EDIÇÃO 2300 – 19-10-2024
Neste sábado (19), das 11 às 18 horas, a Associação Atlética XI de Agosto, na Rua Professor Oracy Gomes, 598, sedia o “5º Encontro Geek”, promovido pelo Coletivo da Cultura “Geek”, com o apoio da Prefeitura de Tatuí. O evento, que irá oferecer diversas atividades para os aficionados das culturas “Pop” e “Nerd” e dos “Games”, será beneficente ao Lar Donato Flores.
A abertura dos portões ocorrerá às 11 horas, e a primeira atração, “Toca Cosplay”, começará às 11h30. Para agitar o encontro, a Banda WinterHell tocará às 13 horas. Na sequência, às 14 horas, haverá bate-papo “UFO”, com Albano Marques e interpretação simultânea em Libras. A seguir, às 15 horas, “cosplayers” de todas as idades terão a oportunidade de participar de um concurso, com premiação especial para os melhores colocados. Às 16 horas, haverá karaokê, e às 17 horas, a premiação do concurso de “Cosplays”, onde o primeiro lugar será contemplado com uma cadeira “gamer”.
Além das atrações de palco, o “Encontro Geek” também oferecerá mesa de RPG, “Arena Gamer” e “Arena Gamer Retrô”, “Cardgame”, Batalha Campal e outros campeonatos. Para os aficionados por produtos “nerds” e “geeks”, não irão faltar opções nos estandes, com variedades de itens, como luminárias, miniaturas, “action figures”, além do “Beco dos Artistas”, “tattos” e uma praça de alimentação temática.
Durante o encontro, funcionará também, a “Feira de Troca Especial de HQs”, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, onde o público poderá levar seus livros – exceto didáticos e técnicos – ou quadrinhos e jogos de tabuleiro para troca. Vale destacar que as histórias em quadrinhos exercem papel fundamental no incentivo à leitura, principalmente entre os jovens. Com personagens cativantes e enredos envolventes, as HQs despertam o interesse de novos leitores, ajudam a ampliar o vocabulário, estimulam a imaginação e criam conexões emocionais e culturais. O evento terá ainda diversos expositores, nas áreas de informática, eletrônicos e games.
Para participar do “Encontro Geek”, é necessário adquirir os ingressos na portaria do XI de Agosto, pelo valor de R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (ingresso social) mais um quilo de alimento não perecível.
A “Cultura Geek” se refere a um conjunto de interesses e hobbies que estão associados à tecnologia, ficção científica, fantasia, games, quadrinhos, filmes e séries de televisão, entre outros. Os “geeks” são conhecidos por seu entusiasmo e dedicação a esses temas, explorando de forma profunda seus universos.

