FATEC DE TATUÍ APRESENTA PROJETO EM FEIRA TECNOLÓGICA

EDIÇÃO 2292 – 17-8-2024

Vinicius Trevisano Cabral de Oliveira e a professora orientadora Maria do Carmo Lopes Orsi.

         No período de 19 a 22 de agosto, na “São Paulo Expo”, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital Paulista, acontece a 15ª edição da “Feira Tecnológica do Centro Paula Souza” (CPS). Tatuí estará representada neste encontro tecnológico por um projeto desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), denominado: “Retrofit de pluviômetros semiautomáticos”.

         Esta feira apresenta trabalhos com ideias inovadoras para solucionar problemas que afetam a sociedade de diversas maneiras. Nesta edição, serão apresentados 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do Centro Paula Souza (CPS). A mostra ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nacionais e internacionais. Criados por grupos formados por até três alunos, os projetos foram norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

         Outro importante objetivo da Feira é promover um evento que possa aproximar estudantes de empresas e de possíveis investidores interessados em ideias inovadoras e novos produtos. Haverá inclusive espaço reservado especialmente para rodadas de negócios.

         Além do projeto de Tatuí, a região de Sorocaba será representada por três projetos de Avaré, de alunos da Etec “Professor Fausto Mazzola”, um de Botucatu, de alunos da Etec “Dr. Domingos Minicucci Filho”, e um de Itapetininga, de alunos da Etec “Darcy Pereira de Moraes”. Os interessados em visitar a mostra devem se credenciar antecipadamente através do site do evento. A Feira funcionará no dia 19, das 14 às 22 horas; dias 20 e 21, das 10 às 20 horas; e dia 22, das 10 às 15 horas.

         Sobre o projeto – Os pluviômetros são equipamentos responsáveis pela medição das chuvas em um determinado local e também são utilizados para a prevenção de acidentes em locais onde existe perigo iminente de deslizamentos e enchentes. Em Tatuí, a Defesa Civil usa esses equipamentos para registrar e acompanhar as chuvas e consultar em tempo real se elas estão ocorrendo em grande quantidade em algum ponto do município, no sentido de alertar a população, para que não sofra com seus efeitos.

         O equipamento produzido pelo aluno da Fatec de Tatuí, orientado pelos professores da instituição, recupera aparelhos que se encontram em desuso e aplica tecnologia para transformar os equipamentos em versões operacionais. A ferramenta, ao ser implantada, além de reativar estações inoperantes, permite a transmissão automática de dados de medição de chuva coletados em tempo real. Conta ainda com interface amigável, que funciona de forma intuitiva e acessível para leigos no assunto.

         Normalmente, uma estação semiautomática necessita de pilhas para funcionar e há necessidade de que uma pessoa se desloque ao local, para fazer a medição manual dos dados coletados em determinado período. Por conta desse desafio operacional, que demanda mais investimento, muitas vezes esses equipamentos caem em desuso. Com o reaproveitamento de um equipamento já existente, o constante descarte de pilhas e a necessidade de deslocamento de uma pessoa à estação podem ser sanados. A inovação também beneficia o meio ambiente e todos esses atributos são obtidos por uma fração do preço de uma estação meteorológica ou um equipamento semiautomático. O projeto já foi contemplado com o prêmio “Be the Boss”, do Parque Tecnológico de Sorocaba, e agora foi escolhido como uma das atrações da Feira Tecnológica.

Deixe um comentário