Ato cívico comemora os 202 anos da Independência.
EDIÇÃO 2294 – 7-9-2024
Neste sábado (7), às 9 horas, na Praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), um ao cívico promovido pela Prefeitura de Tatuí celebra a Independência do Brasil, proclamada em 1822 por Dom Pedro I. Público e convidados serão recepcionados musicalmente pelo grupo “Seresteiros Com Ternura”.
Na cerimônia, que ocorre defronte ao “Monumento dos Pracinhas” – que homenageia soldados de Tatuí e região que combateram na 2ª Guerra Mundial – haverá hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal e execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino da Independência e Hino à Tatuí. Estão previstas ainda apresentações culturais de alunos do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM) e da Escola Municipal “João Florêncio”.
Um pouco de história
A proclamação da Independência do Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1822, no evento conhecido como “Grito do Ipiranga”. Nesta data, Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo, levantou a sua espada e bradou o grito de “Independência ou Morte”, rompendo em definitivo as ligações do Brasil como colônia de Portugal. Dom Pedro I foi coroado Imperador do Brasil e o País passou a ser conhecido como “Império do Brasil”, situação que perdurou até 15 de novembro de 1889, data em que houve a Proclamação da República.

