EXPOGRAFIA DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DEVERÁ SER ENTREGUE EM NOVEMBRO

Montagem da expografia do MIS teve início no último dia 16 de setembro.

EDIÇÃO 2299 – 12-10-2024

            No próximo dia 5 de novembro, a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Cultura e Turismo, deverá entregar mais uma etapa do Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo”. Trata-se da expografia – conjunto de técnicas para desenvolvimento de uma exposição – cuja montagem teve início em 16 de setembro deste ano, com recurso captado junto a empresas privadas, sem ônus aos cofres municipais.

            O Comitê Consultivo do MIS aprovou o projeto expográfico e o plano museológico. As perspectivas externas contarão a história da edificação, sob o título: “De Matadouro a Museu – Os significados de uma edificação”. A recepção será dividida por uma cortina de teatro, que dará acesso à sala “Memoralistas”. O Museu começa com o painel “Entre o ancestral e o contemporâneo”, com informações das origens europeia, africana e das Américas, através dos indígenas, dando acesso à linha do tempo do Conservatório de Tatuí, desde a sua criação até a atualidade, unificada à cultura nacional.

            Em uma das salas haverá um módulo triangular, dividido em três eixos: 1 – “Diálogos entre o cururu, hip-hop e fandango”; 2 – “Bailes e baladas”; 3 – “Festas e músicas nas praças e nas ruas”. Em outra, o tema será “A era das comunicações em massa”, como foco no teatro, nas telenovelas (especialmente na trajetória da atriz tatuiana Vera Holtz), no rádio e na televisão (com destaque para Maurício Loureiro Gama e Toninho Del Fiol), além de um módulo focando “A rádio de Tatuí”.

            O MIS contará ainda com o espaço “A alma do instrumento”, que apresenta a luteria da Capital da Música, incluindo uma bancada com as ferramentas para a construção de um instrumento. A última sala do será de “Produção fonográfica”, com um sistema que simula uma mixagem fonográfica básica, através de software específico. As pessoas poderão realizar uma mixagem e depois, em um arquivo de áudio, enviar essa mixagem por e-mail, como lembrança da visita.

            O MIS de Tatuí foi criado pela Lei Municipal nº 5.286 e sua sede fica no antigo prédio do Matadouro Municipal, junto ao Complexo Cultural que abrange também o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, na esquina das Avenidas Domingos Bassi e João Batista Correia Campos (Marginal do Manduca).No dia 4 de abril de 2024, ocorreu a entrega das obras, aprovadas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).Após essa fase, o Complexo Cultural terá mais duas etapas para seu funcionamento integral: a montagem do anexo onde funcionará o setor educativo e a expografia do Memorial do Rugby.

Deixe um comentário