MUSEU EXIBE OBRAS DO CINEASTA JUAN SIRINGO

Obras serão exibidas nos dois próximos sábados, informa a Secretaria de Cultura de Tatuí.

EDIÇÃO 2303 – 9-11-2024

            Dias 9 e 16 de novembro, das 9 às 17 horas, o Museu “Paulo Setúbal” de Tatuí, na Praça Manoel Guedes, nº 98, abre as portas para exibições especiais de obras do cineasta Juan Siringo. A atividade, que faz parte do projeto “O Cinema à Deriva”, coordenado por Felipe Abramovictz, apresenta uma mostra completa das obras de Siringo, e inclui debates para aprofundar a discussão sobre o legado do cineasta.

            Juan Siringo, nascido em Mar del Plata (Argentina), em 1939, e radicado no Brasil desde os anos 50, começou sua carreira na década de 1960 e deixou uma marca no cinema com seu estilo único e crítico. Dentre as produções que serão exibidas, está o curta-metragem “Chico, o leve” (1967), premiado pelo Instituto Nacional de Cinema, e trechos do longa-metragem “A Nova Gente” (1969), cuja estreia foi vetada pela censura da época.

            “O Cinema à Deriva” é o resultado de uma extensa pesquisa conduzida por Felipe Abramovictz desde 2018, cujo foco é a preservação e o resgate da obra de Siringo, devolvendo ao público o acesso a essas produções. “O resgate da obra de Siringo é essencial para a preservação da memória de um cineasta que, apesar de sua relevância, permanece pouco reconhecido”, ressalta Abramovictz.

Deixe um comentário