EDIÇÃO 2297 – 28-9-2024
A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi clicada no dia 5 de dezembro de 1971, no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto, e nos mostra a equipe do Clube dos 13 de Tatuí. O time venceu um torneio amistoso entre clubes de serviço da cidade e o registro fotográfico foi feito momentos antes do jogo decisivo. Confira a escalação: em pé, da direita para a esquerda, aparecem Carlinhos Ribeiro, Celso Orsi, Zé Assunção, Tavinho, Chico Fiusa, Luís Mantovani e o técnico Aldo. Agachados, nesta mesma ordem, vemos Roque Túlio, Orlando Soares, Guido Orsi, Abuchaim e Wilson Machado. O tempo passa, lá se vão quase 53 anos de saudades…

INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Edição nº 34, de 17 de abril de 1977.
CRIANÇAS AMPARADAS NO RECANTO SANTA CRUZ.
Tatuí tem se caracterizado pelo grande número de obras assistenciais, organizadas e dirigidas por membros da comunidade. Em setembro do ano passado, a srª Aline Castejón Hessel, passando pela Vila Dito Papai, um dos locais mais carentes de Tatuí, ao ver grande número de crianças ociosas, teve a ideia de constituir na cidade uma entidade que voltasse os olhos para o problema daquelas crianças. Logo sua ideia corporificou-se e foram doados, inicialmente, Cr$ 110 mil para o início da construção do Recanto Santa Cruz, localizado à Rua Professor Manoel Luís da Silva Sá. O então prefeito municipal doou área de aproximadamente 1.300 metros quadrados e, com parte do dinheiro doado, mais 700 metros quadrados foram comprados e incorporados à área doada pela Prefeitura. Assim ficou constituída a diretoria do Recanto Santa Cruz: Presidente – Aline Castejón Hessel; Vice-Presidente – Padre João; Secretária Geral – Terezinha Barros; 1ª Secretária – Iracema Bergami Holtz; 2ª Secretária – Maria Helena Gasparian; Tesoureira Geral – Bernadete Orsi Módena; 1ª Tesoureira – Bernadete Vieira de Moraes; 2ª Tesoureira – Dirce Castejón. O Recanto Santa Cruz funcionará como núcleo da Pastoral de Padre João, no Valinho.
ELEIÇÕES NO XI: SITUAÇÃO TEM CONCORRENTE
As atenções dos agostinos estão sendo, desde já, voltadas às eleições que acontecerão em agosto próximo. E a situação, que parecia estar com a eleição definida, vê agora uma chapa que irá concorrer, não em oposição à atual diretoria, mas sim tentando uma verdadeira integração (e parecer ser esse o nome da chapa) com todos os sócios. Encabeça a chapa o nome de um agostino que acompanha o Onze há muito tempo e tem o coração plantado lá pelos lados das Mangueiras. Trata-se de Marcílio Pereira da Silva, nome de respeito dentro da família agostina.
ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO MANOEL GUEDES
O presidente da Fundação Educacional “Manoel Guedes”, dr. Roberto Alves Toledo, informou que a Escola Municipal de Auxiliar de Enfermagem já está funcionando normalmente, tendo havido atualização de salários do pessoal administrativo e dos professores, em resposta a reivindicações feitas para continuarem exercendo suas funções. A Escola Municipal de Enfermagem também iniciará curso de atendentes de enfermagem e de laboratórios de análises. A Fundação “Manoel Guedes” pretende manter, em convênio com o Senai e o Pipimo (cursos de mão de obra do Ministério do Trabalho), os seguintes cursos de mão de obra: eletricidade, encanador, soldador, mecânica de motores diesel e costura têxtil. A Rádio Difusora de Tatuí iniciou pesquisa para obter informações referentes à procura destes cursos e os primeiros resultados são bastante favoráveis. A incidência de maior procura dos cursos profissionalizantes recaiu sobre o curso de eletricista.
