PALESTRAS E PLANTIOS DE MUDAS MARCAM SEMANA MUNICIPAL DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Plantio de mudas na Escola Municipal “Professor Paulinho Ribeiro”.

EDIÇÃO 2298 – 5-10-2024

         No período de 20 a 26 de setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tatuí promoveu diversas atividades para comemorar a “Semana Municipal de Arborização Urbana” e o “Dia da Árvore”, celebrado em 21 de setembro, com destaque para as palestras educativas e o plantio de mudas em diferentes pontos do município.

         O primeiro plantio ocorreu na Faculdade de Tecnologia de Tatuí, com doze mudas. Neste local, foi feito um trabalho de conscientização sobre a importância das árvores no ambiente urbano, destacando os benefícios que os exemplares plantados proporcionarão nas instalações daquela instituição de ensino.

         O segundo plantio ocorreu em Área de Preservação Ambiental (APP) que margeia o Ribeirão do Manduca, no trecho urbano da Rua Bento Correa Antunes, entre o Centro da cidade e a Vila Esperança. Neste local, foram plantadas 25 mudas, criteriosamente selecionadas para trazer benefícios à população, auxiliar na estabilização do solo e contribuir com o paisagismo. Além disso, através do “Ecoponto Móvel”, foram coletadas três caçambas de resíduos da construção civil, madeiras, lixo eletrônico, pilhas, baterias e lâmpadas, que serão corretamente descartados.

         O terceiro plantio foi realizado na Escola Municipal “Professor Paulinho Ribeiro”, com a participação de mais de 100 alunos do Ensino Fundamental I e auxílio da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura. Foram plantadas 15 mudas na unidade educacional e os alunos participaram de atividades voltadas à preservação do meio ambiente, com o tema “Árvores da Minha Escola”.

         Em relação às palestras, a primeira foi ministrada em uma empresa da cidade por Daiane Bueno, tecnóloga e engenheira ambiental que coordena a equipe de Educação Ambiental da municipalidade. Com o tema: “Pensar globalmente… agir localmente”, a palestra destacou as responsabilidades e cuidados que população deve ter com as questões ambientais.

         A segunda palestra foi ministrada pela equipe da coordenadoria da Defesa Civil de Tatuí, com o tema: “Queimadas: riscos, impactos e como podemos ajudar”. O evento foi realizado no Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho” (NUMEA), no Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”. Na oportunidade, foram apresentadas informações técnicas para conscientizar os participantes sobre os impactos das queimadas junto ao meio ambiente e os efeitos devastadores que os incêndios podem causar, incluindo a destruição de habitats naturais, além da contribuição direta para as mudanças climáticas. Houve ainda o plantio de três mudas de espécies nativas no local.

Deixe um comentário