérsias. Fui mais atuante no século XIX. Afinal, quem sou eu?

RESPOSTA DA EDIÇÃO 2302 – 2-11-2024

         Isaac Newton (1643-1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levaram à lei da gravitação universal. A composição da luz branca conduziu à moderna física óptica. Na matemática ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal

         Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, uma pequena aldeia da Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643. Nasceu prematuro e logo ficou órfão de pai. Com dois anos, quando sua mãe voltou a casar, Isaac foi morar com sua avó. Desde cedo, Newton manifestava interesse por atividades manuais. Ainda criança, fez um moinho de vento que funcionava e um quadrante solar de pedra, que se acha hoje na Sociedade Real de Londres. Com 14 anos, foi levado de volta para a casa de sua mãe, cujo marido acabara de falecer, para ajudar no trabalho da lavoura. Em vez de se dedicar aos seus afazeres, passa o tempo imerso na leitura. Com 18 anos foi aceito no Trinity College, da Universidade de Cambridge. Passou quatro anos em Cambridge e recebeu seu grau de Bacharel em Artes em 1665. Tornou-se amigo do Professor Isaac Barrow, que o estimulou a desenvolver suas aptidões matemáticas, tornando-o seu assistente.

         Descobertas – Entre 1665 e 1667, durante o tempo em que a universidade ficou fechada, em consequência de uma epidemia de peste bubônica que assolou a Inglaterra e matou um décimo da população, Isaac Newton teve que voltar para a casa da sua mãe.Nesse período, Newton fez as descobertas mais importantes para a ciência: descobriu a lei fundamental da gravitação, imaginou as leis básicas da Mecânica e aplicou-as aos corpos celestes, inventou os métodos de cálculo diferencial e integral, além de estabelecer os alicerces de suas grandes descobertas ópticas.

         Lei da Gravitação Universal – Em 1666, Newton foi o único a perceber a lei que seria básica para a compreensão de vários fenômenos – antes inexplicáveis – que ocorriam no universo. Ao cair da árvore, a mais célebre maçã da história da ciência motivou em Newton a ideia de gravitação universal. “Por que caiu a maçã?” partindo dessa pergunta, chegou à descoberta de uma das mais importantes leis científicas. Isaac Newton elaborou, então, uma das mais fundamentais de todas as leis, a “lei da gravitação universal”. Nela, sustentou e provou que cada partícula de matéria atrai outra partícula..

         Não é só a Terra que puxa para seu centro a maçã da árvore, mas também a maçã puxa a Terra, essa lei aplica-se a todos os planetas. O Sol atrai a Terra, esta atrai a Lua e a Lua atrai a Terra. Newton mostrou que a força entre os corpos depende de sua massa, como da proximidade deles. E ensinou como calcular essas forças.

         As Três Leis de Newton – Isaac Newton estabeleceu três “leis do movimento”, ou “Leis de Newton”:

  • Primeira Lei de Newton

         “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

  • Segunda Lei de Newton

         “A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”

  • Terceira Lei de Newton

         “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Obras de Isaac Newton

  • Métodos das Fluxões, 1671
  • Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, 1687
  • Óptica, 1704
  • Aritmética Universal, 1707

(Site Ebiogranfias – Dilva Frazão, bacharel em Biblioteconomia
pela UFPE e professora do ensino fundamental.)

Deixe um comentário