POLÍCIA LANÇA CAMPANHA DE SEGURANÇA
Às 15:30 horas do último dia 11, estiveram reunidas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí autoridades civis e militares de toda a região para assistirem a palestra sobre segurança, proferida pelo major Luís Gonzaga de Barros, comandante do 12º BPM/I e pelo tenente-coronel Clodomiro José Paschoal, comandante do Comando de Policiamento de Área do Interior – CPA/I-7. Cerca de 70 pessoas encontravam-se na sala onde foi proferida a palestra, entre elas diversas autoridades: capitão Claudionor Lisboa, comandante da 2ª Companhia de Policiamento de Tatuí; 1º tenente Victorino Sanchez, oficial de planejamento do 12º BPM/I; 2º tenente Moacir Francisco Bernardes, comandante do destacamento da Polícia Militar de Tatuí; professor José Geraldo Toledo, delegado de ensino de Tatuí; professor Paulo Ribeiro, ex-prefeito municipal; dr. Ivan Antonio Pacheco, delegado de polícia de Tatuí; cônego Teotônio dos Reis e Cunha; investigador José Rubens Carneiro; vice-prefeito e prefeito municipal, Juiz de Direito da Comarca de Tatuí e diretores de escolas municipais. O major Luís Gonzaga de Barros explicou o motivo de sua vinda a Tatuí: tratar de problemas de segurança, lançando campanha da PM, visando integração entre comunidade e policiais, com a finalidade de atingir melhores índices de segurança e colaborar para evitar aumento da incidência de delitos penais. A campanha lançada pela Polícia Militar visa a participação da comunidade no auxílio às comunicações aos órgãos responsáveis pela segurança pública dos municípios. A Polícia Militar conta, para o sucesso da campanha, com a participação intensiva de todos, principalmente diretores de escolas, prefeitos e párocos.
NONDAS QUER XADREZ
Epaminondas A. S. Neto, um dos maiores enxadristas de nossa cidade, está pensando em organizar um campeonato de xadrez, que possa pelo menos despertar no tatuiano o gosto por este esporte, e principalmente, preparar os mesmos para os Jogos Regionais da Zona Sul, que acontecerão brevemente. O início está previsto para maio próximo e aqueles que estiverem interessados deverão procurar o Nondas para maiores esclarecimentos.
CHUVA IMPEDIU SAÍDA DA PROCISSÃO NA SEXTA-FEIRA SANTA
A procissão da Sexta-Feira da Paixão não saiu em Tatuí, em virtude das fortes chuvas que caíram sobre a cidade. Deveria ter saído da Igreja Matriz, e percorrido a Rua José Bonifácio, seguindo depois até a Matriz de Santa Cruz. Houve uma procissão interna na Igreja Matriz. A missa das oito da manhã do Domingo de Páscoa, celebrada pelo cônego Teotônio dos Reis e Cunha, apresentou surpresa: cerca de 100 crianças, componentes da “Perseverança”, explicaram o Evangelho em forma de jogral, sob a orientação de d. Elisinha. Na quarta-feira antecedente à Páscoa, o maestro Francesco Ferry apresentou uma audição na Igreja Matriz, com cantores de Tatuí e de outras cidades.
JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 32, de 13 de agosto de 1899
MÚSICA NO JARDIM – Hoje, às 4 horas da tarde, teremos no jardim do sr. João Schmeltz a corporação musical “Euterpe Tatuiense” deleitando-nos com os maviosos sons de seus instrumentos durante algumas horas. Seria agradável que nossas corporações musicais nos dessem sempre esse prazer de passarmos alguns momentos de recreio nas tardes monótonas dos domingos. Consta-nos que no domingo que vem, será a “Santa Cruz” que nos recreará. Muito bem.
JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959
LADRÕES DE TÚMULO – Aos defuntos novatos – A série de roubos em Tatuí, ao que parece, se estendeu até o cemitério. Se assim continuar, nem depois de mortos teremos sossego. Futuros defuntos, aconselhamos a deixar os dentes de ouro com algum parente (como herança vai bem), pois os ladrões não estão deixando nem flores nos túmulos! – Zé Coveiro.




