Encontro ocorreu no Complexo Cultural de Tatuí.
EDIÇÃO 2298 – 5-10-2024
Na quarta-feira (25), no Complexo Cultural de Tatuí, que abrange o Museu da Imagem e do Som e o Memorial do Rugby, a Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR), realizou um encontro para discutir as “perspectivas para o turismo regional”. Mais de 40 pessoas do “trade” turístico estiveram presentes, como conselheiros do COMTUR, produtores de doces, empresários do setor turístico e dirigentes dos Municípios de Interesse Turístico de Laranjal Paulista, Boituva e Cesário Lange, que compõem a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”.
O evento fez parte da programação da “6ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí”. O secretário de Turismo, Douglas Dalmatti Alves Lima, falou a respeito do potencial turístico de Tatuí e de seus atrativos como “Capital da Música” e “Terra dos Doces Caseiros”. Para Douglas, a semana do turismo “ajuda no fortalecimento da herança cultural e histórica da cidade, além de reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo”.
Também presentes ao encontro, a vice-presidente executiva da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, Waldirene Ricanelo, e o presidente-executivo da entidade, Jarbas Favoretto, falaram sobre perspectivas do turismo regional e a importância do COMTUR e do ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) e Estâncias para certificação e promoção das cidades paulistas.
O diretor técnico da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo (Setur-SP), Gregory Andrade, apresentou o Programa “CrediturSP”, que visa incentivar o crédito e o investimento no turismo paulista, criando novas oportunidades para empresários e gestores locais.
No encerramento, o presidente do COMTUR, César Augusto de Araújo, entregou certificados do “Selo de Qualidade Turística – Edição Especial 2024”. Ele explicou que o selo deste ano foi concedido aos produtores de doces de Tatuí que participaram da “10ª Feira do Doce”. César esclarece que “este selo valoriza os estabelecimentos comprometidos com o bom atendimento, fortalece a economia local e o setor turístico, além de ser uma certificação gratuita que orienta tanto os turistas, quanto a população”.

