Lombada eletrônica tem a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos.
EDIÇÃO 2297 – 28-9-2024
Na segunda-feira (23), dentro das ações da “Semana Nacional do Trânsito”, o município de Tatuí iniciou a segunda fase do convênio “Respeito à vida – São Paulo dirigindo com responsabilidade”, com a instalação de 14 lombadas eletrônicas educativas, sem gerar multas para os motoristas. Este convênio foi firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP) e a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. A municipalidade esclarece que esta instalação obedece a Resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Os objetivos são diminuir a velocidade dos veículos, proporcionar mais segurança aos usuários, melhorar as condições do tráfego e reduzir o índice de acidentes no município.
As lombadas eletrônicas educativas estão sendo instaladas nos seguintes pontos: Rua Antônio de Salles, nº 60 (Parque San Raphael), Rua Capitão Lisboa, nº 309 (Centro), Rua Chiquinha Rodrigues, nº 60 (Vila Dr. Laurindo), Rua Manoel Alves Falcão, nº 195 (Jardim Saba), Rua Rio de Janeiro, nº 476 (Vila Santa Luzia), Rua Teófilo de Andrade Gama, nºs 1.512, 3.595 e 4.025 (Jardim Rosa Garcia e Jardim Santa Rita de Cássia), Avenida Donato Flores, nº 1.098 (Jardim Módena), Rua Professora Maria Aparecida Santi, nº 1 (Bairro Morro Grande), Rua João Batista Correia Campos, nºs 399 e 1.000 (Jardim Junqueira), Praça André Lange Adrien, nº 413 (Jardim Junqueira) e Avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, nº 1.299 (Bairro São Cristóvão).
O coronel Miguel Ângelo de Campos, secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, explica que os contratos de execução e instalação dos equipamentos ocorrem exclusivamente com recursos financeiros do Governo do Estado de São Paulo. Ressalta ainda que essas lombadas são para a segurança dos usuários e não se tratam de radares móveis de velocidade, para aplicação de multas de trânsito. O secretário lembra, por fim, que não foram instalados radares nos últimos anos e não existe nenhum em funcionamento no perímetro urbano.
A primeira fase do convênio já foi realizada, com a instalação de lombadas e “lombofaixas” para reduzir a velocidade dos veículos na Marginal do Manduca (próximo ao Museu da Imagem e do Som) e Rua 11 de Agosto (próximo ao Centro Integrado de Reabilitação e à rotatória da Padaria Onze). A terceira e última fase consiste na troca de semáforos, conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. Serão beneficiados quatro cruzamentos: Rua Capitão Lisboa com Rua Coronel Bento Pires, Rua 15 de Novembro com Rua do Cruzeiro, Rua Teófilo de Andrade Gama com Rua Ana Rosa Monteiro e Avenida Firmo Vieira de Camargo com Avenida São Carlos.

