Os participantes da formação bíblica na Igreja Sagrada Família.
EDIÇÃO 2295 – 14-9-2024
Nos dias 2 e 3 de setembro, a Paróquia da Sagrada Família de Tatuí, dirigida pelo padre Edvilson de Godoy, sediou curso de formação bíblica, com o tema: “Porei em vós meu espírito, e vivereis”, trecho retirado do Livro de Ezequiel (Ez. 37,14). Os estudos ocorreram na Igreja da Sagrada Família, com o professor doutor padre Antônio César Seganfredo, de São Paulo, na programação do “Mês da Bíblia”.
Os bispos católicos do Brasil escolheram setembro como “Mês da Bíblia”, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. Este santo é considerado patrono dos estudiosos das Sagradas Escrituras e dedicou sua vida na tradução da Bíblia do hebraico para o latim, chamada “vulgata”. Todos os anos, a Igreja escolhe um livro sagrado para que as comunidades estudem, reflitam e rezem. Neste ano, o escolhido é o profeta Ezequiel.
Cerca de 120 pessoas participaram em cada noite e o estudo reuniu representantes de todas as Paróquias de Tatuí. Segundo o padre Edvilson, os participantes gostaram especialmente da reflexão acerca do espírito novo profetizado por Ezequiel. Nesta passagem bíblica, profetiza-se um tempo novo, em que Deus voltará para o meio do povo e surgirá uma sociedade nova. “Porém, faz-se necessário a renovação interior, criar um coração novo, um espírito novo. Essa transformação virá do alto como graça. A centralidade da profecia está na transformação da pessoa, a partir da fé no Deus criador que se revelou na história. Ele nos chama a sermos mais humanos, fazer caridade, ter compaixão e a cuidar uns dos outros”, ensina o padre.
“Ao celebrar o ‘Mês da Bíblia’, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada”, destaca o texto publicado pela Diocese de Itapetininga.


