Grupo apresenta o show “A raiz do samba”.
EDIÇÃO 2292 – 17-8-2024
Nesta sexta-feira (16), às 19 horas, na Praça de Alimentação Municipal, na esquina das Ruas Santa Cruz e José Bonifácio, defronte à Praça da Santa, o “Grupo Kizumbamba” apresenta-se no Projeto “Happy Hour Musical”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Composto por sambistas, músicos e pesquisadores da cultura popular brasileira que compreendem o samba como uma rica manifestação cultural, repleta de contextos históricos, políticos e sociais, o Kizumbamba foi criado em 2014, na cidade de Tatuí, a partir de rodas de samba informais realizadas por músicos e amantes desta expressão popular, no tradicional “Bar do Elias”.
Nesta sexta-feira, os músicos apresentam o show “A raiz do samba – Sua regionalidade, urbanidade e contemporaneidade”. O objetivo é resgatar e valorizar esse gênero musical e a importância das duas “capitais” tradicionais do samba: Rio de Janeiro e São Paulo.
O programa audiovisual “A Cara do Samba” foi um marco na história do “Kizumbamba”. Em parceria com a TV Faster, de Cerquilho, produziram quatro episódios com entrevistas, apresentações, cenas, causos e diversas informações sobre o samba. Com o espetáculo “Do Rio a São Paulo”, o grupo já circulou por importantes instituições no Estado de São Paulo, como o SESC e o SESI. Seus músicos também já realizaram projetos sociais em Tatuí, como o “Samba que nos une”, uma roda de samba solidária, com arrecadação de alimentos e fundos para os necessitados. Há também projetos de concertos pedagógicos, que levam às escolas um pouco da história do samba.
O “Happy Hour Musical” ocorre quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, de forma gratuita ao público. O objetivo principal é valorizar os diferentes estilos musicais, além de ampliar os espaços para apresentações em Tatuí.

