EDIÇÃO 2303 – 9-11-2024
A “Nova Sabesp”, começa novembro criando problemas para consumidores de Tatuí. Em um endereço, o leiturista, ao verificar o consumo e deixar a conta a ser paga em novembro, anexou uma cobrança de fornecimento “não pago” no mês de outubro. O proprietário, ao verificar o débito automático em sua conta bancária, constatou que o pagamento foi pago para a Sabesp. Em outro endereço, aconteceu exatamente ao contrário. O débito deveria ser quitado dia 1º de novembro. Até o dia 4, ainda não havia sido debitado na conta bancária.
Para sanar as irregularidades, o proprietário teve que se deslocar até o Poupatempo de Tatuí, onde a Sabesp atende seus clientes. A fila estava longa. E a atendente, ao verificar as duas contas, viu que havia falhas nos lançamentos. A conta debitada na conta dia 15 de outubro estava sem atualização no sistema e foi cobrada duas vezes do mesmo consumidor. E com “ameaça de corte de fornecimento”. E a que deveria ser debitada dia 1º de novembro, alegando que ainda não haviam passado três dias úteis, a atendente orientou a esperar. E explica que se não fosse debitada na conta, deveria ser paga com o boleto de cobrança. Um modo prático de resolver o problema da “Nova Sabesp”. Uma pergunta: Se pagar a conta em atraso, esta empresa não cobra uma multa na próxima conta? A “Nova Sabesp” falha e o consumidor paga?
N.R. – Todos os consumidores devem ficar atentos às cobranças de água em Tatuí. A informação é que estão mudando o sistema.
