EDIÇÃO 2291 – 10-8-2024
O Rio Tatuí está com a água em seu limite neste período de estiagem e a Sabesp aproveita o mínimo desse manancial. Circula um vídeo pela internet, com um depoimento anônimo, que não corresponde à realidade do fornecimento de água no município. Um funcionário da Sabesp analisou o vídeo para o Jornal Integração e disse que quem gravou não se preocupou em mostrar a lâmina d’água na represa. A única observação correta é que do lado esquerdo do vídeo a água está sendo direcionada à estação de tratamento. Ele explica que esse procedimento é normal e a empresa de saneamento só utiliza este local para essa finalidade.
Mais alternativas – O abastecimento em Tatuí não possui apenas o Rio Tatuí como captador de água para suprir a população. O funcionário, que trabalha na manutenção das redes, diz que o Rio Sarapuí, na estrada Tatuí/Capela do Alto, envia água diretamente para a estação de tratamento e a vazão deste manancial está dentro da normalidade. Além desses mananciais, a Sabesp possui quatro poços artesianos, em pontos estratégicos do município. E o quarto entrou em funcionamento estes dias, movido a gerador.
No entanto, alerta o funcionário, a população deve economizar água, porque não se sabe quanto tempo vai durar a estiagem.

