JORNAL INTEGRAÇÃO COMEMORA QUASE CINCO DÉCADAS DO ANIVERSÁRIO DE TATUÍ

EDIÇÃO 2291 – 10-8-2024

         Em 2024, o Jornal Integração completa 49 anos de circulação ininterrupta, e desde 1976, faz parte das celebrações do aniversário de Tatuí. A primeira edição comemorativa do aniversário do município circulou no dia 11 de agosto de 1976, quando Tatuí festejava seu sesquicentenário (150 anos). Na edição deste fim de semana, a cidade de Tatuí comemora 198 anos, e durante esse período de 48 anos e oito meses que se passou, o Jornal Integração continua a registrar a história de Tatuí.

         Devemos lembrar também do saudoso José Teixeira de Almeida, o “Coronel do Sertão”, pelo seu desempenho nas edições de aniversário. Exímio vendedor, chegava a comercializar 120 anúncios para estas edições comemorativas. Quem produzia as artes, sem a tecnologia atual, era o artista plástico Mingo Jacob, hoje em evidência com seus quadros, que retratam paisagens da cidade.

         A edição nº 17, ainda em formato tabloide, circulou com 24 páginas, e trouxe a história completa de Tatuí, desde a sua fundação até o ano de 1976. Foram impressos dez mil exemplares, distribuídos de casa em casa. O objetivo principal, além de informar, era popularizar e levar a história do município a todos os cidadãos.

         Dizia o texto de abertura: “este trabalho procura mostrar aspectos humanos, históricos e geográficos da cidade de Tatuí. Elaborado para as comemorações do sesquicentenário da cidade, é fruto de pesquisas realizadas em trabalhos impressos desde o final do século passado até 1933 e em reportagens feitas com velhos moradores. Baseamo-nos também em anotações de anciãos, que se preocuparam em registar, por conta própria, parte da história da cidade. Os trabalhos impressos, dos quais compilamos boa parte do material para a feitura desta reportagem, compreendem o período de 1890 a 1933, ano em que a gráfica Cruzeiro do Sul, de São Paulo, edita o ‘Álbum de Tatuí’ – História de um Nobre Povo, rico em informações referentes à cidade que hoje comemora 50 anos”.

         De fato, o trabalho apresentado naquela edição se destacava pela riqueza de informações e detalhes. Ele foi elaborado por Acassil José de Oliveira Camargo, Roberto Nunes Bassoi, Cornélio José Pilon, Oscar Augusto Hoffmann e José Reiner Fernandes, este último diretor do Jornal Integração nos dias atuais. As fotografias que ilustravam o material foram feitas por José Celso Módena.

         O Jornal Integração deu uma verdadeira aula sobre Tatuí em suas páginas, trazendo informações sobre o desenvolvimento histórico, a origem e a fundação da cidade. A reportagem falou sobre o setor educacional, industrial e comercial, descrição e explicação sobre o brasão de Tatuí, geografia, hidrografia, vegetação e solos, clima, energia elétrica e dados estatísticos e biográficos, que incluíam informações sobre a vida e trabalho de ilustres tatuianos, que colaboraram no crescimento e desenvolvimento do município. Dentre eles, Manoel Guedes Pinto de Mello, Bimbo Azevedo, Chiquinha Rodrigues e Paulo Setúbal.

         A edição comemorativa de 1976 trouxe também mensagens de congratulações e parabéns à Tatuí, publicadas pelas principais empresas do município. A publicação, mesmo depois de 49 anos, ainda pode servir como rica fonte de pesquisa histórica sobre Tatuí.

Deixe um comentário