Levantamentos executados pelo corpo técnico da ITESP e Prefeitura ocorrem nas Ruas Antônio Orlando Salmasi e Jorge Sallum.
EDIÇÃO 2301 – 26-10-2024
A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, em conjunto com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – ITESP, retomou ações de regularização fundiária no bairro Jardim Rosa Garcia II.
O trabalho de regularização junto ao ITESP teve início em 2015, mas foi paralisado em virtude da descontinuidade dos serviços, encerramento do convênio e pandemia da Covid-19, tendo sido retomado no mês de agosto de 2023. O diretor estratégico da Secretaria de Fazenda, Guilherme Costa de Camargo Barros, destacou que a regularização fundiária naquele bairro “é um sonho antigo, e que a partir da correta descrição do núcleo e dos lotes, será possível realizar o cadastro de todos os ocupantes de forma segura”.
As ações consistem no levantamento planialtimétrico e cadastral do núcleo e unidades beneficiadas. Os levantamentos estão sendo realizados nas Ruas Antônio Orlando Salmasi e Jorge Sallum e executados pelo corpo técnico da ITESP e da Prefeitura de Tatuí. “A regularização é fundamental para a valorização imobiliária e traz credibilidade nas transações econômicas com garantias reais, estimulando o desenvolvimento urbano sustentável e reduzindo os conflitos fundiários”, explica Guilherme.
O diretor estratégico ressalta, por fim, que o sucesso deste trabalho depende da colaboração da população, que precisa franquear o acesso da equipe de regularização, devidamente identificada, e fornecer os documentos e informações necessárias, para que a regularização possa ser concluída no menor tempo possível.
De acordo com levantamento preliminar, cerca de 150 famílias serão beneficiadas pela regularização fundiária do Jardim Rosa Garcia II. Desta forma, a população residente finalmente se favorecerá de políticas públicas de qualidade, que o bairro aguarda há mais de 30 anos.

